Blog / Publicação Digital / O que são Podcasts e como eles estão dominando o mercado de notícias?
O que são podcasts e como eles estão dominando o mercado de notícias?

O que são Podcasts e como eles estão dominando o mercado de notícias?

O termo podcast, de acordo com a revista IPB, foi utilizado pela primeira vez em 2004 pelo jornal britânico The Guardian e, ao longo desse mesmo ano, esse tipo de programação foi sofrendo as alterações necessárias para que chegasse à estrutura que conhecemos hoje. 

No fim de 2004 algumas redes de comunicação, como BBC, CBC e aAustralian Broad Casting Corporation, entre outras, iniciaram a incorporação do podcast em seus programas, ampliando seu acesso e conquistando um público cada vez maior.

Você sabe por que aumentou o número de ouvintes de podcast e qual o motivo para o seu destaque entre as outras mídias de informação? Então, continue a leitura e veja o que são podcasts e por que estão ganhando um volume de produção maior relacionado às notícias e ao consumo de conteúdo digital sob demanda!

O que são os podcasts?

Os podcasts são programas sonoros desenvolvidos e publicados por meio da internet, podem ser comparados às plataformas de rádio. No entanto, permitem acesso a qualquer momento e têm uma temática determinada. São divididos em episódios, os quais dão liberdade ao ouvinte de determinar se querem escutá-los ou não.

Eles podem ser ouvidos nos tablets, computadores, smartphones, Iphones, notebooks e demais aparelhos que tenham conexão com a internet. No Brasil, o primeiro podcast foi desenvolvido em 2004, o nome do canal era “Digital Minds”, de Danilo Medeiros. Um dos mais conhecidos atualmente é o “NerdCast”, criado em 2006 por Alexandre Ottoni, que aborda temas como cinema, animes, história, ciência e tecnologia.

Quais as vantagens do podcasts?

Para se destacar entre as mídias sociais, o podcast tem que trazer diversas vantagens, veja só!

Jornalismo colaborativo

Os realizadores dos programas têm fácil acesso aos seus ouvintes por meio das redes sociais. Além disso, como os programas são gravados, na maioria das vezes, com um tom informal, o público sente que o conteúdo torna-se mais acessível e próximo da sua realidade, podendo contribuir diretamente com boas sugestões para os próximos episódios, por meio do jornalismo colaborativo.

Acesso fácil e rápido

Diferente dos canais do Youtube, em que o espectador tem que parar alguns minutos ou horas para acompanhar e assistir algum programa, o podcast pode ser ouvido a qualquer instante. O conteúdo pode ser baixado em alguma plataforma ou acessado a qualquer momento via streaming

Informação dinâmica

Como o podcast preza por conteúdos atuais e discussões relevantes, as informações são levadas ao seu público de forma dinâmica e, na maioria das vezes, apresentando pontos de vista distintos, a partir de diferentes participantes. Essa característica faz com que o ouvinte não só tenha mais instrução, como também aprenda a lidar com diferentes olhares sobre o mesmo assunto.

Melhora o ranqueamento em SEO

Atualmente, o Google valoriza muito os sites que oferecem boas experiências para os seus usuários. Dessa forma, gerar o conteúdo em áudio é mais uma maneira de melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, já que o jornal trará outras possibilidades para que os leitores tenham acesso às notícias e reportagens divulgadas pelo site.

Como eles podem ser utilizados para notícias?

Os primeiros poscasts no mundo eram desenvolvidos por canais de notícias e são até hoje um dos principais meios de divulgação dos jornais em tempos digitais, veja como utilizá-lo:

  • trabalhe com temáticas atuais — desenvolva temas que o público quer entender com mais profundidade;
  • desenvolva debates — essas são formas de atrair ouvintes e proporcionar pontos de vista diferentes;
  • invista em boas entrevistas — elas são bons meios de oferecer conteúdo de qualidade e gerar credibilidade;
  • leve boas indicações para os ouvintes — eles buscam novas perspectivas, por isso, leve indicações de livros, filmes e seriados.

Com todas essas vantagens e acessibilidade, o podcast, de acordo com o Globo AudioDay,tornou-se acessado por mais de 20 milhões de brasileiros, ou seja, 13% da população, e a predisposição é crescer cada vez mais, junto com a acessibilidade do público à internet. 

Os podcasts têm dominado o mercado de notícias e estão modificando a maneira como o público tem procurado por conteúdo. Por isso, é tão importante manter-se atualizado no mercado e compreender o que são podcasts e quais suas tendências, para oferecer um conteúdo rico e diferenciado para o seu público.

Se você quer saber mais novidades, veja como a inteligência artificial está mudando a comunicação e a mídia!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *