Blog / Mundo Maven / Conheça os principais prêmios de jornalismo no Brasil

Conheça os principais prêmios de jornalismo no Brasil

É função de todo jornalista fazer com que os seus leitores ou espectadores mantenham-se sempre atualizados. Sobretudo nos tempos atuais, em que é comum a disseminação de fake news, por exemplo. Em meio a esse cenário, os profissionais que se destacam merecem reconhecimento, que pode vir com o recebimento de prêmios de jornalismo.

Neste artigo, vamos citar alguns dos principais prêmios que os jornalistas concorrem no Brasil, bem como algumas informações sobre os últimos veículos e profissionais premiados. Acompanhe!

Prêmio Jornalista de Impacto

O prêmio Jornalista de Impacto é promovido pela Faculdade Cásper Líbero, e busca reconhecer o trabalho dos profissionais da comunicação que desenvolvem reportagens e conteúdos voltados para as áreas de Investimentos e Negócios.

As premiações são feitas em quatro categorias:

  • texto;
  • audiovisual;
  • iniciativas inovadoras de jornalismo;
  • iniciativas em contextos periféricos e iniciativas comunitárias.

Na última edição, ocorrida em 2019, os vencedores foram os seguintes:

  • Jussi Maria, da Rede Globo, com a reportagem “Empresas e sustentabilidade”, exibida no telejornal Hora 1;
  • Giácomo Vicenzo Fanasca, do Uol, com a reportagem “CEOs da quebrada”, publicada no portal de notícias Uol TAB;
  • Eliane Trindade, da Folha de São Paulo, com a criação da editoria “Empreendedor social”;
  • Marcelo Moura de Souza Santos, da Revista Pequenas Empresas & Grande Negócios, com a reportagem “30 negócios que fazem bem ao Brasil”.

Prêmio Andifes de Jornalismo

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) também distribui prêmios de jornalismo para profissionais que se destacam com reportagens na área da Educação.

A última edição realizada foi em 2018, premiando Guilherme Rivaroli, repórter da Record TV, que realizou a reportagem “Universidades mais locais”.

Também foram premiados Renato Ramos e Paula Ferreira, do jornal O Globo, com a reportagem “Intolerância na escola”.

Prêmio Synapsis de Jornalismo

A Federação Brasileira de Hospitais realiza anualmente o Prêmio Synapsis de Jornalismo, que premia os profissionais da imprensa que se destacam com produções na área da Saúde.

As categorias desse prêmio são: impresso, rádio, TV e internet. Os vencedores da edição de 2019 foram os seguintes profissionais:

  • Roberto Duarte, da revista Forbes Brasil, com a reportagem “A saúde do Brasil”;
  • Aldenne Lopes da Silva, da rádio CBN Goiânia, com a série de reportagens “Doação de órgãos: o que a morte nos ensina sobre a vida”;
  • Poline Feliciano Silva, da Globo Minas, com a reportagem “Saga saúde: pacientes do interior enfrentam horas de viagem para se tratar em BH”;
  • Juliane Contaifer de Moraes, do portal Metrópoles, com a reportagem “Envelhecendo juntos: quando o idoso precisa de cuidado é cuidador”.

Os prêmios de jornalismo são importantes para reconhecer os profissionais do mercado, que podem inscrever as suas publicações.

Isso é muito relevante, principalmente nos dias atuais, em que o consumo de notícias e demais conteúdos é muito maior do que antigamente, tendo em vista o novo perfil dos leitores, em um ambiente que é cada vez mais digital.

É interessante observar que, para se destacar e ganhar prêmios de jornalismo, é preciso inovar e buscar mudanças e diferenciais nos canais de notícias. Uma dessas inovações é dar mais atenção ao usuário.

Saiba mais em nosso artigo que explica o que é conteúdo gerado pelo usuário e sua força no digital.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *