Blog / Publicação Digital / Seu plano de negócios já contempla a migração para o digital?
Como definir o seu plano de negócios para Jornais e Revistas

Seu plano de negócios já contempla a migração para o digital?

Um novo ano está iniciando, e para que o seu jornal ou revista comece com o pé direito em 2019, reestruturar o plano de negócios da empresa é fundamental. Deve ser verificado o que precisa ser modificado na organização e quais são as estratégias que precisam ser desenvolvidas para que se obtenha uma boa lucratividade.

O jornalismo tem se modificado muito nos últimos anos e o meio digital tem se mostrado como uma das principais formas para que as empresas da área sobrevivam. Prova disso é que muitas publicações impressas foram encerradas em 2018.

É por isso que o seu plano de negócios precisa contemplar a migração para o digital. Confira, a seguir, dicas para desenvolver o planejamento empresarial para 2019 e como incluir o digital!

Dicas para fazer um plano de negócios no jornalismo

O plano de negócios no jornalismo segue os mesmos preceitos das empresas de outras áreas. Para que você possa executá-los, listamos uma série de dicas. Veja!

Powered by Rock Convert

Faça uma análise de mercado

É preciso que você faça um estudo do mercado em que a sua empresa jornalística atua. Aqui, pode ser incluído o estudo de clientes, a análise de concorrentes, verificação dos contratos com fornecedores etc.

Se os clientes já não têm o hábito de adquirir jornais impressos, por exemplo, você precisa encontrar outras plataformas de publicação de conteúdo, como desenvolver um aplicativo.

Crie um plano de marketing

Para que o seu jornal ou revista seja mais lido e para que sejam vendidas assinaturas impressas ou digitais, deve-se estruturar um plano de marketing adequado.

Saiba quem é o seu público, utilize as redes sociais e produza campanhas publicitárias que deem brindes para quem assinar o periódico, entre outras ações.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Estruture o seu plano operacional

O plano operacional inclui a estrutura física e os processos realizados pelo seu jornal. Cabe aqui revisar a quantidade de repórteres, editores, designers e outros profissionais que o seu jornal tem no quadro de funcionários.

Assim, pode ser analisado se a contratação de mais trabalhadores é necessária ou não, por exemplo.

Verifique o planejamento financeiro do negócio

Como está o faturamento da sua empresa jornalística? Você está lucrando bem ou precisa implantar outras formas de gerar renda? Implantar o paywall ou a publicidade nativa são ações que podem ser desenvolvidas para injetar mais dinheiro no negócio.

A importância de contemplar a migração para o digital no plano de negócios

O jornalismo digital caiu no gosto popular e hoje é muito comum que as pessoas utilizem seus smartphones e tablets para ler notícias, reportagens e outros conteúdos jornalísticos. Por isso, caso ainda não atue nessas plataformas, não deixe de contemplá-las em seu planejamento.

Ao fazer um plano de negócios, portanto, as empresas jornalísticas precisam levar em consideração a migração para o meio digital. Para isso, podem ser desenvolvidos aplicativos, portais de notícias, entre outras soluções que parceiros especialistas em tecnologia para o mercado editorial podem propor.

Temos um e-book que pode ajudá-lo a compreender mais sobre esse assunto. Baixe agora mesmo “O guia definitivo de publicação digital”.

Powered by Rock Convert

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!