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5 passos para desenvolver um planejamento de marketing focado na internet

Se você tem uma empresa e deseja expandir sua visibilidade utilizando a internet, será necessário criar um planejamento de marketing que consiga enquadrar o desejo do negócio, com objetivos possíveis de serem alcançados. 

Essa métrica normalmente é feita levando em consideração o tempo que a empresa estabelece para manter o plano de marketing, o valor que será investido e o patamar a ser alcançado. 

Neste artigo, daremos algumas dicas de como desenvolver um planejamento de marketing focado exclusivamente na internet. Acompanhe!

O que é plano de marketing?

Plano de marketing ou planejamento em marketing é um documento que sintetiza as estratégias que serão utilizadas por uma empresa, durante um determinado tempo, que servirão como modelo para orientar os colaboradores e líderes.

Esse plano precisa ser gerido pela chamada ferramenta de marketing, capaz de aplicar todas as estratégias detalhadas no planejamento. Desta maneira, as metas estipuladas poderão ser alcançadas. 

Uma administracao de restaurante corporativo, por exemplo, pode ser feita por meio de um sistema de gerenciamento parecido, mas o foco aqui é a internet. Para isso, será preciso chamar pessoas que compreendam o mundo digital. 

Normalmente, um plano de marketing tem a validade de cerca de 12 meses, mas passa por constantes revisões que afetam diretamente na estratégia utilizada e nos resultados obtidos. 

1 – Estabeleça um público-alvo digital 

A empresa precisa identificar dentro de seu público-alvo quem são as pessoas que irão comprar pelo meios digitais. Além disso, é interessante saber se essas pessoas consomem conteúdos na internet. 

Alguns segmentos dão muito certo no meio digital, e as estratégias são fáceis de serem aplicadas. Dentre elas estão:

Veja que todas essas ferramentas dentro do marketing digital podem ser utilizadas por qualquer empresa que deseja aumentar o valor e reconhecimento de sua marca, contudo,  somente o conhecimento de seu público poderá definir quais delas serão utilizadas.

2 – Dados são essenciais 

Toda estratégia de marketing digital precisa de dados para ser aplicada. Dentro de qualquer planejamento de marketing, deve estar disposto um investimento para adquirir dados. Esses dados serão os responsáveis por fornecer as métricas. 

O nome desse processo é analisar a jornada do cliente. É uma maneira de entender como o cliente coloca sua empresa na história pessoal. 

Mesmo que sua empresa tenha apenas um site, ou seja, não tem atuação na área física, será preciso compreender como os internautas vêem seu comércio, por meio da impressão digital e dos concorrentes nas redes sociais e outros canais.

Você pode utilizar de diversas estratégias para obtenção de dados como: formulários, enquetes nas redes sociais, e-mail marketing, leads magnets, entre outros. 

Existe também a possibilidade de comprar esse serviço de parceiros, mas somente dados que não ferem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  

3 – Faça a análise SWOT

A análise SWOT é utilizada para descobrir os pontos fortes, fracos, oportunidades e as ameaças da sua empresa, respectivamente. Em português, ela é conhecida como FOFA. Esse é um método muito utilizado por diversas empresas, e serve como autoconhecimento.

A análise SWOT é como uma impressao digital capaz de criar uma visão geral de demandas internas e externas, além de identificar os riscos que precisam ser evitados por quem gerencia e monta o plano de marketing. 

Por fim, ela também consegue pontuar áreas que podem ser melhoradas e estabelecer as prioridades dado os momentos necessários. 

4 – Conheça sua equipe 

Uma companhia que pensa em sua acao de marketing promocional na internet, deve exigir uma equipe competente que caminhe junto da empresa. 

Quando envolvemos o mundo digital, algumas pessoas que se acostumaram a trabalhar da maneira tradicional podem não se adaptar.

Talvez seja preciso fazer a contratação de novos colaboradores para alcançar os resultados necessários. Tenha em mente que nem todos irão se encaixar no perfil adequado, portanto, busque por pessoas proativas e que queiram aprender a superar desafios. 

5 – Monte um cronograma

Cronogramas de atuação são primordiais para que as ações sejam realizadas nos momentos e horários corretos. É imprescindível que na internet o prazo para as publicações sejam cumpridos.

Isso ocorre porque as pessoas veem milhares de publicações em um único dia, e sua ação de marketing é feita para que elas vejam sua empresa no momento certo. Assim, a influência que o anúncio, publicação ou texto exercerem nelas será muito mais efetivo.

Os cronogramas podem ser feitos em softwares pagos ou desenvolvidos pela própria empresa. Não se esqueça de disponibilizar o material em um sistema de acesso compartilhado, assim, todos poderão consultá-lo.  

Com isso chegamos ao fim, reforçando como o planejamento de marketing pode ter um grande impacto para uma organização que deseja aumentar sua atuação na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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