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O engajamento nas Redes Sociais é essencial para o sucesso da sua publicação digital

Redes sociais: uma experiência mais rica para seus leitores

Quem trabalha com comunicação precisa ter consciência de que não basta mais apenas noticiar fatos e publicar informações, como acontecia na época em que o jornalismo impresso predominava. Nos dias atuais, é fundamental que os veículos midiáticos invistam, por exemplo, nas redes sociais para proporcionar uma experiência mais rica para os seus leitores.

Mais do que um meio de distribuição de matérias e reportagens, as mídias sociais devem ser vistas como um canal aberto de comunicação entre o meio editorial e os seus leitores, ou seja, uma via que informa, mas que também recebe feedbacks.

Nos tópicos a seguir, vamos falar sobre como você pode aproveitar as redes sociais para oferecer uma experiência mais completa para os leitores do seu jornal. Confira!

Acompanhe as discussões nas publicações de notícias

As redes sociais permitem que os leitores opinem sobre as notícias e debatam entre si sobre aquilo que está sendo noticiado. O mais interessante é que você pode acompanhar essa discussão online e verificar as diferentes opiniões sobre um determinado assunto.

Muitas vezes, os debates podem ajudar, inclusive, no planejamento de pautas para publicações futuras. Isso porque, ao ler as opiniões de seus leitores, é possível identificar necessidades específicas por alguma informação mais completa, o que pode gerar novas ideias de reportagens ou matérias.

Valorize o feedback dos leitores

O Facebook, por exemplo, permite que as pessoas enviem mensagens de duas maneiras: de modo particular (por inbox) ou público (nos comentários), seja nas publicações, seja no espaço destinado para avaliações.

É importante que você valorize o feedaback deixado pelos leitores nesses espaços, mesmo que sejam mensagens negativas, pois assim você poderá aperfeiçoar o seu trabalho cada vez mais.

Traga conteúdo diferenciado para as redes sociais

O Facebook, a rede social mais utilizada no mundo, se destaca por comportar conteúdos em praticamente todos os tipos de formato: texto, fotos, incorporação de links, vídeos, GIFs etc.

Isso possibilita que as notícias sejam publicadas de maneira diferenciada, chamando a atenção dos seguidores. É possível, por exemplo, fazer transmissões ao vivo de eventos regionais, de modo que as pessoas possam acompanhar em tempo real o que está acontecendo.

Promova o engajamento

Em seu jornal ou revista online, você pode utilizar uma técnica chamada de CTA nas publicações. Sigla em inglês para “Call To Action”, essa metodologia consiste na ideia de convidar o usuário do site para uma ação.

Deixar um comentário no post, compartilhar uma publicação em seus perfis pessoais, enviar a notícia para amigos por e-mail ou via WhatsApp… Todos esses são exemplos de CTAs, que podem ser trabalhados nas chamadas das redes sociais para que as pessoas se engajem com as publicações.

Desse modo, os visitantes da página se tornam promotores do seu jornal, que estreita o relacionamento com o público e passa a ter mais visualizações.

Crie laços fortes com o público

A estudiosa das redes sociais Raquel Recuero é um dos principais nomes quando se fala desse assunto no meio acadêmico. Em um dos seus livros, “Redes sociais na internet”, a autora trabalha com a ideia de laços fortes e laços fracos.

De acordo com essa metodologia, não basta ter muitos seguidores nas redes, pois isso caracteriza laços fracos, ou seja, de pouca relevância. Muitas vezes, portanto, é mais válido ter menos seguidores, mas manter com eles uma relação estreita, o que gera laços fortes, ou seja, um relacionamento real.

Agora que você já sabe sobre a importância das redes sociais no jornalismo, que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Descubra também 5 dicas para entregar a notícia antes da concorrência!

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