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Quais são os tipos de notícias pelos quais os leitores estão dispostos a pagar?

Você já parou para pensar em quais são os tipos de notícias que os leitores estão dispostos a pagar? Essa foi uma questão levantada pelo jornal Svenska Dagbladet, chamado de SvD na Suécia (Diário Sueco, em português).

Uma pergunta curta se comparada ao enorme número de benefícios que a resposta pode trazer para o seu jornal. Essa mesma pergunta foi o que fez com que a forma de trabalho diário fosse totalmente mudada pelo jornal SvD.

Ao encontrar a resposta para essa pergunta, os jornais passam a ser capazes de desvendar quais as áreas de comunicação devem ganhar maior atenção, quais setores são verdadeiramente indispensáveis ou relevantes, como devemos (como jornalistas) nos dedicar ao papel básico de informar antes de mais nada e, principalmente, em como podemos atender da melhor forma possível a demanda de nossos leitores e assinantes.

Para saber mais sobre o assunto e potencializar a renda do seu jornal, continue a leitura!

Será que é possível prever o jornalismo?

Bom, não podemos nos precipitar tanto. Entretanto, algumas matérias podem ser previamente acertadas e planejadas. Um bom exemplo são matérias sobre acontecimentos que marcam o mundo, como o 11 de setembro.

Faz mais de 10 anos desde que o atentado assombrou os Estados Unidos, mas ao chegar próximo do mês de setembro, os jornais e outras mídias de notícia se preparam para relembrar o fato e prestar homenagens às vítimas. Acontecimentos como esse são previamente agendados, mas isso não quer dizer que a pauta daquele dia esteja pronta. Em todo caso, é o tipo de matéria que garante visualização.

Tenha atenção redobrada quando for usar pautas previsíveis, não queremos transformar jornais em páginas de “Wikipédia”. O assunto nunca será apenas relembrar um acontecimento, a redação transformará o passado em algo para ser revisitado, a ponto de abrir espaço para algo que esteja acontecendo agora.

Leve esse tipo de matéria como um bônus, na qual a parte de chamar a atenção do leitor já está praticamente garantida (por conta do vínculo emocional que essas pautas têm) e que o seu trabalho agora é transformar esse sentimento em curiosidade para a real matéria que se esconde dentro desse “chamariz”.

Quais são os tipos de notícias que fazem com que os leitores paguem?

Dentro do jornal SvD foi iniciado um projeto chamado “SvD Premium”, há três anos. O projeto consiste em conteúdos exclusivos para assinantes do jornal. É uma tática que está sendo abordada por muitos jornais hoje em dia, mas que só dá certo quando o jornal sabe exatamente por qual conteúdo o seu leitor se disponibilizará a pagar.

Na época em que foi implementado o projeto SvD Premium, o jornal sueco adotou como estratégia principal o estudo baseado em números de conversões feitas em cada uma de suas matérias, para que fosse descoberto o gosto de seus leitores.

Foram consideradas várias vertentes, como diferentes plataformas, formatos, temas e áreas. Todo tipo de dado era relevante para a contagem e logo foi notado um padrão de consumo de notícias. O denominador comum foi a necessidade dos leitores e, a partir daí, o jornal construiu um modelo de 4 passos. Confira a seguir!

Conteúdo de apoio

Utilizado basicamente para auxiliar e educar o leitor a passar (e usar) o fluxo de notícias. O primeiro passo normalmente é encontrado como a aba ou página “Notícias” nos portais, já que é onde se concentra o maior número de matérias e será o local onde será analisado o comportamento do leitor pelas pessoas ou programas que fazem o levantamento de dados do jornal.

Nesse local a taxa de conversão é bastante baixa, mas também é onde nascem novos leitores e futuros assinantes. Uma parte muito importante para o crescimento do seu jornal.

Conteúdo próximo do dia a dia do leitor

Podemos descrever essa etapa como sendo onde os leitores fiéis vão buscar informações. Aqui é onde o leitor clica quando sente que “precisa saber” sobre tal assunto. São as novidades e informações que são dadas de “minuto a minuto”. Assuntos como finanças, descobertas científicas, saúde e alimentação são os mais vistos nessa etapa. Aqui, além de um alto fluxo de leitores, temos uma alta taxa de conversão.

Antigamente, quando o jornal impresso era uma das únicas formas de informar, era necessário que as pessoas esperassem a edição do dia seguinte para ler as notícias de um fato importante que ocorreu. Isso fazia com que esse tipo de publicação perdesse audiência para outras mídias, como o rádio e a TV.

Atualmente, os portais de notícias podem ser ainda mais ágeis que o rádio e a TV, tendo em vista que a publicação nessas plataformas pode ser feita de forma instantânea. Com a produção de conteúdos mais próximos do dia a dia do leitor, se estabelecerá uma relação de proximidade com o público, que se sentirá mais à vontade para fazer uma assinatura.

