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Saiba agora como vender mais assinaturas do seu jornal ou revista

O mercado de mídia impressa tem sofrido queda de faturamento nos últimos anos, por causa da diminuição da assinatura de jornal e revista que, apenas em 2016, perderam 123.932 consumidores. Com isso, vender mais assinaturas torna-se um grande desafio.

Além disso, as empresas também estão enfrentando problemas na queda de faturamento com publicidade. A diminuição da audiência com a crise econômica fez com as empresas cortassem verbas com marketing. A Editora Abril, por exemplo, registrou uma queda de 15% nas receitas publicitárias.

Mesmo com um cenário que possa parecer pessimista, o mercado tem se atualizado e testado novas formas de melhorar os resultados. Neste artigo, vamos mostrar algumas maneiras de aumentar a venda de assinatura de jornal ou revista. Confira!

Aumente as plataformas no online

Quase metade da população brasileira, cerca de 49%, utiliza a internet como principal meio para manter-se informada, contra apenas 12% que preferem jornais e 1% que preferem revistas.

Com isso, percebemos que o público está online e que a melhor maneira de conseguir atingi-lo é se comunicando dentro do seu ambiente. Portanto, ampliar o conteúdo do impresso para o digital é fundamental para aumentar a audiência e poder aproveitar novas formas de rentabilidade.

O online, por não ter barreiras geográficas, pode tornar suas publicações acessíveis para vários leitores sem aumento no custo de produção. Assim, cada notícia pode ser uma porta de entrada para novos usuários e acessos, aumentando a visibilidade do seu conteúdo.

Google, redes sociais e o compartilhamento dos próprios usuários ampliam seu ecossistema de atuação. Oferecer uma assinatura digital pode ser uma ótima oportunidade para manter os clientes tradicionais que estavam abandonando o jornal devido ao custo do impresso.

Expanda o seu negócio para o mercado mobile

O mercado mobile é o que mais cresce no mundo e no Brasil, representando uma grande oportunidade para vender mais assinaturas do seu jornal ou revista. Como isso é possível?

Por meio da criação de sites ou blogs responsivos. Ou seja, são páginas que se adaptam automaticamente à tela dos dispositivos móveis pelos quais o seu portal está sendo acessado. Assim, o carregamento das páginas é mais rápido, melhorando a experiência do usuário.

Outra maneira de adotar o mobile é por meio de aplicativos. Com eles, os usuários têm acesso às informações mais facilmente já que o app está direto na tela do celular. Isso ajuda a reter mais leitores.

Crie uma rede entre os conteúdos online e offline

Para uma estratégia de sucesso, é fundamental que as plataformas estejam conectadas. A ideia é criar uma rede de conteúdo que agregue valor ao usuário e o mantenha fiel aos seus veículos de comunicação.

Uma reportagem no jornal impresso pode comunicar aos leitores que há um material de vídeo complementar no site da empresa, por exemplo. Bem como uma notícia online pode divulgar alguma publicação exclusiva que sairá na próxima edição impressa.

Outra maneira de unir as duas versões é realizar um combo com desconto para quem compra as duas versões, ou até mesmo fechar parcerias entre revistas e jornais para aumentar as vendas. Se preferir, também pode mostrar as vantagens financeiras de assinar o jornal ou a revista em vez de comprá-lo(a) individualmente.

Ofereça assinatura de jornal grátis ou com valor simbólico temporariamente

A mescla entre plataformas permite que sejam feitos experimentos para garantir mais acesso dos leitores. Uma estratégia interessante é oferecer os primeiros meses da assinatura de jornal ou revista grátis ou alguns acessos gratuitos na versão online.

Essa é uma boa oportunidade para mostrar o que você tem a oferecer para os leitores. Além disso, é possível utilizar essa estratégia em épocas específicas, como o aniversário do jornal.

Outra opção é vender seus conteúdos por um preço menor, com um valor simbólico por um determinado tempo. Desse modo, você será capaz de conquistar os leitores. Afinal, o custo da produção para a internet é menor do que os gastos com impressão e distribuição offline. O jornal americano The New York Times já atingiu 1,3 milhão de assinaturas de jornal digital ao colocar em prática esse tipo de ação promocional.

Crie promoções e cupons

Os consumidores adoram promoções e essa já é uma das estratégias mais tradicionais das grandes mídias impressas. Com o auxílio de outras plataformas, como as redes sociais, por exemplo, essas ações podem ser exploradas. Isso amplia a participação para outros canais e traz novos usuários.

A melhor maneira é recompensando o assinante com produtos e serviços digitais complementares ao que você oferece. Com a internet, também aumentam os meios de mensurar os resultados e mostrar aos anunciantes e parceiros o volume de visibilidade que você está agregando.

Então, aproveite essas ideias e realize parcerias para a distribuição de brindes e aproveite a chance de atrair mais anunciantes para o seu jornal ou revista.

Foque em oferecer um bom conteúdo

Os veículos de mídia impressa saem na frente de outras fontes de informação online porque já possuem credibilidade no mercado. Portanto, podem resolver uma das principais inseguranças do leitor online, que é confiar nas fontes das publicações.

Segundo o Ibope, em notícia divulgada pela Uol, 66% dos entrevistados consideram os jornais e revistas como meios de comunicação mais confiáveis. Então, para continuar mantendo essa credibilidade, produza conteúdos úteis com fontes seguras.

O consumidor precisa entender o valor de ser seu assinante, com conteúdo exclusivo, prioridade no recebimento ou leitura de certas matérias e promoções, múltiplas plataformas para consumir as publicações, entre outros benefícios.

Facilite as formas de pagamento

Os pagamentos recorrentes já facilitam muito a adesão ao serviço. Para melhorar a experiência de seus leitores, você também pode oferecer várias opções de pagamento.

Uma delas é por meio do Paypal. O plano de assinatura do serviço pode ser mensal, semestral ou anual. Também ofereça opções para pagamento com cartões de crédito, débito automático em conta corrente ou boleto bancário.

Ao aumentar as possibilidades de realizar pagamentos, você cria oportunidades para que pessoas com diferentes perfis de compra venham a aderir o seu serviço, aumentando a sua base de clientes.

Melhore a sua oferta de peças publicitárias

Além de investir na qualidade dos conteúdos da sua matéria jornalística, você também deve pensar no conteúdo das peças publicitárias. Isso ajuda a vender melhor o seu produto e dos seus anunciantes também.

Portanto, pense em títulos e subtítulos criativos que atraiam a atenção dos leitores e estimulem o interesse deles pela mensagem. Também utilize imagens de qualidade nos anúncios e acrescente o logotipo da marca que está promovendo o produto.

Não há dúvidas de que o mercado de mídia impressa passa por dificuldades. No entanto, é nesse momento que surgem inovações e oportunidades de crescimento. A crise estimula a capacidade de se reinventar, e é esse caminho que deve ser seguido pelos profissionais do setor.

Teste novas formas de assinatura de jornais e revistas digitais, explore formatos de rentabilidade, estude os seus consumidores e, principalmente, crie conteúdo de qualidade. Com esses passos, as chances de vender mais assinaturas serão muito maiores.

Gostou das dicas que apresentamos? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e divulgue como o mercado está trabalhando para aumentar as receitas.

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