Blog / Publicação Digital / Veja como tornar a página inicial de seu portal de notícias mais atrativa

Veja como tornar a página inicial de seu portal de notícias mais atrativa

Dizem que um livro não pode ser julgado pela capa. Contudo, bem sabemos que um layout adequado desperta mais a atenção dos leitores que um modelo simples, não é mesmo? O mesmo vale para a página inicial de um portal de notícias, que merece uma página inicial atrativa, para que os usuários se interessem pelos conteúdos ali publicados.

Mas afinal, como tornar a página inicial de um portal de notícias mais atrativa e adequada? Para responder a essa pergunta, listamos algumas estratégias. Confira nos tópicos a seguir!

Tenha uma hierarquia de importância entre os conteúdos

Os conteúdos do site precisam ser dispostos na página inicial de forma hierárquica, de acordo com a sua relevância. Isso não difere muito da diagramação da capa de um jornal ou revista, que tem uma manchete principal e outras secundárias.

O mesmo deve ser feito na internet, com os conteúdos mais “quentes” do momento, ocupando um espaço de destaque, enquanto os outros são dispostos em outras partes do site.

Agrupe os conteúdos por blocos temáticos

A taxonomia é uma disciplina da biologia que define os agrupamentos dos seres vivos com características comuns. Você pode se perguntar o que isso tem a ver com a organização de um portal de notícias, não é mesmo?

Tem tudo a ver! Isso porque a taxonomia foi adaptada para a área de design e visa agrupar elementos por blocos temáticos nos layouts. Logo, você pode agrupar as notícias em sua página inicial, separando as editorias.

Em uma parte podem ser dispostos os conteúdos sobre esportes, em outra sobre política etc. Também, podem ser trabalhadas diferentes cores para as manchetes de cada grupo.

Invista em títulos objetivos, simples e curtos

A leitura na internet é bastante rápida. Por isso, você precisa desenvolver títulos que sejam objetivos, simples e curtos. De tal modo, chamará mais a atenção do leitor e conseguirá mais cliques nas matérias.

Use técnicas de SEO

Chamamos de SEO a um conjunto de boas práticas, para que as páginas sejam melhores ranqueadas em buscadores, como o Google. Trabalhar com palavras-chave nos textos e renomear as imagens com o título do texto publicado são exemplos de ações que fazem com que um conteúdo tenha mais relevância para os sites de pesquisa.

Aposte em uma linguagem simples e didática

Assim como os títulos precisam ser objetivos, simples e curtos. Eles também devem ter uma linguagem fácil e didática, evitando termos técnicos ou que não sejam de conhecimento de todos. Assim, a página inicial se tornará mais atrativa.

Tenha um site responsivo para mobile

Grande parte dos acessos a portais de notícias é feito por meio de celulares e tablets, e não mais por computadores. É por isso que você precisa ter um site responsivo, ou seja, que se adapte bem ao ser acessado no mobile.

Empregue imagens e conteúdo multimídia

As imagens devem ser bem escolhidas para que também chamem a atenção do público. Além das fotos, na página inicial do portal de notícias podem ter conteúdos multimídia, como anúncios em banners rotatórios, ícones com a previsão do tempo na sua região de atuação, links para as suas redes sociais etc.

Essas são as dicas básicas para ter uma página inicial atrativa. Coloque-as em prática e torne o seu portal de notícias mais interessante para os leitores.

Para conquistar ainda mais os seus leitores, leia o nosso artigo que traz 3 maneiras de melhoras o engajamento do cliente de um jornal.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!