Conteúdos que ajudam o leitor a entender o mundo

Ao trabalhar com essa classificação dos tipos de notícias, o redator se aprofunda em assuntos e acabamos por encontrar matérias maiores. No jornal SvD, por exemplo, se teve grande sucesso com relatórios detalhados sobre: como a Suécia será no ano de 2025 se a direita Sverigedemokraterna (Partido Democrata Sueco), ou outros partidos políticos, ganharem o controle.

O redator percebe um assunto que está sendo discutido e explora ele, de forma que entre em debates e questões que o leitor talvez não entrasse se lesse apenas a notícia, ele precisa ser levado mais a fundo.

O número de leitores é frequentemente menor que nos outros dois campos, mas a taxa de conversão entre aqueles que se interessam é alta porque o material não pode ser encontrado em outro lugar.

Conteúdo próximo aos interesses e identidade do leitor

Leitores de jornal esperam se informar sobre o mundo e sobre sua região, mas também desejam encontrar dicas sobre locais onde querem ir, sobre restaurantes, filmes, eventos, livros etc.

Normalmente, esse campo não converte muito, mas tem uma alta proporção de leitura “logada” e, por isso, é fundamental. É um campo importante para satisfazer às necessidades e expectativas de nossos assinantes, que tem o jornal como seu guia durante a semana e no fim de semana.

Os conteúdos locais também são muito interessantes de serem compartilhados nas redes sociais. Quando algo de relevante acontece em uma comunidade, as pessoas que fazem parte dela tendem a se engajar e compartilhar o material em seus canais próprios, como Facebook e WhatsApp.

Fatos imediatos

O factual está sempre entre os tipos de notícias que os leitores mais gostam e é por isso que investir nisso é importante para aumentar a sua quantidade de assinaturas. Como comentamos, as pessoas não querem e nem precisam mais esperar por horas ou dias para saber que algo aconteceu.

Por isso, os portais de notícias precisam ter sempre repórteres de plantão para fazer coberturas e reportagens de situações que estejam ocorrendo no momento. Editorias como a de polícia e de trânsito, por exemplo, têm fatos novos a todos os instantes e os jornalistas precisam ficar atentos a isso.

Eventos cronológicos

Entre os tipos de notícias, destacam-se os eventos cronológicos. A ideia é que os assuntos quase sempre sejam retomados, fazendo hiperlinks para que os leitores possam relembrar ou tomar conhecimento sobre determinado fato. Isso é bastante comum quando um assunto “rende” na mídia. Podem ser criados, inclusive, matérias especiais com toda a cronologia de determinado acontecimento.

Conteúdos apelativos

Por mais que o termo “apelativo” possa lembrar o jornalismo sensacionalista, nem sempre tal ligação existe. É possível criar notícias apelativas, ou seja, que chamem a atenção do leitor, sem ferir a ética jornalística.

Existem casos que repercutem muito e que as pessoas querem se informar sobre cada acontecimento. Exemplo disso é o assassinato da menina Isabela Nardoni, que ganhou repercussão nacional.

Na época, os veículos de comunicação precisavam correr para informar às pessoas sobre tudo o que estava acontecendo. Tais notícias são apelativas, mas não precisam representar a falta de ética. Informe da maneira correta e conquiste a audiência e mais assinaturas com esse tipo de publicação.

Os leitores querem pagar por qualidade

Ao conhecer os tipos de notícias e, por fim, implementá-las em seu jornal, o SvD teve que se adaptar de forma que precisasse aumentar sua equipe de redação, ter editores que fossem responsáveis por diferentes áreas e uma comunicação impecável entre o time de levantamento de dados e toda a redação.

Todas essas mudanças valeram a pena, pois só nos últimos três anos o número de novos assinantes do SvD subiu cinco vezes mais e as taxas de leitura e conversão registradas aumentaram.

Os leitores querem pagar pela qualidade, a tecnologia, os formatos e a forma como os jornais relatam as notícias. Formas essas que ainda podem mudar muito no futuro. Devemos focar naquilo que nos torna únicos, no enorme fluxo de informações, no esforço jornalístico adequado e na demanda pelo que fazemos.

Compreender sobre os tipos de notícias que os leitores estão dispostos a pagar é relevante. Isso se justifica porque, tendo esse conhecimento, você poderá investir em novas modalidades de assinaturas, como o paywall.

Baixe agora o nosso e-book “Paywall: entenda tudo sobre essa solução” e tire as suas dúvidas sobre o tema. Você encontrará informações e dicas valiosas que poderão ser aplicadas no seu jornal.

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