Publicação Digital: o que é e como fazer - Maven

COMO SURGIU A PUBLICAÇÃO DIGITAL?

O termo surgiu no início do século XXI quando jornais e revistas começaram a publicar versões digitalizadas das suas publicações impressas. Desde então, há uma constante evolução nas plataformas online para visualização dessas publicações. Ao mesmo tempo, o formato foi crescendo justamente pela aderência do pública e a queda massiva da publicação tradicional, um claro sinal que o método de leitura de jornais e revistas estava mudando aos poucos.

Não basta enviar um PDF para internet, é preciso enriquecer o conteúdo, privilegiar a experiência do usuário e criar novos modelos de negócios para o digital.

EVOLUÇÃO CONSTANTE

A evolução do modo de leitura chegou por meio da Publicação Digital. Seu nome já explica à que veio, mas temos o prazer de detalhar melhor para você:

A Publicação Digital é a solução criada para que os conteúdos do papel fossem migrados para o mundo digital. Assim integrando uma nova realidade e fazendo todo o conteúdo existente no papel ser adaptado para toda e qualquer tela de dispositivo móvel.

COMO FUNCIONA A PUBLICAÇÃO DIGITAL?

Na leitura digital temos algumas ferramentas que nem imaginaríamos se ficássemos presos ao analógico. Como por exemplo a possibilidade de salvar o conteúdo para que possamos continuar a leitura exatamente da onde paramos. Ou visualizar um vídeo, uma galeria de foto, participar de uma votação em tempo real.

Tablet com Jornal de Publicação Digital
Smartphone com Jornal Digital

SOLUÇÃO DISPONÍVEL PARA PLATAFORMAS MÓVEIS

Todas as soluções da Maven estão adaptadas para qualquer formato de tela, inclusive mobiles. Por isso, aplicativos nativos para iOS e Android foram desenvolvidos com objetivo de melhorar a experiência do usuário

Notebook exibindo Jornal Digital

A paixão de folhear a publicação na tela do computador

Alguns dos mais saudosos após lerem as vantagens do universo de leitura digital citadas a cima, vão se perguntar: “E como viver sem o prazer de folhear?”.

A solução Flip funciona de forma que ao passar (ou deslizar) o dedo indicador pela tela, apareça então o efeito de virar a página.

Mas não se engane, publicação digital é muito mais do que apenas um programa de Flip. É adaptar o seu conteúdo para os leitores da melhor forma possível em todas as telas.

Contéudo Responsivo + Interação

Essas são as palavras mágicas para surpreender o leitor do jornal e revista. Para uma estrategia de Publicação Digital suceder, é preciso pensar constantemente no leitor e como cada conteúdo pode ser transformado numa experiência rica para o usuário.

MUITO MAIS QUE UM PDF

O PDF é muitas vezes utilizado como um arquivo estático sem nenhum tipo de interativo. Aliado a ferramentas de publicação digital, o PDF pode se transformar numa verdadeira experiência interativa. Apenas com interatividade vai ser possível surpreender e enriquecer a experiência do leitor.



ELEMENTOS INTERATIVOS

Plataformas de Publicação Digital inteligentes permitem criar conteúdos interativos, como jogos de palavras cruzadas, sudokus ou mesmo vídeos e galeria de fotos.



CASES DE SUCESSO

A solução da Maven é utilizado por diversos aglomerados de mídia do Brasil, entre eles grandes e pequenos. Conheça a história deles.

Jornal Digital da Zero Hora

Zero Hora

A ZH Digital tem insumos como vídeos, galerias de fotos e conteúdo exclusivo a assinantes.

Revista Digital da Manual da Mamãe

Manual da Mamãe

Revista com conteúdo gratuito para gestantes e mamães, nos formatos impresso e digital para desktop e smartphones.

Publicação Digital da Folha de São Paulo

Folha de São Paulo

A Maven desenvolveu um aplicativo personalizado para o Jornal Digital e reformulou o acervo histórico.






BAIXAR E-BOOK SOBRE PUBLICAÇÃO DIGITAL

CONTATO

Para saber mais sobre a Maven, receber nosso newsletter com dicas sobre comunicação ou saber mais das nossas soluções, preencha o formulário abaixo.