Blog / Destaque / Veja 3 diferenças entre leitores de jornal impresso e online
Pessoa lendo jornal impresso

Veja 3 diferenças entre leitores de jornal impresso e online

É bastante comum que haja diferenças entre os leitores de jornal impresso e online. No entanto, elas estão se tornando cada vez menos acentuadas, uma vez que o jornalismo digital tem ganhado mais força e, em muitos casos, substituído as publicações em papel.

De qualquer forma, ainda existem leitores fiéis do jornalismo impresso. Trata-se, geralmente, de pessoas mais velhas e que têm enraizado o costume de ler diariamente os jornais, por uma questão até mesmo cultural (que se desenvolveu na maioria dos países).

Pensando em fazer um comparativo, reunimos, neste post, as 3 principais características que diferem esses dois tipos de leitores, os leitores de jornal impresso e online. Assim, você saberá como desenvolver estratégias para que seu veículo de comunicação agrade a ambos!

1. Atenção dada à leitura

É fato que, na internet, existe uma infinidade de conteúdos capaz de dispersar o leitor, que pode ser levado para outra página com um simples clique. Mas isso não quer dizer que o usuário de internet seja menos atento do que aquela pessoa que lê o jornal impresso.

Na verdade, essa questão está mais relacionada com o comportamento de cada indivíduo e os objetivos que ele tem ao ler uma notícia. Se é comum que as pessoas façam leituras dinâmicas no jornalismo digital, passando apenas pelas manchetes divulgadas em redes sociais, isso também ocorre com leitores de impressos.

Em ambos os casos, os produtores de conteúdo têm a necessidade de criar metodologias para despertar o interesse do leitor sobre o que está sendo dito. No caso do impresso, é comum que sejam feitos cadernos especiais, com ilustrações e um papel diferenciado, que chame a atenção.

Já na internet, o texto pode ser complementado com fotos, vídeos e gifs animados, entre outros recursos que tornem a leitura mais atraente.

2. Tipo de conteúdo que busca

Geralmente, as pessoas que ainda costumam ler jornais impressos têm o hábito de consumir apenas texto, que pode ser longo e completo. Sendo assim, uma reportagem especial feita para esse tipo de jornal pode ter várias páginas, relembrando acontecimentos passados, entrevistando especialistas sobre o assunto abordado etc.

Já o leitor digital tem preferência por menos conteúdo textual e mais interatividade com aquilo que está sendo dito. Em vez de realizar uma entrevista escrita com um especialista em determinado assunto, por exemplo, pode-se fazer um texto mais breve e convidar os leitores para assistirem a uma entrevista ao vivo pelas redes sociais, dando a chance de, inclusive, enviarem perguntas.

3. Estilo de leitura

A leitura no jornal impresso é linear, sempre seguindo uma ordem que vai do início ao fim, assim como quando lemos um romance ou assistimos a um filme. O mesmo não acontece com o leitor digital, que gosta das características do hipertexto, como os hiperlinks complementares.

Dessa forma, se você estiver informando algum acontecimento do poder legislativo de sua cidade, poderá inserir um link para que o leitor recorde outros fatos relacionados ou acesse demais sites que esclareçam dúvidas sobre a temática etc.

Para desenvolver os textos com hiperlinks, no entanto, é preciso ter alguns cuidados. A jornalista Nancy Assad, autora do livro “Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital”, recomenda que os links sejam apenas complementares ao conteúdo principal, nunca dispersando o leitor para algo que não está relacionado com o tema.

Para os proprietários de jornais, é interessante saber quais são as diferenças entre leitores de jornal impresso e online. Assim, é possível agradar ao público que já foi conquistado e, também, prospectar mais leitores, por meio das novas tecnologias.

Quer continuar se informando sobre o assunto? Então, que tal saber mais sobre 3 casos de sucesso do jornalismo online? Temos certeza de que será uma boa leitura!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!