Blog / Jornal e Revista Digital / Portais de notícias: as principais características dos textos na internet

Portais de notícias: as principais características dos textos na internet

Os textos na internet trouxeram uma nova realidade para as redações de jornais, que deixaram de produzir apenas para publicações impressas, incluindo a produção de conteúdos para portais de notícias.

Saber como produzir para os novos meios de comunicação é uma situação nova para os jornalistas tradicionais, habituados com o meio impresso apenas. Por isso, criamos uma lista com as principais características dos textos na internet, para que você possa adquirir novos conhecimentos e colocar em prática na sua rotina de trabalho. Confira!

Hipertexto

O conceito de hipertexto foi desenvolvido pelo teórico Pierre Lévy e representa uma forma de escrita na qual o leitor não precisa seguir uma ordem linear. Exemplo disso pode ser visto no site de pesquisas Wikipédia.

Nesse site, o internauta é guiado por um índice remissivo e, conforme clica em links e intertítulos, é direcionado para outras páginas, com outros conteúdos complementares. Isso faz com que o leitor possa ter vários caminhos e isso é interessante para que possa ter uma experiência mais rica.

Ao publicar uma notícia sobre uma investigação policial em determinada cidade, por exemplo, é possível fazer hiperlinks com outras publicações antigas, que tragam informações sobre outros atos realizados na mesma operação, em dias anteriores.

Objetividade

Os textos na internet precisam ser objetivos e chamar a atenção do leitor, uma vez que há uma vasta concorrência, principalmente quando divulgados nas redes sociais.

Isso não quer dizer que os portais de notícias não possam publicar conteúdos mais aprofundados, como artigos de opinião de colunistas.

No entanto, as notícias corriqueiras do dia a dia precisam ser breves, pois o consumidor atual é voraz e gosta de acompanhar tudo o que acontece em primeira mão.

Logo, desenvolver textos muito longos, além de afastar o leitor, faz com que a publicação demore para ser produzida e publicada, gerando atraso em relação aos veículos concorrentes.

Interatividade

Os textos na internet também precisam ter interatividade, pois os consumidores de conteúdo contemporâneos gostam de dar a sua opinião, enviar feedbacks e até mesmo contribuir com materiais, como fotos e vídeos amadores de situações que presenciaram e foram noticiados.

A interatividade pode ser estimulada em caixas de comentários nos portais de notícias e também nas redes sociais em que as matérias são divulgadas, como na página do jornal no Facebook.

Otimização

É importante que os jornalistas da atualidade também tenham conhecimento em SEO, recurso que permite com que os textos sejam mais bem posicionados em buscadores, como o Google.

Assim, podem ser pesquisadas palavras-chave que estão em alta e produzidas matérias as utilizando. Isso ajuda a fazer com que o portal conquiste mais leitores, que o descobrirão nos sites de pesquisa.

Essas são algumas das principais características que os textos na internet têm e que devem ser observados pelos criadores de conteúdo para portais de notícias. Então, para obter sucesso, comece a colocá-las em prática no seu veículo de comunicação e conquiste mais leitores, espaço e credibilidade em sua região de atuação.

Você tem alguma dica especial ou dúvida sobre a produção de textos para a internet? Então compartilhe conosco no espaço para comentários! A interatividade, aqui, também é sempre bem-vinda.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!