Blog / Portais de Notícia / Quanto custa criar um aplicativo para divulgar notícias?

Quanto custa criar um aplicativo para divulgar notícias?

Afinal, quanto custa um aplicativo para divulgar notícias de um jornal ou revista? Essa é uma pergunta que muitos jornalistas ou proprietários de veículos de comunicação se fazem quando falamos em mídia móvel.

No entanto, não existe uma resposta pronta. Não podemos afirmar que um aplicativo custa X ou Y reais, pois tudo varia da demanda de trabalho que a empresa desenvolvedora terá para entregar os resultados que você deseja com a tecnologia.

Para compreender melhor essa situação, é necessário que você entenda o que está por trás do desenvolvimento de um aplicativo — e é sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

Ubiquidade no jornalismo

A primeira coisa que se deve ter em mente quando for desenvolver um aplicativo para portais de notícias é o conceito de ubiquidade no jornalismo.  No dicionário, essa palavra tem o seguinte significado: “fato de estar ou existir concomitantemente em todos os lugares, pessoas ou coisas”.

É isto que significa ser ubíquo: estar presente em qualquer local. Sendo assim, com um aplicativo, as pessoas poderão ter acesso ao conteúdo que você desenvolve enquanto estiverem em suas casas, no trabalho, andando de ônibus, na sala de espera de uma consulta médica ou em qualquer outra situação.

Compreender a ubiquidade significa fazer com que o aplicativo seja desenvolvido de modo que possa ser visualizado em qualquer situação.

Arquitetura da informação

O arquiteto da informação é o profissional responsável por analisar a complexidade tecnológica para desenvolver um app e as necessidades do seu jornal. Para isso, é feito um estudo não apenas com os jornalistas e produtores de conteúdo dos veículos, mas principalmente com os seus leitores.

A ideia é mapear as necessidades do perfil de público que acompanha o seu jornal e, assim, desenvolver um aplicativo que vá ao encontro dos anseios que essas pessoas têm em relação a um aplicativo. Os seus leitores desejam apenas ler o que você publica ou gostam de interagir com o portal? Questões como essa precisam ser levantadas.

Integração a um gerenciador de conteúdo

O dia a dia em uma redação de jornal é muito corrida, pois além de ir para as ruas produzir reportagens, entrevistar pessoas, gravar material, redigir textos, entre outras funções, os jornalistas precisam, muitas vezes, editarem os seus conteúdos e publicarem na internet.

Por conta disso, convém desenvolver um aplicativo que seja integrado a um gerenciador de conteúdo, como o WordPress, por exemplo. Desse modo, quando você publicar uma notícia em seu site, ela automaticamente poderá ser vista também no app.

Os aplicativos desenvolvidos pela Maven Inventing Solutions têm essa propriedade, garantindo mais agilidade para os produtores de conteúdo, bem como uma variedade de canais e formatos de oferta para os leitores dos periódicos. Exemplo disso é o jornal Correio do Estado, que somou 990 novos leitores após o lançamento de um app desenvolvido pela Maven.

Tendo como base essas informações, você já sabe que para ter um orçamento completo, ou seja, saber quanto custa um aplicativo para divulgar notícias, é preciso compreender uma série de fatores envolvidos. Por isso, conte sempre com a ajuda de uma empresa de confiança e que possa ajudá-lo nesse sentido.

Estamos à disposição para contribuir com o crescimento do seu portal de notícias. Mais informações sobre isso podem ser encontradas em uma página especial de nosso site. Não deixe de conferir!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!