Blog / Destaque / Veja como usar estratégias de consumo de notícias no meio digital
Afinal como elaborar estrategias para o consumo de notícias?

Veja como usar estratégias de consumo de notícias no meio digital

A forma como o consumo de notícias ocorre mudou — e muda constantemente — de modo que é preciso que os jornais invistam em estratégias no meio digital para se manterem relevantes nos ambientes online.

Nos meados da década de 90, quando sugiram os primeiros sites e portais de notícias, era comum que a edição impressa fosse transposta na íntegra para o meio digital, sem que fossem feitas adaptações ou criado um conteúdo diferenciado.

Na atualidade, esse modo de trabalho já não é mais aceito pelo público, que preza cada vez mais pela união das plataformas, que precisam andar juntas.

Para que você saiba como usar estratégias de consumo de notícias no meio digital, listamos algumas dicas práticas. Veja a seguir!

Invista no seu portal de notícias

É preciso que o seu site tenha um layout bem organizado, limpo e de fácil navegabilidade para que os usuários possam encontrar facilmente as notícias, que podem ser dividias por categorias e cores para que se destaquem umas das outras.

Assim, por exemplo, as notícias de esportes podem ser publicadas na cor verde, as de política na cor vermelha etc. Outro ponto relevante é garantir que o site seja responsivo, se adaptando a qualquer plataforma em que for acessado.

Como a maioria dos acessos hoje em dia é feito por smartphones e tablets, é fundamental que isso seja levado em consideração ao desenvolver um site.

Tenha um aplicativo próprio

Para facilitar ainda mais o acesso do público às notícias publicadas na internet, é importante que você tenha um aplicativo próprio. Tal realidade se justifica pelo fato de que algumas pessoas não gostam de redes sociais e não fazem parte delas por opção.

Desse modo, ter o aplicativo instalado no celular fará com que essas pessoas tenham um acesso rápido ao conteúdo publicado sem que precisem acessar os links compartilhados no Facebook ou outras redes.

Desenvolva estratégias de newsletter

Você pode desenvolver alguma promoção ou estratégia para recolher e-mails de seus leitores, que podem preencher um cadastro e disponibilizar o endereço eletrônico em um formulário.

Tendo esses dados em mãos, você pode desenvolver estratégias de newsletter para que as notícias de seu portal sejam enviadas para os leitores via e-mail.

Desse modo, você pode, por exemplo, enviar um e-mail às sextas-feiras com os destaques da semana no jornal, divulgar reportagens especiais ou novidades em primeira mão. O que acha?

Aposte em ações de realidade aumentada

Os jornais impressos também podem divulgar o conteúdo publicado na versão online do periódico. Isso é possível com o uso de estratégias de realidade aumentada, que servem como uma ponte entre os dois tipos de mídia.

Por meio de um QR Code, o leitor do jornal impresso pode ser direcionado para uma página na internet que contenha um fórum para debate, um vídeo complementar, um infográfico interativo com dados, entre outros tipos de conteúdo.

Para que você consiga desenvolver estratégias de consumo de notícias no meio digital, é preciso criatividade, mas também suporte técnico. Por isso contar com uma empresa especializada nessa área é extremamente importante.

Quer revolucionar o seu jornal agora mesmo? Então entre em contato conosco! Será um prazer ajudar o seu negócio a prosperar ainda mais.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!