Blog / Publicação Digital / Por que as soluções digitais recorrem às vantagens do cloud computing?

Por que as soluções digitais recorrem às vantagens do cloud computing?

A transformação digital tem trazido mudanças significativas para todas as áreas da economia. Exemplo disso pode ser visto nos jornais impressos, que cada vez são mais escassos e dão lugar a produções digitais.

Dentro desse contexto, algo que tem se desenvolvido muito é a computação em nuvem. Se você quer entender mais sobre o tema e quais são as vantagens do cloud computing, siga a leitura!

O que é cloud computing e por que ele é importante atualmente?

Cloud computing, ou computação em nuvem, nada mais é do que um serviço no qual você pode deixar softwares ou arquivos armazenados no ciberespaço, e não em locais físicos.

Serviços como o Dropbox, o Google Drive, entre outros, são exemplo de cloud computing. Eles são relevantes porque otimizam o trabalho nas empresas, fazendo com que os arquivos e programas possam ser acessados em qualquer local, e não apenas na sede física da companhia, onde se encontra o seu data center. Isso é o que possibilita que jornais tenham acervo digital.

O cloud computing é responsável por mudanças significativas na sociedade, como a popularização do trabalho home office. É por isso que as soluções digitais recorrem a esse serviço.

Quais são as principais vantagens do cloud computing?

As empresas se beneficiam com a computação em nuvem de diversas maneiras. A seguir, falaremos sobre as principais vantagens do cloud computing. Veja!

Segurança

Ao contrário do que muitos pensam, o armazenamento de dados em nuvem é mais seguro do que em espaços físicos. Isso acontece porque os programas, geralmente, são criptografados de ponta a ponta.

A criptografia é uma espécie de camada de segurança que impede que as informações sejam acessadas por pessoas não autorizadas. Trata-se de algo fundamental para o trabalho de jornalismo de dados e outras atividades que trabalham com sigilo.

Redução de custos

Ao optar pelo cloud computing, as empresas fazem bastante economia. Isso porque não é necessário ter uma grande estrutura de TI para utilizar essa tecnologia.

Na maioria dos casos, basta ter uma consultoria de confiança para prestar serviços de manutenção ou solução de problemas sempre que algo ocorrer.

Sustentabilidade

A computação em nuvem, também, é sustentável, uma vez que será utilizado menos papel nas empresas, pois, em vez de imprimir documentos, eles poderão ser acessados em tablets, notebooks e outros dispositivos.

Retorno sobre o investimento

O cloud computing não gera gastos altos com infraestrutura. Logo, há um retorno sobre o investimento (ROI) alto e rápido. Em pouco tempo, o dinheiro gasto para implementar a solução é recuperado e começa a trazer resultados positivos para o caixa.

Além disso, como explicamos, a infraestrutura de TI poderá ser menor. Dessa forma, evita-se o descarte de lixo eletrônico, que pode causar grandes danos ao meio ambiente.

As vantagens do cloud computing são muitas, o que faz do serviço bastante eficiente e útil para o setor de comunicação e todas as demais áreas da empresa.

Gostou de saber mais sobre o tema? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas compreendam o assunto!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!