Blog / Publicação Digital / Saiba o que é conteúdo gerado pelo usuário e sua força no digital

Saiba o que é conteúdo gerado pelo usuário e sua força no digital

Quem trabalha com jornalismo sabe que produzir materiais relevantes é um dos principais desafios diários para impactar os leitores e fazer com que sigam se interessando por um jornal ou portal de notícias.

Porém, na contemporaneidade, também é importante dar valor ao conteúdo gerado pelo usuário. Afinal, o leitor agora é ativo e pode contribuir com a produção dos veículos midiáticos.

Continue a leitura e entenda sobre a força desse tipo de interação nos meios digitais!

O que é o conteúdo gerado pelo usuário?

Também conhecido pelo termo em inglês “user generated content”, o conteúdo gerado pelo usuário nada mais é do que materiais produzidos pelos leitores de um jornal.

Tratam-se de comentários deixados em uma publicação, opiniões que acompanham compartilhamentos nas redes sociais, envio de fotos e vídeos de eventos ou acontecimentos etc.

De que forma esse conceito ganha força no meio digital?

Não é de hoje que o conteúdo gerado pelo usuário tem importância para o jornalismo. Antigamente, antes da popularização da internet, era comum que jornais e revistas tivessem uma seção para publicar textos e opiniões enviados por cartas pelos leitores.

Na era digital, no entanto, o usuário passou a ser muito mais empoderado. Com os smartphones, qualquer pessoa pode produzir conteúdo e interagir com os veículos de comunicação em tempo real.

Veja, a seguir, algumas formas que garantem a força do conteúdo gerado pelo usuário no meio digital!

Fornecendo material para futuras promoções e ideias

Os comentários deixados pelos leitores nas redes sociais de um portal de notícias podem dar ideias para novas reportagens a serem produzidas, por exemplo.

Dando mais credibilidade

Quando um leitor envia fotos ou vídeos de um acontecimento que presenciou (como um fenômeno da natureza) e esses materiais são publicados no portal, a credibilidade do jornal aumenta.

Isso porque os leitores verão que as imagens foram enviadas por alguém que está na mesma posição que eles. De tal modo, não se sentirão enganados ou manipulados, algo que é muito comum por conta da grande quantidade de fake news que são espalhadas atualmente.

Gerando mais engajamento com o público e promovendo a propagação da marca

Quando um veículo de comunicação instiga os seus usuários a produzirem conteúdo, há mais engajamento com o público. De tal maneira, há mais conhecimento e confiança no jornal, que pode até aumentar a quantidade de assinaturas.

Necessitando de baixo investimento

O investimento para a produção de conteúdo do usuário é praticamente zero. Além disso, há diminuição de gastos quando se tem parcerias com a comunidade. Se um leitor envia uma foto, por exemplo, não é preciso que o jornalista se desloque até o local para registrar uma ocorrência.

O que um veículo pode fazer para incentivar o conteúdo gerado pelo usuário?

São diversas as maneiras que um jornal tem para incentivar o seu público a gerar conteúdos. É possível fazer chamadas nas redes sociais, convidando os leitores a deixarem opiniões sobre as notícias e reportagens publicadas, por exemplo.

Também é uma boa prática promover concursos e promoções, como de produção de textos literários ou de fotografias sobre determinado assunto ou data festiva. Assim, os mais interessantes podem ser publicados em seu portal ou jornal impresso.

Sem sombra de dúvidas, o conteúdo gerado pelo usuário é relevante e tem cada vez mais força no meio digital. Por isso, não deixe de incentivá-lo entre os leitores do seu jornal.

Quer compartilhar algo sobre este assunto conosco? Sinta-se à vontade para utilizar o espaço de comentários!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!