Blog / Destaque / Twitter e jornalismo: como usar a rede social para sair na frente?

Twitter e jornalismo: como usar a rede social para sair na frente?

A criação de novos canais de comunicação e as novas maneiras de distribuição da informação estão entre os principais impactos da internet. Nesse contexto, as redes sociais têm contribuído para alterar a prática jornalística e, assim, atender ao novo perfil do consumidor, que passou a exigir um jornalismo mais interativo, participativo e dinâmico. Mas será possível unir Twitter e jornalismo para atender o consumidor online?

Essa rede social, que já possui 330 milhões de usuários ativos mensais e conta com 100 milhões de usuários ativos diariamente, tem cerca de 500 milhões de tweets enviados por dia. Muita coisa, não é?

Além do mais, devido à sua potencialização da circulação jornalística, o Twitter também tem sido usado como parte estratégica de divulgação da informação. Pensando nisso, preparamos este post para contar um pouco mais sobre a rede e como você pode utilizá-la na prática jornalística. Confira!

O que é e como funciona o Twitter?

O Twitter é uma ferramenta que permite compartilhar mensagens (tweets) com o limite máximo de 280 caracteres. Nesse espaço, podem ser compartilhadas opiniões, cobertura de acontecimentos ou fragmentos de informações quem contenham links para redirecionar o usuário para outra página na web — na qual tenha a notícia completa.

O usuário pode selecionar quem segue no Twitter (following) e ver quem o segue (followers) também. As informações twittadas podem ser facilmente encontradas por meio da busca de palavras-chave (hashtags) e compartilhadas pelos seguidores a partir dos retweets.

O Twitter vem sendo apropriado para as mais diversas finalidades, inclusive para manter o jornalismo atualizado em tempo real. Inicialmente, no espaço disponível para escrever os tweets, a plataforma perguntava ao usuário “O que está fazendo?” e, com o tempo, foi alterado para “O que está acontecendo?”. Essa simples mudança evidencia o impacto que as informações causaram na plataforma.

Como usar essa ferramenta?

A utilização do Twitter como ferramenta para o jornalismo tem ganhado mais espaço no ambiente online, principalmente por ser um canal rápido e interativo para a disseminação do conteúdo jornalístico. Veja, a seguir, algumas dicas de como usar essa ferramenta para divulgar a notícia!

Use as tendências

A partir do Trending Topics, é possível acompanhar os assuntos mais comentados no Twitter por meio das hashtags utilizadas pelos usuários. Desse modo, fique por dentro das tendências, produza conteúdos referentes aos assuntos mais falados na rede e garanta seu espaço.

Compartilhe notícias urgentes

Os usuários gostam de manterem-se informados, por isso saia na frente da concorrência e tweet notícias urgentes e de última hora. Mostre para os seus seguidores que você acompanha, em tempo real, os acontecimentos mais importantes e que merecem destaque.

Tweet frequentemente

Além de twittar notícias, alimente a rede compartilhando sua opinião sobre os assuntos mais comentados, pedindo sugestões aos seguidores sobre os temas que eles preferem que sejam abordados e mostrando os bastidores de como são feitas as matérias.

Participe de conversas

Interaja com seus seguidores! Responda as menções e os comentários que forem feitos sobre a sua empresa. Quando alguém fizer referência sobre a sua conta, seu nome de usuário aparecerá nos tweets para outras pessoas, atraindo mais seguidores para o perfil.

Siga pessoas e empresas

Para aumentar o número de seguidores e estar por dentro das novidades, siga pessoas e empresas que possuem os mesmos interesses que você. Assim, muitas dessas contas seguirão seu perfil de volta, além de possibilitarem que você também mantenha-se constantemente informado.

Produza conteúdo verídico

Cuidado com as notícias falsas (fake news) ou que não tem nenhuma relevância informativa. Você pode usar os que as pessoas tweetam como fonte de histórias e de citações, mas, ao publicar um conteúdo, verifique a veracidade das informações primeiro.

Como você pôde ver, a internet permite, por meio das redes sociais, que as informações não sejam apenas difundidas, mas também discutidas, levantando questionamentos importantes para o desenvolvimento da sociedade. Portanto, Twitter e jornalismo são duas peças fundamentais para disseminar informações e promover a manifestação de opiniões.

Agora que você já sabe como utilizar o Twitter como um canal informativo para divulgar notícias, que tal aprender mais sobre como funciona o papel da interatividade no jornalismo para o leitor? Boa leitura!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!