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Saiba agora como vender mais assinaturas do seu jornal ou revista

O mercado de mídia impressa tem sofrido queda de faturamento nos últimos anos. O principal problema está na diminuição da assinatura de jornal e revista que, apenas em 2016, perderam 123.932 consumidores.

Principais empresas do setor estão enfrentando essa dificuldade não apenas devido à perda de assinantes dos veículos, mas também pela queda de faturamento com publicidade. Associando a diminuição da audiência com a crise econômica que cortou verbas de marketing das empresas, a Editora Abril, por exemplo, registrou queda de 15% nas receitas publicitárias.

Mesmo com um cenário que possa parecer pessimista, o mercado tem se atualizado e testado novas formas de melhorar os resultados. Neste artigo, vamos mostrar algumas maneiras de aumentar a venda de assinatura de jornal ou revista. Confira!

Aumente as plataformas

A internet é usada como meio de informação por 43% dos brasileiros, contra apenas 12% de jornais e 1% de revistas. O público está online, e a melhor maneira de conseguir atingi-lo é se comunicar dentro do seu ambiente.

Ampliar o conteúdo do impresso para o digital é fundamental para aumentar a audiência e poder aproveitar novas formas de rentabilidade. O online não tem barreiras geográficas e pode tornar suas publicações acessíveis sem aumento no custo de produção.

Cada notícia pode ser uma porta de entrada para novos usuários e acessos, aumentando a visibilidade do seu conteúdo. Google, redes sociais e o compartilhamento dos próprios usuários ampliam seu ecossistema de atuação.

Oferecer uma assinatura digital pode ser uma ótima oportunidade para manter os clientes tradicionais que estavam abandonando o jornal devido ao custo do impresso.

Crie uma rede entre os conteúdos

Para uma estratégia de sucesso, é fundamental que as plataformas estejam conectadas. A ideia é criar uma rede de conteúdo que agregue valor ao usuário e o mantenha fiel a seus veículos.

Uma reportagem no jornal impresso pode comunicar aos leitores que há um material de vídeo complementar no site da empresa, por exemplo. Assim como uma notícia online pode divulgar alguma publicação exclusiva que sairá na próxima edição impressa.

Ofereça assinatura de jornal grátis ou com valor simbólico por um tempo

A mescla entre plataformas permite que sejam feitos experimentos para garantir mais acesso dos leitores. Uma estratégia interessante é oferecer os primeiros meses da assinatura de jornal ou revista grátis ou com um valor simbólico.

Afinal, o custo da produção para a internet é menor do que os gastos com impressão e distribuição offline. O jornal americano The New York Times já atingiu 1,3 milhões de assinaturas de jornal digital utilizando esse tipo de estratégia.

Crie promoções e cupons

Os consumidores adoram promoções e essa já é uma das estratégias mais tradicionais das grandes mídias impressas. Com o auxílio de outras plataformas, essas ações podem ser exploradas de outra forma, recompensando o assinante com produtos e serviços digitais.

É possível ampliar a participação para outros canais e trazer novos usuários. Com a internet, também aumentam os meios de mensurar os resultados e mostrar a anunciantes e parceiros o volume de visibilidade que você está agregando.

Foque em oferecer um bom conteúdo

Os veículos de mídia impressa saem na frente de outras fontes de informação online porque já possuem credibilidade no mercado. Portanto, podem resolver uma das principais inseguranças do leitor online, que é confiar nas fontes das publicações.

O consumidor precisa entender o valor de ser seu assinante, com conteúdo exclusivo, prioridade no recebimento ou leitura de certas matérias e promoções, múltiplas plataformas para consumir as publicações, entre outros benefícios.

Não há dúvidas que o mercado de mídia impressa passa por dificuldades. No entanto, é nesse momento que surgem inovações e oportunidades de crescimento. A crise estimula a capacidade de se reinventar, e é esse caminho que deve ser seguido pelos profissionais do setor.

Teste novas formas de assinatura de jornal e revistas digitais, explore formatos de rentabilidade, estude os seus consumidores e, principalmente, crie conteúdo de qualidade. Com esses passos, as chances de crescimento do negócio são bem mais garantidas!

Gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e divulgue como o mercado está trabalhando para aumentar as receitas!

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