Blog / Publicação Digital / Tecnologia na sala de aula: os benefícios da digitalização
Digitalização de conteúdo

Tecnologia na sala de aula: os benefícios da digitalização

Atualmente, a tecnologia digital está presente em quase todos os ramos e empreendimentos humanos, como na segurança do trabalho, nos comércios, nos jornais, nas empresas de transporte, no setor de alimentação e delivery. Em relação ao ambiente educacional, isso não poderia ser diferente.

O uso da tecnologia na sala de aula pode trazer muitos benefícios, já que promove o senso de coletividade e favorece o compartilhamento de informações para o público engajado no processo educacional.

Então, se você deseja conhecer quais são os benefícios do uso da tecnologia no ambiente educacional e encontrar artifícios para utilizá-la, acompanhe o conteúdo que preparamos. Será um momento de aprendizado!

Quais são os benefícios da tecnologia na sala de aula?

Como dito anteriormente, a tecnologia já faz parte de quase todos os ramos do mercado. Por isso, não há como evitar o trabalho com essa ferramenta, já que faz parte da realidade de muitas pessoas, principalmente, dos jovens.

Assim, é preciso educar, informar e desenvolver aspectos que farão o seu uso cada vez mais equilibrado e consciente. Veja, a seguir, os benefícios do bom trabalho com a tecnologia em sala de aula.

Promove o engajamento

O trabalho com a tecnologia proporciona mais engajamento por parte dos alunos, pois levanta questões que fazem parte da realidade social desse público. Por exemplo, há um gênero na mídia social que muitas crianças têm contato desde cedo: os youtubers.

Quando o dirigente da turma trabalha a produção de vídeos voltada para literatura, por exemplo, os alunos descobrem um mundo de possibilidades de leitura e de produção de conteúdo. Esse projeto despertaria o interesse dos discentes para outras áreas produtivas da crítica literária.

Reduz os custos

Outro fator positivo proporcionado com o trabalho tecnológico em sala de aula é a redução de custos. Isto é, se uma escola opta pelo uso de sistemas de informação e redes de compartilhamento, ela agiliza a execução de determinados processos, e o uso de papéis ou tinta de impressoras tornar-se-ia cada vez mais raro.

Outro aspecto positivo é o uso de projetores para as aulas. É possível economizar material para a escrita no quadro ou folhas que seriam distribuídas aos alunos. Além disso, as aulas seriam mais dinâmicas, pois o uso de imagens, quadrinhos ou charges seria menos limitado e o professor poderia adequar o melhor conteúdo para atingir o seu objetivo.

Possibilita uma abordagem multidisciplinar

A possibilidade do aprender por meio da descoberta é uma tarefa motivadora e agradável. Os alunos se tornam protagonistas e pensadores capazes de resolver problemas, lidando com diferentes perspectivas em uma aula na qual o professor pode navegar por jornais, filmes, livros ou artigos que ativam a consciência crítica e a expansão do conhecimento.

É dessa forma que a tecnologia é capaz de oferecer um ambiente com múltiplas possibilidades de interpretações, e, dessa maneira, os alunos podem conhecer, distinguir e respeitar as diferenças linguísticas, ambientais, geográficas ou culturais.

Enseja o letramento digital

O acesso aos meios digitais é muito aberto hoje em dia. Portanto, é necessário pontuar que a educação tecnológica também deve ser voltada para o letramento digital e a conscientização do aluno quanto às possibilidades do mundo virtual e aos seus riscos.

Além disso, os professores diretores também serão favorecidos. Com publicações digitais, todos poderiam ter controle sobre o conteúdo oferecido em sala, as marcações de reuniões, atas ou outras burocracias as quais seriam agilizadas por meio de um bom sistema de divulgação.

Como as publicações digitais fazer parte desse processo?

As publicações digitais, além de serem um meio eficaz de comunicação, é uma ferramenta que levanta o sentimento de coletividade na escola, já que promove o compartilhamento de interesses e objetivos.

O uso dessa tecnologia em sala de aula, portanto, permite a elaboração de conteúdos mais sintonizados entre professores e alunos, fazendo que o processo educacional se manifeste por meio de um ensino híbrido e com as possibilidades de integração escolar alinhadas às demandas sociais dos estudantes nesse setor.

E então, notou a importância de abordar a tecnologia na sala de aula? Se você quer conhecer melhor esse assunto e vivenciar esses benefícios, entre em contato conosco. Estamos disponíveis para ajudar!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!