Blog / Cases de Sucesso / Senar adota acessibilidade de voz em aplicativo desenvolvido pela empresa gaúcha Maven
Senar lança aplicativo desenvolvido pela Maven

Senar adota acessibilidade de voz em aplicativo desenvolvido pela empresa gaúcha Maven

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, conhecido como Senar, foi fundado em 1991 com o objetivo de proporcionar mudanças de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros.

A organização oferece ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.

Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural. 

O Senar atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos com suas 27 Administrações Regionais que promovem cursos e capacitações em aproximadamente 300 profissões do meio rural. 

O Senar é uma escola que tira a tecnologia das prateleiras para levar ao campo. E foi na busca de novos parceiros para ampliar ainda mais o atendimento das necessidades de formação e qualificação no campo que o caminho da organização se cruzou com a Maven.

Projeto Maven e Senar

Com o uso da solução MavenApp, o Senar passa a levar uma experiência única e interativa para seus usuários que agora possuem na palma da mão 170 cartilhas virtuais para uso nos treinamentos de produtores e trabalhadores rurais.

Pesquisas apontam que o acesso por voz vem ganhando destaque entre os usuários, pois possibilita que pessoas que possuam alguma limitação – seja ela cognitiva, visual ou motora – possam usufruir de uma  funcionalidade adaptadas ao seu contexto. 
Tendo como um de seus princípios a inclusão social de pessoas do meio rural, a preocupação com a acessibilidade dentro de seu aplicativo surgiu de forma natural. Assim, além das diversas funcionalidades do MavenApp utilizadas pelo Senar, para fornecer a melhor experiência para seus alunos, surgiu um novo desenvolvimento para funcionalidades de Busca de Conteúdo por Voz e Leitura do Conteúdo por Voz.

Com as novas funcionalidades oferecidas no MavenApp do Senar, torna-se possível efetuar a busca de edições e/ou conteúdos utilizando um simples comando de voz onde o sistema captura as palavras mencionadas pelo usuário e exibe na tela as informações referente ao desejado.

“De forma ágil e prestativa, a Maven possibilitou a disponibilização das cartilhas do Senar em um aplicativo que trouxe diversos benefícios para os produtores rurais, como busca e leitura por voz, além da possibilidade de leitura off-line. Dessa forma conseguimos disponibilizar para o produtor rural na palma da sua mão o conteúdo de mais de 170 cartilhas.” disse Fabíola Bomtempo, coordenadora de produção e distribuição de materiais instrucionais do Senar

Para aqueles que optarem, está disponível também a utilização de opções como “Leitura da Página” ou “Leitura da Edição Completa” por voz. Assim é executado o comando e o usuário poderá escolher se deseja ouvir as informações existentes em uma determinada página ou a edição inteira de forma automática.

Simples e fácil de baixar! Além da possibilidade de ouvir a cartilha, atendendo as necessidades de todos!” declarou um dos usuários da plataforma.

O aplicativo que já está disponível para download gratuito nas lojas Play Store e Apple ultrapassou 5 mil downloads em 10 dias de lançamento e tem como uma das vantagens a possibilidade de acessar o conteúdo no formato offline após ser baixado em seu dispositivo mobile. 

“Isso permite a consulta ao material sem a necessidade de conexão à internet caso a pessoa esteja no meio rural e precise tirar dúvidas sobre determinado assunto”, explica Fabíola Bomtempo.

Quer conhecer o app Coleção Senar de Cartilhas? Siga o passo a passo:

  1. Na loja do seu sistema operacional (Google Play ou Apple Store) 
  2. Pesquise por Estante Virtual Coleção Senar 
  3. Baixe para o celular 
  4. Realize seu cadastro, crie login e senha. Pronto, pode começar a usar!

Você também quer tornar seu aplicativo mais acessível? Saiba como a Maven pode te ajudar!

Sobre a Maven

Sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a empresa projeta soluções multiplataformas pensando no usuário final, com objetivo de entregar a melhor experiência em cada etapa da jornada do usuário que consome conteúdo no formato digital. 

Especializada no atendimento à Jornais, Revistas e Instituições Públicas, levando a publicação de conteúdo digital de forma acessível a toda população, a Maven conta com clientes como Grupo RBS, Folha de São Paulo, Correio do Povo, TCU, Tribunal de Justiça do RS, entre outros.

Sobre os fundadores

Aline Deparis: CEO da Maven, empreendedora nata que soma mais de 15 anos de experiência com foco no setor de TI. Membro do Conselho Fiscal do iColab, já foi presidente (2020) do CETI-RS, bem como uma das principais associações do setor de tecnologia da informação, a Assespro-RS no biênio 2019/2020.

Marison Souza: CTO da Maven, arquiteto de softwares com vasta experiência em projetos de alta complexidade, segurança e inovação, tendo sido responsável por projetos importantes em empresas e órgãos como TSE, Grupo RBS, TCU, entre outros. Possui conhecimento em tecnologias OpenSource, atuando no mercado de desenvolvimento, pesquisa, criação e arquitetura de sistemas há 17 anos.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

Comments are closed.