Blog / Publicação Digital / Você sabia? Confira os 5 assuntos mais pesquisados no Google

Você sabia? Confira os 5 assuntos mais pesquisados no Google

Saber quais são os assuntos em alta e o que é mais pesquisado no Google é algo fundamental para os jornalistas e produtores de conteúdo de qualquer veículo de comunicação. Isso se justifica porque as buscas representam os assuntos de maior interesse das pessoas.

De tal modo, os jornalistas podem desenvolver matérias e reportagens sobre os tópicos que estão em alta, conquistando mais audiência e venda de assinaturas. Ter esse conhecimento, portanto, serve para entender a fundo os hábitos de consumo de informações.

Para exemplificar tudo isso, listamos os cinco assuntos mais pesquisados no Google no ano de 2018. O próprio site de buscas foi quem divulgou esse ranking. Além disso, mostraremos como descobrir os assuntos em alta entre os internautas. Confira!

Veja o que foi mais pesquisado no Google em 2018

O ano de 2018 foi marcado por muitos acontecimentos que ficarão registrados na história. Tivemos mais uma edição da Copa do Mundo e as eleições presidenciais, por exemplo, temas relevantes e que sempre despertam a atenção das pessoas.

Confira, a seguir, um top cinco com os temas que mais foram buscados no site de pesquisas mais popular do mundo. Tratam-se de assuntos em alta no ano passado.

1. Copa do Mundo

Apesar de o Brasil não ter saído vencedor na Copa do Mundo 2018, esse foi o assunto mais buscado no Google no ano passado. O evento, que ocorreu na Rússia, despertou a curiosidade dos internautas, que pesquisavam os horários das partidas e outras informações.

Esse resultado comprova a paixão dos brasileiros pelo futebol e que investir em editorias esportivas sempre é uma boa alternativa para atrair leitores aos portais de notícias e jornais.

2. Big Brother Brasil

O segundo assunto mais pesquisado foi o reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo. O programa, apresentado por Tiago Leifert, apesar de não ter a mesma audiência das edições anteriores, segue no gosto popular.

A curiosidade por “dar uma espiadinha” mostra como editorias de entretenimento — como as fofocas do meio artístico — também atraem leitores.

3. Eleições 2018

Não importa se você é #LulaLivre ou #Bolsomito. O fato é que as eleições 2018 foram um dos acontecimentos mais marcantes do ano passado. Por isso, ocupa o terceiro lugar no ranking de assuntos mais pesquisados no Google.

A lição que se tira disso é que é preciso também investir em pautas sobre política e assuntos factuais, pois são relevantes para a sociedade no momento.

4. Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito no ano passado. Odiado por uns e amado por outros, a figura polêmica de Bolsonaro fez com que muitas pessoas quisessem saber mais sobre ele em 2018.

O fato de o, então, candidato à presidência ter sofrido um atentado em um evento de campanha também motivou um aumento no volume de buscas. Mais uma vez, vemos como os assuntos factuais devem ter prioridade na redação dos jornais.

5. Horário de Brasília

O horário de Brasília é o quinto assunto mais buscado no Google em 2018. O fato curioso demonstra que as pessoas usam o site de pesquisas até mesmo para saber a hora exata do momento.

Que tal ter um relógio mostrando o horário de Brasília e outras informações, como a temperatura da sua cidade, em seu site? Assim, os seus leitores não precisarão sair da página para saber que horas são.

Além desses assuntos, outros acontecimentos marcantes, como a greve dos caminhoneiros e a Copa São Paulo de Futebol Júnior, e nomes relevantes nas eleições, como Lula e Fernando Haddad, foram muito pesquisados no Google.

Entenda por que é importante entender o que é mais pesquisado no Google

Entender o que é mais pesquisado no Google é relevante não apenas para os jornalistas, mas também para todos os produtores de conteúdo de empresas, como publicitários e relações públicas. Isso se justifica porque as tendências de pesquisas indicam aquilo que está em alta no momento.

Imagine, por exemplo, que um gestor de conteúdo voltado para o endomarketing de uma empresa é o responsável por elaborar newsletters ou blogs internos. Ao perceber que a Copa do Mundo é um dos assuntos mais buscados no Google, ele pode ter insights para a produção de materiais.

Nesse caso, poderia ser produzida uma reportagem com entrevistas de colaboradores, dando a sua opinião sobre os jogos e o que eles pensam sobre o desempenho de determinados jogadores, por exemplo.

Veja como descobrir o que está sendo mais pesquisado pelos internautas

Entendido sobre a importância de saber os assuntos em alta, você deve estar se perguntando sobre como descobrir o que é mais pesquisado no Google, não é mesmo? Isso é bastante simples de ser feito: basta que seja utilizada uma ferramenta conhecida como Google Trends.

Google Trends é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio buscador, na qual armazena e organiza todas as pesquisas que foram realizadas no seu site e também em outras plataformas detidas pela gigante da tecnologia, como o portal de vídeos YouTube.

Ao buscar por determinada palavra-chave, a ferramenta cria um gráfico que mostra a variação das pesquisas por tal assunto em um período predefinido. Ela também mostra o interesse do tema dividido por regiões.

Os termos são classificados em um índice de popularidade que varia de 1 a 100, sendo a centena o limite máximo que uma palavra-chave pode chegar. Analisar o gráfico com as variações é interessante, para saber se o assunto é relevante ou não.

O termo “Bolsonaro”, por exemplo, atingiu a classificação 100 em outubro de 2018. Dessa época até outubro de 2019, houve uma queda significativa no interesse pelo nome do político, que passou para a classificação número 7.

Isso se justifica porque, em outubro de 2018, se realizavam as eleições presidenciais e o candidato era um dos principais nomes desse evento. Era comum, portanto, que os eleitores desejassem saber mais sobre Jair Bolsonaro. Decorrido um ano das eleições, o interesse foi diminuindo e novas tendências desapontaram no buscador.

Um produtor de conteúdo ou jornalista que desenvolvesse um material com a palavra-chave “Bolsonaro”, portanto, teria muito mais visualizações em 2018 do que em 2019. Afinal, os interesses dos usuários são cíclicos e mudam de acordo com o cenário em que a sociedade está inserida.

Agora, você já sabe como descobrir o que é mais pesquisado no Google e pode se inspirar nas tendências e assunto em alta para o seu site ser encontrado nas buscas feitas pelos leitores em 2019 ou em qualquer época. Abordando os temas que estão sendo buscados pelos usuários, é possível conquistar mais assinaturas para um jornal, por exemplo!

Gostou do artigo? Então que tal mostrar esta lista aos seus amigos? Para isso, basta compartilhar o post em suas redes sociais!

[rock-convert-pdf id=”1520″]

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!