Blog / Publicação Digital / Os passos necessários para se tornar um serviço por assinatura digital
Os passos para se tornar um serviço de assinatura digital

Os passos necessários para se tornar um serviço por assinatura digital

Os serviços de assinatura já são uma tendência no mercado, pois oferecem comodidade e praticidade aos clientes. Além de ser uma grande oportunidade de negócio para as empresas de diversas áreas, inclusive as de comunicação como os jornais e as revistas. Mas ainda vemos jornais e revistas digitais tentando adaptar o seu negócio para oferecerem um serviço de assinatura digital. Por isso, separamos quais são os passos necessários para que sua empresa se torne um serviço de assinatura digital.

Por que oferecer um serviço por assinatura digital?

Em um ambiente cada vez mais tecnológico, os usuários da rede desejam serviços que ofereçam comodidade, personalização e custo-benefício. Com isso, vemos uma mudança na forma de consumo de notícias entre os consumidores digitais.

Eles têm demonstrado um interesse crescente em modelos de negócio nos quais se paga pelo uso contínuo de um serviço, sem ter que necessariamente adquiri-lo. Dessa forma, as empresas têm visto o serviço de assinatura digital como um bom negócio.

Exemplo disso é a Netflix, provedora global de séries e filmes via streaming. A marca já conta com mais de 100 milhões de assinantes e tem investido em um forte portfólio de conteúdo para atrair mais e tornar-se o maior player em sua área de atuação. Segundo uma reportagem do site Monetização, uma pesquisa realizada pelo American Press Institute aponta que 77% dos jornais americanos entrevistados já utilizam o modelo de assinatura digital.

Não dá para negar que esse modelo de negócio está em expansão. Então, veja, a seguir, os passos necessários para oferecer esse serviço em sua empresa!

Como se tornar um serviço por assinatura digital?

Estabeleça objetivos, além de metas claras e alcançáveis

Antes de implantar um novo modelo de negócio, o jornal ou revista deve estabelecer quais são os objetivos a serem alcançados. Bem como definir as metas que devem ser atingidas com prazos determinados.

Garanta que os jornalistas e editores estejam prontos para o digital

Os principais envolvidos no processo de mudança são os jornalistas e os editores. Eles precisam se adaptar ao novo contexto, como desenvolver e disseminar conteúdos digitais de acordo com a preferência do novo perfil de leitor digital.

Prepare o pessoal para as mudanças

As mudanças também afetam os demais setores da empresa. Por exemplo, haverá mudanças na forma de contato com os clientes e nas operações básicas, como a cobrança pelo serviço prestado.

Conte com especialistas em jornais digitais com serviços de assinatura

A adoção do serviço de assinatura digital requer investimento em profissionais especializados e ferramentas específicas. Para tanto, busque por parceiras com experiência no mercado, que podem colaborar com o crescimento do seu negócio.

Coloque as operações digitais no centro da sua redação

O foco da empresa deverá ser as operações digitais e toda equipe precisa estar alinhada para garantir o sucesso e a efetividade da implantação do serviço de assinatura digital.

Trate o jornal digital tão importante quanto o impresso

Alguns jornais ainda apresentam alguma resistência para se inserir no ambiente digital, mas o jornalismo online se tornou uma questão de sobrevivência e é tão importante quanto o jornal impresso.

Entenda o seu público e o que eles querem

Os leitores virtuais são diferentes dos leitores do impresso e, com isso, exigem experiências distintas. Portanto, entenda como eles pensam e o que eles querem. Como anúncios discretos, acessos facilitados por meio de aplicativos ou cadastros rápidos.

Compartilhe informações acessíveis e regularmente

Algumas empresas têm utilizado duas técnicas para driblar a grande oferta de conteúdos disponíveis na web, o soft paywall e o freemium. Além de conceder o acesso à parte de seus conteúdos aos leitores, também é importante enviar materiais relevantes e atuais regularmente.

Como vimos, para as empresas aderirem aos serviços de assinatura digital precisam realizar muitas mudanças em suas estruturas e processos. E uma delas é o sistema de assinatura.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Então, que tal conhecer o paywall? Baixe nosso e-book e descubra o que é paywall e como aplicá-lo em seu portal de notícias.

Powered by Rock Convert

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!