Blog / Publicação Digital / Vazamento de dados: quais as consequências e como se proteger?

Vazamento de dados: quais as consequências e como se proteger?

Sabemos que a quantidade de informações produzidas todos os dias na internet é enorme. Sites, redes sociais, e-mails e por aí vai. Nesse sentido, um problema que ocorre frequentemente é o vazamento de dados confidenciais, sejam eles pessoais ou corporativos. A partir disso, o acesso, que, antes, era restrito, torna-se público.

Em empresas do setor de jornalismo e comunicação, é preciso desenvolver métodos e ações que preservem a segurança de ideias, ações estratégicas ou qualquer outro assunto que seja particular, sendo permitido ser acessado somente por funcionários. Caso contrário, vários prejuízos serão observados.

Quer saber quais são as consequências do vazamento de dados e como é possível se proteger para que isso não aconteça? Então, continue a leitura deste post. Confira!

Qual a importância da segurança de dados?

Garantir que todos os dados estejam seguros em uma empresa tem grande importância. Projetos e ideias internas precisam ser preservados e acessados somente por aqueles que são autorizados. Dessa forma, evita-se que a concorrência ou, até mesmo, o público saibam de informações confidenciais.

Outro ponto é a preservação da identidade de funcionários, clientes, parceiros e todos os envolvidos de alguma maneira com os serviços realizados.

Quais são os prejuízos e impactos causados pelo vazamento de informações?

Após uma invasão e a quebra do sigilo de informações, vários impactos podem ser analisados na empresa.

Uma das principais consequências é que dados confidenciais se tornam públicos. Com isso, aspectos que são referentes às estratégias ou sistemas que sejam sigilosos podem comprometer as ações e prejudicar o andamento de vários processos.

Além disso, transações bancárias também são afetadas, já que contas e valores são expostos para terceiros. A partir disso, a organização se torna mais vulnerável, correndo o risco de ter seus dados bancários divulgados.

Na área de comunicação, o vazamento dessas informações contribui para uma imagem negativa, sendo que a reputação e credibilidade serão afetadas negativamente. Isso ocorre, principalmente, se outros foram prejudicados, o que demonstra o descuido com a segurança digital da empresa.

Um exemplo disso é o Facebook: no ano de 2018, a empresa anunciou que cerca de 50 milhões de usuários da rede tiveram seus dados pessoais vazados, o que indica que houve uma falha nesse tipo de controle. Isso contribuiu para essa vulnerabilidade e transmite uma imagem negativa para o público.

Como é possível proteger sua empresa?

Para manter a segurança dos dados, é preciso fazer um monitoramento frequente de todos os e-mails, interações e demais informações, com um controle eficiente de todos aqueles que podem acessar os documentos.

Realizar backups regularmente de arquivos e assuntos importantes para a empresa também colabora para evitar problemas.

Além disso, invista em ajuda especializada, com profissionais que tenham domínio do tema e que sejam capacitados para proteger seus dados.

Com tantas informações sendo geradas todos os dias, nem sempre é fácil para uma empresa manter todos os seus dados em segurança. Para que isso não aconteça, é essencial entender a importância de proteger arquivos corporativos e implementar ações que sejam eficientes nesse sentido. Assim, é possível evitar o vazamento de dados e os prejuízos e consequências dessa situação.

Gostou da leitura? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá nossas atualizações em primeira mão, direto em sua caixa de entrada!

Powered by Rock Convert

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!