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Por que ter um blog no seu site faz muita diferença para o rankeamento dele no Google?

Um dos fatores de rankeamento que mais colabora para obter uma boa classificação no Google é ter um blog no seu site

Muito disso deve-se à excelente capacidade da plataforma no compartilhamento de conteúdo relevante, algo que chama atenção dos usuários e é fundamental para a estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

Segundo um levantamento feito pela Backlinko, ao atualizar e publicar postagens em um blog, é possível aumentar mais de 100% do tráfego orgânico. Além disso, empresas que têm blog recebem até 97% mais links para o seu site.

Com esses números, já dá para perceber por que ter um blog no seu site faz muita diferença para o rankeamento dele no Google.

Mas como usar esse ambiente para gerar tráfego e aumentar o número de visitantes?

Para responder esta pergunta, acompanhe o artigo de hoje e saiba como usar os blogs na sua estratégia SEO.

Afinal de contas, o que é um blog?

O blog consiste em uma página da internet em que é possível encontrar uma grande diversidade de conteúdos, como textos, áudios, vídeos, infográficos, entre outros. 

Ou seja, é uma plataforma que opera de forma semelhante a uma biblioteca, onde os usuários podem encontrar textos sobre várias temáticas.

De início, os blogs nasceram como uma espécie de “diário virtual”, sendo usado para compartilhar artigos pessoais de várias pessoas na internet.

Aos poucos, eles ganharam notoriedade nas estratégias de marketing digital. Hoje, vários sites contam com uma sessão de blog para o compartilhamento de conteúdo relevante referente ao nicho de atuação.

Por exemplo, as empresas de instalações elétricas prediais podem usar um blog para publicar dicas de como cumprir as normas regulamentadoras previstas, textos sobre a importância dos procedimentos de manutenção, entre outros.

Dessa maneira, as empresas esclarecem as principais dúvidas do público-alvo e, ao mesmo tempo, conquistam autoridade no mercado, aumentando a confiança dos potenciais clientes.

Afinal de contas, as pessoas preferem fechar negócio com alguém que entenda do assunto e saiba como explicá-lo.

Por conta disso, os blogs também passaram a fazer parte das estratégias de SEO. Até porque uma das principais características da otimização para os mecanismos de busca é justamente o compartilhamento de conteúdo relevante.

3 razões para ter um blog no seu site

Mais de 61% das empresas brasileiras usam os blogs como estratégia de marketing digital, segundo um levantamento feito pela Content Trends. Com isso, elas alcançaram 3,7 mais visitantes, o que ajuda a aumentar o alcance da marca.

Os blogs podem ser usados por empreendimentos de qualquer ramo. Quer dizer que desde uma grande multinacional, até um profissional autônomo como um vigilante para empresa, pode investir na estratégia.

Abaixo, confira algumas das principais vantagens e os motivos para ter um blog no seu site.

1 – Maior autoridade

O blog é um dos grandes responsáveis pela autoridade do seu negócio na internet. Ao publicar conteúdo informativo, a marca se posiciona especialista no assunto e, como consequência, desperta a confiança do público.

Além do mais, os blogs podem ser usados para aumentar o alcance na internet, pois um artigo sobre reforma comercial, por exemplo, pode ser compartilhado em vários locais, como:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Posicionamento no Google;
  • Anúncios;
  • Entre outros.

A autoridade colabora diretamente para aumento na cartela de clientes, pois quanto mais o seu conteúdo é compartilhado, mais visitantes o seu site recebe.

2 – Melhor relacionamento com a web

Outro fator de rankeamento diretamente relacionado com os blogs é o link building

Essa estratégia refere-se ao relacionamento do seu site com o restante da web, por meio de citações, menções e hiperlinks que o seu conteúdo recebe.

Quer dizer que, uma matéria sobre paisagismo quintal dos fundos produzida no seu blog pode ser mencionada em outros sites, algo que aumenta a relevância e a classificação do conteúdo no Google.

Ao mesmo tempo, é importante que o seu blog também cite outros portais e páginas. Essa é uma oportunidade para firmar parcerias e conseguir guest posts (artigos de convidados), que colaboram ainda mais com a credibilidade da marca.

3 – Baixo custo inicial

A construção de um blog é algo que demanda um baixo investimento, tornando a estratégia muito atrativa para negócios que estão começando agora, bem como para empreendimentos com pouco recurso de marketing.

Inclusive, há plataformas gratuitas para iniciar o seu projeto. 

No entanto, vale a pena investir em uma produção de conteúdo profissional, para aproveitar todos os benefícios de um bom rankeamento.

Conclusão

Ter um blog é a chance de sucesso da sua empresa. Por isso, é importante investir na estratégia e procurar integrar a produção de conteúdo com o seu site.

Desse modo, a sua empresa irá conquistar a autoridade tão almejada no mercado e no mundo da internet!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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