Maven - Uma Govtech para eficiência em documentos
Blog / Publicação Digital / Transformação digital no poder público: Impactos e tendências

Transformação digital no poder público: Impactos e tendências

A era digital é algo que uma boa parte das empresas privadas e da população vem experimentando. No entanto, no setor público, ainda percebemos uma movimentação lenta no que se diz respeito à adoção de ferramentas digitais e soluções tecnológicas. Por conta disso, só hoje estamos conseguindo perceber os sinais de uma transformação digital no governo. 

Você sabe como isso afeta os órgãos públicos? Quais as consequências para a população? E quais são as principais tendências esperadas dessa digitalização do poder público? Se você quer saber mais sobre esse assunto, fique com a gente e aproveite a leitura!

O que é a transformação digital no setor público?

A transformação digital, seja no setor público ou privado, surge primeiramente de uma mudança de mindset dos líderes. A tecnologia é a principal fonte de inúmeros recursos relevantes para a gestão, especialmente de órgãos públicos, mas aderir a ela é apenas uma parte desse processo de transição. 

O uso de tecnologias deve ser encarado como algo cultural, que está presente em praticamente todos os fluxos de trabalho. Portanto, a transformação digital no setor público é a transição de um modelo operacional convencional, extremamente manual e até ineficiente, para ambientes integrados, ágeis e interconectados, que atribuem eficiência e qualidade ao trabalho. 

E já existem sinais da transformação digital no governo, a seguir você vai poder conferir os principais.

Digitalização de processos internos 

Os órgãos públicos são responsáveis por um volume enorme de serviços. E isso gera um grande número de processos internos que devem ser seguidos um a um. Pensando nisso, cada vez mais o poder público tem dado atenção à necessidade de repensar tais procedimentos, desde a sua concepção. Isso é chamado de design digital, ou seja, o processo já nasce dentro de um mindset digital. 

A finalidade é fazer com que os fluxos de trabalho sejam mais precisos e rápidos, seja por meio da computação em nuvem, de assinaturas digitais, da comunicação multicanal e assim por diante. Cada processo integrado ao ambiente digital contribui um pouco mais para a eficiência da máquina pública. 

Desburocratização

A digitalização de processos no serviço público é o meio ideal para promover melhorias constantes nos processos administrativos. Isso permite que o governo abandone antigos obstáculos burocráticos e assuma maior eficiência operacional, sem que isso comprometa seu orçamento com gastos exorbitantes. Isso irá melhorar o relacionamento com a sociedade e garante um fluxo de trabalho mais satisfatório. 

Como este tema vem sendo tratado pelos órgãos públicos?

Os líderes do setor público tem se mostrado bastante atentos à importância da transformação digital no governo. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por exemplo, está focado em desenvolver soluções que utilizam recursos importantes, tais como IA e internet das coisas. 

O governo já apontou que a transformação digital pública é uma de suas prioridades. O plano é que sejam criadas ferramentas que melhorem tanto o planejamento quanto o trabalho em equipe no setor. Entre os focos da administração está a criação de recursos para a resolução de problemas sociais e para a melhoria da qualidade de vida da população. 

Quais são as tendências esperadas?

Muitas mudanças devem ser esperadas durante esse processo de transformação. O intuito é justamente que o modelo antigo, lento e burocrático de gestão seja deixado para trás, para que assuma forma mais fluida, dinâmica e intuitiva. Um exemplo bastante simples disso é que muitos dos serviços ainda realizados exclusivamente pelos órgãos públicos poderiam ser executados pela própria população, em ambiente digital. 

Entretanto, existem  diversos outros movimentos que poderiam ser apontados para um futuro próximo, como:

  • a transição de uma administração para o usuário a uma administração pelo usuário;
  • a comunicação aberta de cidadãos e de empresas com o governo sobre as suas necessidades;
  • a elaboração participativa de políticas públicas e da implementação de serviços eletrônicos;
  • uma postura proativa da gestão pública, antecipando o desenvolvimento econômico e social;
  • a utilização da tecnologia para conectar partes interessadas em criar soluções de bem comum;
  • um modelo de gestão orientado por dados, considerando perfis de consumo e tendências sociais;
  • o comprometimento com a geração de dados abertos, ou seja, com fácil acesso pela sociedade;
  • a criação de processos dentro de um formato tecnológico, com um mindset digital;
  • o fim de alguns processos manuais e analógicos;
  • a maior utilização de soluções de inteligência artificial e internet das coisas;
  • o engajamento multicanal com os cidadãos, desde as redes sociais até as plataformas oficiais;
  • o uso de uma identidade digital segura, padronizada e completa;
  • o investimento constante em eficiência do setor de TI;
  • a capacitação digital de servidores públicos, voltada para a inovação de processos.

Como essa mudanças vão impactar o poder público?

A ideia de que o governo é algo lento e burocrático é muito presente, não apenas na sociedade brasileira, mas em muitas pelo mundo. Contudo, é justamente isso que a transformação digital visa mudar. 

Muitas soluções tecnológicas podem ser adotadas nas mais diversas áreas, incluindo a saúde e a educação, nas quais teriam um forte impacto. A gestão de dados, a integração de sistemas e a computação em nuvem são apenas alguns dos pequenos primeiros passos que já podem ser dados para se preparar para essas mudanças.

É preciso se familiarizar com os ambientes digitais, com um modelo de trabalho integrativo, transparente e, principalmente, rápido. É claro que, para isso, se faz necessário investir muito no desenvolvimento tecnológico governamental, garantindo segurança digital e expertise na área para continuar desenvolvendo soluções criativas.

E você, como acha que serão os impactos causados pela transformação digital no governo? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua ideia! Ou se estiver em busca de uma solução para digitalizar processos na sua organização, a Maven possui o Maven DOC a solução perfeita para organizar e analisar processos eletrônicos. Se quiser saber mais sobre a solução entre em contato com o nosso time comercial.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

Comments are closed.

Como podemos te ajudar?
Enviar mensagem via Whatsapp
host