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Remarketing; Qual estratégia adotar para impactar novamente os seus clientes?

O remarketing (ou retargeting, em inglês) trata-se de realizar novamente uma ação de marketing para uma mesma pessoa. O objetivo de uma empresa com essa estratégia é gerar um impacto maior no cliente que demonstrou interesse em um determinado produto.

Na prática, existem diversas maneiras de alcançar um cliente que já se interessou ou até mesmo já consumiu um produto em sua base, incentivando-os a continuar o relacionamento tomando uma nova ação junto a empresa.

Dentre as opções de remarketing, podemos associar diversas ações, como:

  • E-mail lembrando um carrinho abandonado;
  • Promoção de algum produto pesquisado;
  • Novo conteúdo de um e-book;
  • Ações relacionadas a uma pesquisa respondida.

Logo, se um cliente interessado em um notebook novo visitou seu site mas abandonou o produto no carrinho, você pode enviar um conteúdo por e-mail lembrando-o das vantagens de trocar de equipamento.

A ideia por trás do remarketing acaba sendo bem simples. Partimos do pressuposto de que raramente um cliente fecha negócio em sua primeira pesquisa.

Salvo em raros casos, onde o consumidor já procura diretamente o que ele precisa e faz a aquisição, a maioria das pessoas passa um bom tempo pesquisando preços, especificações de produtos e outros detalhes antes de efetivamente fechar uma compra.

As ações de remarketing tem o objetivo de aproximar esse tipo de cliente na relação entre consumidor e marca, interagindo e garantindo que ele consuma de fato o produto, gerando receita para a empresa.

Como fazer uma campanha de remarketing?

O processo de remarketing é simples e muito similar ao processo do marketing convencional. O primeiro passo para tal é o planejamento estratégico.

É preciso identificar em que posição seu cliente se encontra para saber a melhor forma de abordá-lo. Para isso, é comum a utilização do funil de vendas, uma vez que ele permite identificar com uma maior clareza sua localização.

Quanto mais longe o cliente estiver do fundo do funil, mais você deve pensar antes de tomar uma decisão. Isso porque uma publicidade direta pode ser invasiva e afastar o cliente, o que não é o seu objetivo.

O ideal nestes casos é procurar interagir com o cliente para que ele se lembre de porque iniciou a pesquisa em sua loja e porque colocou os itens no carrinho. 

Dessa forma, ele começará a pensar novamente na negociação de uma gestão patrimonial ou qualquer outro serviço, podendo se decidir a fechar negócio.

Práticas ideais de remarketing

Agora que você entendeu as bases da operação, é preciso saber quais ações podem ser tomadas para conseguir encaixar essa técnica em seu relacionamento com o cliente, garantindo uma possibilidade maior de convertê-lo.

1 – Definindo o público-alvo

É importante estar atento para o público-alvo mais propenso a realizar ações com sua empresa. Se o perfil do cliente que encheu um carrinho e o abandonou foge de seu perfil padrão, você pode ter mais dificuldades de convertê-lo.

Por isso, empresas de entregas costumam definir seu público com antecedência, focando-se naqueles que têm mais garantia de sucesso, por exemplo.

Logo, o ideal é tentar encontrar pessoas que ainda estão interessadas no seu conteúdo através de elementos importantes que as definem como seu público-alvo, como hábitos e gostos.

Para conhecer melhor seus clientes, a utilização de redes sociais tem sido uma grande aliada, permitindo que você interaja diretamente com possíveis clientes e entenda seus padrões de consumo.

2 – Diversifique os canais

Esta etapa está diretamente ligada à anterior. Quando falamos de redes sociais, é fundamental pensar nestas plataformas como ferramentas de contato com seu público, principalmente pela proximidade que as redes permitem.

Quando você pensa em estratégias de remarketing, diversificar os canais que você pretende exibir o conteúdo torna-se importante. E-mail marketing, contatos diretos e a interação nas redes sociais podem ser excelentes formas.

A principal regra a se manter é não ser muito incisivo. Você pode interagir com o cliente normalmente, mas se parecer muito insistente, pode acabar soando de uma forma negativa, o que o afasta.

Por exemplo, caso você queira que alguém contrate o aluguel de espaço comercial que está oferecendo, o ideal é se fazer notar, mas não em excesso.

Considerações finais

O remarketing é uma importante estratégia de negócios, principalmente para gerar bons resultados a curto e médio prazo. Isso porque sua empresa acaba conseguindo conquistar clientes que estavam próximos de desistir da compra.

Qualquer empresa sobrevive de sua receita financeira, e você deve usar todas as suas ferramentas disponíveis para o crescimento deste fator para manter sua empresa sempre competitiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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1 Comment

  1. […] ser bastante prejudicial para o futuro de sua empresa. Por isso, é importante pensar sempre em estratégias que gerem […]

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