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Veja como usar paywall para aquisição e retenção de leitores

Com a crescente oferta de conteúdos jornalísticos online e a diminuição da receita com publicidade, os editores precisaram encontrar uma nova maneira de monetizar o seu trabalho. Então, a solução foi a assinatura paga, como nas edições impressas. Mas com um diferencial: o paywall.

Essa é uma barreira de pagamento digital que permite ou não disponibilizar ao leitor o acesso limitado aos conteúdos dos portais de notícias. Depois disso, os usuários são convidados a fazer uma assinatura digital. Mas existem diferentes tipos de paywall que podem ser adotados nas estratégias de aquisição e retenção de leitores. 

Por isso, no post de hoje vamos entender mais sobre esse modelo de cobrança e seus tipos, além de mostrar como você pode adotá-los em seu jornal ou revista. Confira!

Qual a importância do paywall para os jornais e as revistas?

O paywall (ou muro de pagamento, em português) foi lançado em 1997 pelo jornal americano Wall Street Journal. Desde então ele oferece aos seus leitores alguns artigos gratuitos mensalmente para que eles possam consumir seus conteúdos jornalísticos antes de começarem a pagar.

Esse modelo tornou-se muito bem-sucedido, pois os leitores estavam dispostos a pagar por informações exclusivas produzidas por portais de notícias respeitados, principalmente diante da avalanche de conteúdos online e das fakes news.

Com o tempo, o paywall também mostrou-se bastante eficiente ao aumentar a receita de jornais e revistas, proporcionar uma renda estável e melhorar a lealdade dos leitores, tornando-se, assim, comum entre os principais portais de notícias, inclusive no Brasil. Em 2012, a Folha de S. Paulo inclui essa estratégia para a atração e retenção de leitores.

Logo em seguida os demais jornais demonstraram interesse nesse sistema de cobrança de conteúdo. Ao longo dos anos o paywall sofreu algumas modificações. Com isso, diversos modelos surgiram. Por isso, para saber como usá-los é preciso conhecê-los melhor. Vamos lá? 

Como usar os modelos de paywall para aquisição e retenção de leitores?

Existem diferentes modelos de paywall, e a escolha deve levar em consideração, principalmente, a autoridade do seu jornal ou revista no mercado e o perfil do seu leitor, além do seu orçamento disponível. São eles:

Paywall rígido

Esse modelo de paywall não permite aos leitores nenhum acesso ao conteúdo do site. Ele é totalmente fechado para os assinantes. Dessa forma, afeta negativamente o número de visitantes. Por isso, só é ideal para os veículos de comunicação de renomes e com conteúdos altamente especializados.

Paywall Flexível

No modelo flexível ou freemium, os usuários podem ler uma grande variedade de artigos sem pagar uma taxa. Mas os conteúdos mais valiosos e com informações mais completas são acessados apenas pelos assinantes, contribuindo, assim, com o aumento no tráfego na página e na retenção de leitores.

Paywall Medido 

Nesse modelo, todo o conteúdo exibido é gratuito. Porém, há um limite na quantidade de conteúdos acessados gratuitamente por um usuário. Seu diferencial está na capacidade do sistema em adaptar dinamicamente o conteúdo ao comportamento dos usuários. Dessa forma, é um dos melhores modelos de retenção de clientes.

Paywall Híbrido 

O paywall híbrido ou poroso combina os modelos flexível e medido. Neles, os usuários podem ler um determinado número de artigos não premium mensalmente, sendo uma boa parte dos conteúdos escolhida pelos editores. A opção por esse modelo aumenta o fluxo de novos clientes e fideliza a audiência já conquistada.

Paywall Dinâmico

O paywall dinâmico é um modelo mais recente, pois utiliza os dados dos usuários para oferecer uma abordagem personalizada. Nele, são oferecidos artigos gratuitos limitados, e com base nos hábitos de leituras são calculadas as probabilidades de um leitor concluir uma assinatura para então barrar o acesso no momento certo, aumentando, assim, a taxa de conversão. 

O paywall já está revolucionando o consumo de conteúdo jornalístico online, pois pode ajudar a gerar mais receita para os jornais e as revistas, seja atraindo ou retendo mais leitores. Mas, para que ele gere resultados positivos, é preciso identificar o modelo mais adequado para o seu negócio. 

E aí, pronto para adotar essa estratégia? Para saber mais sobre paywall, entre em contato com a nossa equipe e descubra como a Maven pode ajudar o seu negócio!

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