Blog / Publicação Digital / Segurança e privacidade na internet: conheça mais sobre o tema!
seguranca-e-privacidade-na-internet-conheca-mais-sobre-o-tema

Segurança e privacidade na internet: conheça mais sobre o tema!

A Internet se tornou o maior meio de difusão e troca de dados, informações e notícias. Assim, com a transformação digital cada vez mais presente nos meios de comunicação, um dos maiores desafios é entender como a segurança e a privacidade na internet devem ser tratadas pelos jornais e revistas.

Talvez essa seja uma das perguntas mais inquietantes e amplamente discutida atualmente. Então, que tal conhecer mais sobre o tema e ainda aprender a como proteger sua empresa na internet? Confira tudo sobre segurança e privacidade no post de hoje!

Mas afinal, o que é segurança e privacidade na internet?

Há muitos criminosos especialistas em interceptar dados na internet que, caso roubados e vazados, podem gerar um grande prejuízo para as empresas, afetando sua imagem no mercado. O vazamento também colocaria em risco as informações sobre os seus parceiros e clientes.

Isso mostra o quanto as empresas estão vulneráveis, por isso, precisam adotar estratégias eficientes para se protegerem. Assim, podemos entender que segurança e privacidade na internet são todos os cuidados que a empresa pode adotar para evitar os ataques dos cibercriminosos.

Mas você sabe quais são os riscos oferecidos pela internet? Os criminosos cibernéticos roubam informações ou identidades, corrompem dados ou atacam sistemas. Eles fazem isso para roubar dinheiro, vender dados pessoais ou prejudicar a reputação de uma pessoa ou marca.

No entanto, a preocupação dos meios de comunicação vai além disso. Eles precisam aprender a lidar com a privacidade ao captar dados sobre os leitores para criar conteúdos exclusivos ou fazer propaganda. Pois, se o jornalismo de dados não for feito corretamente, pode violar a privacidade dos usuários.

Então, como um jornal e revista pode garantir a segurança e a privacidade na internet? Confira algumas dicas a seguir!

Como garantir a segurança e a privacidade no meio cibernético?

Agora que você já entendeu a importância de investir em segurança e privacidade na internet, na hora de criar conteúdos e utilizar a web, confira como garantir que o meio cibernético seja realmente seguro.

Priorize conexões seguras ao enviar informações

Quando compartilhar informações na web, utilize somente as páginas com conexão segura. Elas possuem a sigla HTTPS em sua URL, o que significa que as informações acessadas e enviadas não podem ser roubadas por terceiros.

Use a criptografia de dados

Para aumentar a confidencialidade das informações compartilhadas, seja por meio das mensagens instantâneas ou e-mails, utilize uma tecnologia de criptografia de dados. Isso impede que a comunicação seja interceptada por criminosos e evita transtornos para você e seus parceiros comerciais.

Proteja as suas contas com senhas

Algumas pessoas têm o costume de usar senhas fracas e, até mesmo, repeti-las em diversas contas. Evite fazer isso! O ideal é utilizar senhas seguras e longas para cada conta. Você pode contar com um gerenciador de senhas para não esquecê-las.

Faça coleta de dados de forma ética

Levando em consideração o poder de alcance da internet, é comum vermos as empresas utilizarem informações sobre os leitores para personalizar a comunicação. Portanto, ao adotar essa estratégia insira um aviso sobre cookies em seu portal de notícias.

Respeite a privacidade alheia

Antes de compartilhar uma notícia no seu portal de notícias ou nas redes sociais, seja cuidadoso. Não divulgue imagens ou mensagens sem autorização, nem informações sobre ações, hábitos e rotinas que podem comprometer a segurança das pessoas e de outras empresas.

Com podemos ver, a segurança e a privacidade na internet nunca foi um assunto tão preocupante quanto atualmente. Por isso, as empresas precisam adotar estratégias eficientes para se protegerem na hora de utilizar a web, captar dados e compartilhar conteúdos jornalísticos.

E aí, como você protege os dados em sua empresa? Como você está se preparando em relação às tecnologias que impactam o seu negócio? Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira como a inteligência artificial está mudando a comunicação e a mídia.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!