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Qual o impacto gerado por um bom posicionamento?

Ter um bom posicionamento no Google é a chance de alcançar um bom tráfego orgânico e conquistar o reconhecimento de mercado. 

Com a popularidade e o avanço da internet nos últimos anos, o ambiente offline se fundiu ao online. Por esse motivo, a classificação no mecanismo de busca vai muito além do mercado online, mas também afeta a própria imagem da empresa em um aspecto geral.

Para termos uma ideia, a primeira colocação nos resultados orgânicos do Google tem uma taxa de cliques de 34,36%. Além disso, mais de 93% de todo o tráfego da internet é oriundo de algum mecanismo de busca.

No artigo de hoje, veja qual o impacto gerado por um bom posicionamento e saiba como alcançar essa classificação. Acompanhe a leitura!

Como alcançar um bom posicionamento no Google?

Para alcançar um bom posicionamento no Google, o primeiro passo é investir em SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca), uma estratégia que visa justamente melhorar a classificação das páginas no site de pesquisa.

Um dos grandes aliados do SEO é a produção de conteúdo. Afinal de contas, quando uma pessoa pesquisa por um buffet de casamento para 200 pessoas, por exemplo, ela está interessada em obter informações sobre o serviço, não apenas uma propaganda.

No entanto, a otimização traz consigo muitas outras técnicas, entre as quais:

  • O uso de palavras-chave (termos pesquisados no Google);
  • O desenvolvimento de um site responsivo;
  • A presença de hiperlinks no conteúdo;
  • O aprofundamento das informações;
  • A aplicação de ativos de marketing no material.

O SEO é uma estratégia adotada por mais de 63% das empresas brasileiras e esse percentual só tende a crescer.

Só para termos uma ideia, os e-commerces brasileiros que investem em SEO conquistam 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes. Ou seja, é a chance de aumentar suas vendas e ainda obter reconhecimento.

Por que investir no SEO?

Além de melhorar a classificação no Google, o SEO traz muitos impactos positivos para o seu negócio. A seguir, conheça alguns deles:

1 – Melhores oportunidades de negócio

Quanto mais visibilidade o seu site tem no Google, maiores são as oportunidades de negócio – ainda mais quando a busca é feita por usuários que já têm a intenção de compra.

Por exemplo, quando alguém pesquisa por aluguel som festa e o Google faz a indexação da sua página, o usuário irá conhecer a sua empresa e confiar na classificação, fazendo com que a sua empresa apareça como a melhor opção de compra.

2 – Reduz as objeções de compra

A produção de conteúdo, em conjunto com o SEO, auxilia a diminuir as objeções de compra. Isso porque muitos materiais são capazes de tirar dúvidas do público, o que ajuda a sanar questionamentos, tornando o processo decisório mais rápido e simples.

Por esse motivo, ao escrever um blog post com a receita de um crepe em festa de casamento, vale a pena investir em uma produção com informações consistentes e claras, levando em conta os principais interesses da audiência.

3 – Aprimora o relacionamento com o cliente

Ao compartilhar conteúdo de qualidade com o público, o relacionamento com a marca fica muito mais fácil e aprimorado, pois o usuário sente maior confiança na sua empresa.

Inclusive, o SEO pode ser usado para construir uma proximidade maior com quem já é cliente. Por exemplo, um estúdio ensaio de bandas pode alimentar o site com dicas para os músicos e clientes, sobre assuntos interessantes do mundo da música.

4 – Ajuda a conhecer a persona

A produção de conteúdo permite conhecer melhor os interesses da sua persona (personagem semi fictício do cliente ideal), a partir das interações e outras métricas verificáveis no marketing digital.

Como consequência, é possível direcionar os materiais para usuários específicos, com conteúdos altamente personalizados. 

Dessa forma, as chances de fechar negócio são muito maiores, em comparação com empresas que não adotam a segmentação dos conteúdos.

Conclusão

O Google é o gigante da internet. Hoje em dia, grande parte do tráfego orgânico dos sites é vindo desse mecanismo de busca. Por esse motivo, ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa é fundamental para quem deseja obter reconhecimento no mercado.

Portanto, a dica é investir em SEO, uma estratégia bastante abrangente e a principal responsável por rankear os conteúdos dentro do Google.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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