Blog / Publicação Digital / Streaming: entenda o que é e por que o modelo de negócio faz tanto sucesso
streaming-entenda-o-que-e-e-por-que-o-modelo-de-negocio-faz-tanto-sucesso

Streaming: entenda o que é e por que o modelo de negócio faz tanto sucesso

Talvez você não saiba responder o que é streaming, mas é bem provável que já tenha assistido a um filme no Netflix ou ouvido músicas no Spotify, não é mesmo? Esses serviços são populares e um exemplo do que estamos falando.

Quer saber o porquê de esse modelo de negócio fazer tanto sucesso? Basta seguir a leitura e explicaremos para você! Também comentaremos sobre como canais tradicionais estão se adaptando a essa nova realidade.

Afinal, o que é streaming?

Streaming nada mais é que a tecnologia que nos possibilita acessar conteúdos online, sem que seja necessário fazer download dos arquivos. Assim sendo, é possível assistir a filmes e séries, bem como ouvir músicas e podcasts, sem ter a necessidade de baixar os materiais anteriormente.

Serviços de streaming, como o Netflix e o Spotify, se tornaram bastante populares. A tecnologia também fez com que a pirataria caísse de forma significativa. Como os custos de assinatura são acessíveis, vale mais a pena pagar pelo acesso a uma plataforma de filmes do que baixar vídeos de forma ilegal.

Por que os consumidores preferem esse modelo para acessar conteúdos?

Uma pesquisa publicada na revista Isto É Dinheiro mostra que nove em cada dez pessoas usam serviços de streaming no Brasil. O estudo também mostra que a Netflix é líder absoluta nesse segmento em nosso país, sendo acessada por 94% dos usuários entrevistados.

As justificativas para a preferência por esse tipo de serviço são muitas. Veja, a seguir, as principais delas!

Praticidade

É muito prático usar os serviços de streaming, uma vez que basta ao usuário ter um dispositivo com acesso à internet. Além disso, os conteúdos podem ser visualizados ou ouvidos em qualquer horário do dia ou da noite. É o assinante quem escolhe quando e o que quer acessar.

Preços baixos

Não é muito caro para assinar os serviços de streaming. Os preços variam de acordo com os planos contratados, mas geralmente não se ultrapassa os R$30. Assim sendo, não é preciso dispor de muito dinheiro para acessar os conteúdos.

Variedade de conteúdos

Nas plataformas de streaming há conteúdos para todos os gostos. No Spotify, por exemplo, há playlists de artistas dos mais diversos gêneros da música. O serviço de áudio também oferece podcasts, que são uma espécie de programa de rádio, que falam sobre os mais variados temas.

Como canais tradicionais têm se adaptado ao formato para se manterem relevantes?

Os canais tradicionais, como as grandes emissoras de TV, estão se reinventando para acompanhar essa nova tendência de mercado. A Rede Globo, por exemplo, já lançou a sua própria plataforma de streaming, o Globoplay.

Os assinantes do Globoplay, além de terem acesso a conteúdos exclusivos para a plataforma, também podem acompanhar os programas e novelas da emissora sob demanda. Não é mais preciso esperar o horário para assistir algo na TV!

Entender o que é streaming é importante não só como consumidor, mas também como estrategista de comunicação. Quem trabalha nessa área precisa considerar as novas plataformas como opção para veicular anúncios e produzir conteúdos, por exemplo.

Siga nossas redes sociais e acompanhe mais materiais interessantes! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!