Blog / Mundo Maven / Vantagens e desafios do trabalho remoto no jornalismo

Vantagens e desafios do trabalho remoto no jornalismo

Com a pandemia, o modo como trabalhamos teve que ser totalmente radicalizado. No entanto, algumas profissões foram ainda mais atingidas. O trabalho remoto no jornalismo trouxe um impacto enorme para os profissionais e para a população.

Levar informações para uma grande quantidade de pessoas já é um pouco complicado, e fazer isso sem poder sair de casa e poder olhar qual a real situação que nos encontramos é ainda mais difícil.

No entanto, apesar de ser um desafio completamente novo, existem suas vantagens e desvantagens.

Para saber um pouco mais sobre quais são os postos-chaves e como contornar a situação, basta continuar lendo esse artigo.

Como conciliar o trabalho remoto no jornalismo?

Desde o início do isolamento social, quase todos os trabalhos tiveram que sofrer adaptações para tentar continuar funcionando.

Um dos mais afetados pelo Coronavírus foi manter o jornalismo no ar mesmo sem poder ir até os locais fora do estúdio, coletar opiniões e averiguar as informações.

Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), mais de 75% desses profissionais tiveram que se adaptar ao home office para continuar levando as notícias diárias para a população.

Esse foi o recurso mais viável para evitar a disseminação do vírus, uma vez que um jornal possui muitas pessoas trabalhando em um mesmo ambiente, fazendo com que as taxas de contágio pudessem ser altas.

No entanto, assim como de maneira presencial, existem algumas dificuldades a serem enfrentadas quando o assunto é home office.

Os que já possuem uma família, uma casa para tomar conta ou até mesmo um animal de estimação foram os que mais apresentaram dificuldades em conciliar o trabalho remoto no jornalismo.

Toda essa pressão pode acabar, muitas vezes, diminuindo o ritmo de alguns profissionais, que não estão acostumados a essa nova rotina. 

Trabalhar em grupo e de forma presencial ajuda muito no momento de ser mais criativo. Um conjunto de pessoas pensando em prol de determinada situação é muito mais eficaz que somente uma.

Nesse momento, o ideal é saber conciliar as tarefas de casa com o trabalho remoto. Assim, separando tudo por horários, em uma espécie de cronograma, a sua rotina irá fluir de uma forma mais positiva.

Quais são os prós e contras no home office para o jornalista?

Assim como qualquer outra modalidade, o trabalho à distância possui alguns obstáculos para ser realizado corretamente.

Por exemplo, caso o jornalista precise realizar uma matéria sobre seguro auto, ele não terá a oportunidade de ir nas seguradoras para verificar o andamento durante o período de pandemia.

Uma solução para esse problema seria pesquisar a lista das melhores seguradoras de seguro de carro e entrar em contato com as empresas, pedindo para que elas repassem a situação do seguro auto no momento, se a pandemia gerou impacto negativo ou positivo e assim por diante.

Um outro complemento para uma matéria sobre seguro auto é falar sobre os problemas nas estradas. Com a pouca movimentação no trânsito, as vias acabaram ficando descuidadas, e o perigo na hora de dirigir se tornou ainda pior.

Uma das vantagens das vantagens de possuir o seguro auto, assim como o seguro de vida está na retomada à ‘vida normal’.

As cidades grandes precisam retomar o seu comércio para que o prejuízo econômico não seja ainda maior.

Dessa forma, sair de casa após tanto tempo é um perigo para toda a população, e não somente para os jornalistas.

Levar essas informações para o maior número de pessoas possíveis pode evitar mais contágio, bem como proteger a própria vida.

Desvantagens

Como já foi mencionado, o fato de trabalhar em casa pode gerar uma produção mais ineficiente que no ambiente físico de trabalho.

Um dos fatores que levam as pessoas a perder a noção do tempo e esquecer que possuem trabalho a fazer é a procrastinação.

Afinal, antes da pandemia ficar em casa era sinônimo de descanso e momento de lazer. Agora, ter que abdicar de algumas situações para que possa trabalhar e manter o ritmo de criatividade é complicado.

Sendo assim, após tanto tempo de trabalho remoto no jornalismo, a volta para as ruas deve ser feita com cautela e nesse meio tempo você pode adaptar suas entrevistas de forma online ou por telefone.

Por Jeniffer Elaina

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!