Blog / Jornal e Revista Digital / Paywall: O Futuro do Jornalismo Digital

Paywall: O Futuro do Jornalismo Digital

Você já ouviu falar em Paywall? Sabe o porque ele é sempre apontado como um dos salvadores do jornalismo? Pois bem, o Paywall é um sistema de assinaturas que está sendo utilizado por jornais e outros veículos de comunicação digital. Ele permite ao seu assinante acesso a notícias restritas e diferenciado dos demais leitores.

Um dos primeiros grandes veículos a adotar o Paywall foi o The New York Times. O jornal americano se tornou o piloto de uma iniciativa que hoje se replica em diversas empresas de comunicação. No Brasil, a utilização do Paywall foi adotada, por primeiro, pelo jornal Folha de São Paulo, em 2012. Desde então, outros veículos apostam no modelo como sendo a melhor forma disponível atualmente para monetização.

Paywall New York Times

O Paywall é uma solução que pode funcionar de diferentes formas, basta que o publisher saiba qual formato será mais eficaz para o seu negócio.  O jornal paulista Estadão, por exemplo, está investindo em uma área de inteligência com ferramentas que ajudem a repensar o Paywall. O veículo, que começou a usar o paywall em outubro de 2014, já contabiliza um crescimento de 30% das assinaturas mensais.

“O objetivo é acessar o leitor de acordo com seu comportamento de navegação. Identificar o heavy user e oferecer conteúdo que seja relevante para cada um”, afirma Débora Huertas, gerente-geral de Mercado Leitor do Estadão.

O Paywall foi a solução adotada pelos grandes jornais com objetivo de aumentar suas receitas e se adequar ao novo sistema do jornalismo digital. Dando início a estratégia de degustação de conteúdo por determinado período. Esse modelo prioriza os assinantes da publicação, pois oferece informação privilegiada e exclusiva. Além disso, é possível capturar novos leitores por meio da degustação, que irá mostrar um conteúdo rico em informação proveniente de fonte segura.

Se há poucos anos pagar por conteúdo digital causava estranheza, atualmente essa prática se inverteu e é cada vez mais compreensiva por parte dos usuários, que entendem que conteúdo de qualidade pode e deve ser pago. Isso ficou mais evidente após o problema de disseminação de Fake News, já que encontrar fontes seguras se tornou difícil e consumir informação passou a ser um desafio.

O jornalismo vem sofrendo mutações e acompanhando as tendências modernas. Em um mundo onde a informação se tornou algo rápido, disparada por todos os lados e difundida por muitos, o Paywall surge como uma alternativa para o sumiço dos jornais e revistas impressos e um exemplo de reinvenção jornalística para o mundo digital.

Outra parte importante a ser destacada quando o assunto é introdução ao Paywall, está na comunicação com o consumidor. Por mais que já haja entendimento de certa parte do público, ainda há uma parcela de consumidores que precisa ser conscientizada que o jornalismo de qualidade tem custo. É importante que os jornais saibam educar seus leitores, de forma que eles vejam valor no conteúdo produzido pelo seu jornal. Com esse entendimento, introduzir o Paywall ao seu portal de notícias, será simples.

Aproveitamos do momento então, para anunciar que a Maven está desenvolvendo uma solução Paywall. A fase de desenvolvimento da solução já está no final, e em breve teremos a ferramenta pronta para uso. Para aqueles que tiverem interesse em saber mais sobre a solução Maven Paywall, vocês podem se inscrever aqui para que recebam novidades sobre o lançamento da solução e quais suas funcionalidades.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!