Maven - Uma Govtech para eficiência em documentos
Blog / Publicação Digital / Os 5 níveis de maturidade dos Governos Digitais
os 5 níveis de maturidade dos governos digitais

Os 5 níveis de maturidade dos Governos Digitais

Implementar um Governo Digital é um grande desafio para os gestores dentro do setor público, entre orçamentos, adesão de outros setores e implantação, são muitos os obstáculos. Para vencer esses desafios é preciso uma estratégia muito bem definida, e que seja economicamente viável e também sustentável. Para facilitar esse processo de transição para o digital, a Gartner, líder mundial em consultorias e pesquisas de ponta, estudou casos reais de governos digitais ao redor do mundo e desenhou todos os estágios desse percurso nos: 5 níveis de maturidade dos Governos Digitais.

Para Andrea Di Maio, vice-presidente da Gartner, a grande parte das estratégias de governo digital avaliadas no passado são apenas uma versão modificada de uma estratégia de transição antiga. Em outras palavras, as estratégias foram baseadas em projetos obsoletos de governo digital.

Baseado nesse conhecimento obtido com governos de todo o mundo, a Gartner lançou os 5 níveis de maturidade de Governos Digitais, que é uma ferramenta para as organizações públicas de todo o mundo descobrirem em qual estágio de Governo Digital estão. Dessa forma é possível preparar e implantar uma estratégia adequada para avançar rumo ao Governo Digital, com auxílio dos níveis de maturidade. 

Nível 1 – Inicial (e-Governo)

Nesse nível, o foco é mover serviços para a internet para maior conveniência do usuário e economia de dinheiro, mas os dados e o seu uso ficam isolados, além de serem extremamente limitados. “Se a visão organizacional é de que uma alta porcentagem de serviços online e acessos via celular representam um governo digital moderno, então é necessário mais estudo e advocacia para mostrar o que um governo digital realmente é, bem como os seus benefícios”, comentou Di Maio. “Para avançar com o projeto, crie estudos de caso explicando como a transformação digital vai facilitar ou remover pontos de dor e/ou incomodação da organização.”

Nível 2 – Em Desenvolvimento (Aberto)

O nível 2 não é necessariamente subsequente ao nível 1. Governo Digital (e-governo) e governo aberto (open-gov) muitas vezes eles existem ao mesmo tempo, de forma paralela, com lideranças e prioridades diferentes. O Governo aberto geralmente é destinado ao público e tem a intenção de promover transparência, engajamento dos cidadãos e economia. Exemplos que temos hoje são as iniciativas de dados abertos (open data), que normalmente estão juntas com as cidades inteligentes.

Nível 3 – Definido (Centrado em Dados)

Nesse nível o foco muda para simplesmente escutar as necessidades dos cidadãos para proativamente explorar novas possibilidades inerentes à coleta e aproveitamento estratégico de dados. Os indicadores chave de desempenho são “quanto dos nossos dados são abertos?” e “quantos dos nossos programas de computador e sistemas são feitas com dados abertos?“. Neste ponto é fundamental se manter focado em projetar e implementar processos e estratégias centradas em dados.

Nível 4 –  Gerenciado (Completamente Digital)

Neste nível, a organização ou departamento está completamente comprometida a uma abordagem centrada em dados para melhorar o governo. A abordagem preferida para inovação é baseada em princípios de dados abertos. Os dados fluem regularmente através dos limites organizacionais, levando a interações mais fáceis e serviços melhores para os eleitores. Neste estágio é possível encontrar alguns problemas relacionados à privacidade, pois os cidadãos podem se sentir desconfortáveis sobre como os dados deles estão sendo coletados e usados. Por isso, é importante assegurar que os dados sejam usados sob as normas e regulações existentes e também que isso seja claramente comunicado a todos. 

Nível 5 – Otimizado (Inteligente)

No nível 5 o processo de inovação digital usando dados abertos já está profundamente enraizado em todo o governo, com adesão e liderança dos principais líderes. O processo de inovação é previsível e repetitivo, mesmo diante de interrupções ou eventos inesperados que precisam de respostas rápidas. 

Agora que você conhece os 5 níveis de maturidade de Governos Digitais da Gartner, que tal começar a digitalizar sua repartição? Se você ainda tem dúvidas, aqui no blog nós temos vários conteúdos sobre o assunto .

E se você gostou desse conteúdo, deixe o seu comentário ou sugestão aqui! Ou se estiver em busca de uma solução para digitalizar processos na sua organização, a Maven possui o Maven DOC a solução perfeita para organizar e analisar processos eletrônicos. Se quiser saber mais sobre a solução entre em contato com o nosso time comercial.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

Comments are closed.

Como podemos te ajudar?
Enviar mensagem via Whatsapp
host