Blog / Uncategorized / O seu aplicativo de banco é seguro?
O seu app de banco é seguro?

O seu aplicativo de banco é seguro?

Se você acha que o banco online é limitado à geração mais jovem, você está errado. De acordo com pesquisas, 76% dos adultos estão online, onde os jovens são apenas um por cento a mais, com 77%.

A realidade: todas as gerações estão utilizando sua conta bancária online. E todas as gerações precisam de maior conscientização sobre segurança, então, aqui estão algumas dicas de vários especialistas:

Nunca use uma rede Wi-Fi pública

Use um servidor VPN ou sua conexão de dados de celular, e não wifi público. Sem dúvida, esta é uma das principais recomendações de especialistas em segurança. Ligado a isso, nunca, nunca, use wifi público para acessar seus serviços bancários.

Depois de uma extensa pesquisa sobre VPNs no início deste verão. Aqui está uma lista de alguns resultados recentes sobre o assunto que podem ajudar a acelerar sua jornada para obter uma maior segurança para seus próprios serviços bancários online e atividades online em geral.

Use o aplicativo do seu banco para celular ao invés da versão web

O site do banco é menos seguro que o aplicativo para smartphones de um banco. Alguns bancos que possuem autenticação multifator em seus aplicativos para dispositivos móveis não oferecem a mesma capacidade em seus sites. Aplicativos móveis bem projetados não armazenam dados e é menos provável que você ouça sobre um vírus em um smartphone.

Alguns bancos disponibilizam cartões de segurança físicos com uma sequência de códigos para confirmação quando utilizar o serviço online deles. Neste caso, nunce tire uma foto com o celular deste cartão de segurança. Se um hacker conseguir invadir o seu aparelho ou conseguir esta foto, sua conta bancária online está em risco.

Existem algumas exceções, mas, em geral, bancos maiores terão melhores aplicativos móveis e segurança mais forte neles.

A biometria está chegando

Procure autenticação de dois fatores em seus aplicativos financeiros. Embora alguns usuários de celulares usem reconhecimento facial ou leitor de íris, mais aplicativos provavelmente exigirão isso no futuro. A biometria é um exemplo de método de autenticação de dois fatores. A autenticação de dois fatores é uma segunda camada de segurança, solicitando um segundo método para verificar quem você é. Muitos bancos usam uma senha e um PIN, ou uma impressão digital e uma senha, são dois exemplos.

De acordo com o colaborador da Forbes, Daniel Newman, “os relatórios mostram que 40% dos americanos não passaram pelas portas de um banco ou cooperativa de crédito nos últimos seis meses… O número de bancos físicos caiu quase pela metade entre 1995 e 1995. 2015 – em grande parte devido ao aumento do banco online e móvel.

Existem algumas dicas que nunca podem ser esquecidas e transcendem o mundo online: se o seu banco ligar para você, ligue de volta. É muito fácil para as pessoas lhe enganarem com uma simples ligação.

Antes, tínhamos que fazer todos os aspectos do banco pessoalmente. O setor bancário sempre foi um pouco inconveniente, demorado e, embora haja muitas melhorias na experiência do ramo de varejo, ainda é o mesmo. O mobile banking já é usado pela maioria e só ficará melhor e mais útil.

E se alguém roubar o seu smartphone?

Provavelmente o aplicativo do seu banco é o mais importante de todos que existem no seu Smartphone. Não seja uma pessoa preguiçosa e sempre deixe o PIN e todos os outros métodos de segurança possíveis ligados quando for sair de casa. Faça a pergunta a você mesmo: se alguém roubar o meu querido dispositivo, estará segura a minha conta bancária? De maneira geral, a tecnologia veio para facilitar as nossas vidas e um pouco de cuidado deve ser suficiente para proteger a sua privacidade, dados e informações. Estas dicas devem ser utilizadas não apenas nos aplicativos de banco mas em qualquer aplicativo que você julgar necessário. Seja para proteger uma conversa no Whatsapp, documentos de trabalho ou fotos pessoais.

Autor: Davi Gomes – uma parceria Techwarn

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!