Blog / Publicação Digital / O que é o Big Data e onde ele encontra o jornalismo?
Aprenda a utilizar Big Data e aumente a produção do seu jornal

O que é o Big Data e onde ele encontra o jornalismo?

Você sabe o que é big data? Em caso de resposta negativa, convém ficar muito atento a este post. Isso porque essa é uma tendência para o jornalismo e é importante que você tenha claros conhecimentos sobre o assunto, para que possa aplicá-lo em seu veículo de comunicação.

Acompanhe, a seguir, o que é o big data, como ele impacta no jornalismo e o que deve e o porquê de os jornais terem que investir nesse tipo de estratégia.

Você sabe o que é big data?

Chamamos de big data o grande volume de dados, estruturados ou não, que podem nortear decisões nas empresas. Uma organização que tem um cadastro completo de seus clientes pode utilizar dessas informações para fazer estratégias de marketing mais eficientes, focando 100% nos interesses do seu público, por exemplo.

Atualmente, com a ascensão da internet e das redes sociais, ficou muito mais fácil das organizações terem acesso aos dados dos clientes. Isso porque as pessoas deixam rastros no ambiente digital ao preencher cadastros, compartilhar posts, fazer comentários etc. Tudo isso pode ser utilizado estrategicamente em diversas áreas do mercado.

Como o big data impacta no jornalismo?

Falando especificadamente sobre o jornalismo, o big data traz grandes impactos. Entre os principais deles, podemos destacar as diretrizes para a produção de conteúdo. Isso porque, com base no número de curtidas e reações das publicações nas redes sociais, por exemplo, o veículo pode saber qual tipo de conteúdo gera mais interesse para o seu público.

Se as reportagens e matérias publicadas na seção de esportes gera muito mais engajamento e participação popular do que as demais, você pode investir mais nesse tipo de publicação, por exemplo.

Além disso, o big data também pode ser utilizado na própria produção jornalística. O chamado jornalismo de dados é aquele em que são utilizadas informações estatísticas para formular reportagens.

Imagine que a assessoria de imprensa da sua cidade divulgou a informação de que a secretaria de saúde apurou um aumento de 10% do número de infectados por determinada doença no município. Esse dado pode servir como mote para uma reportagem caprichada, que busque revelar as causas que estão fazendo com que um vírus ou bactéria se prolifere na região, por exemplo.

O jornalismo de dados também pode gerar a produção de gráficos e imagens, tornando o conteúdo visualmente mais atrativo para os leitores.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Por que os jornais devem investir no big data?

Investir no big data é relevante para que os jornais possam produzir conteúdos com mais detalhes e qualidade para o leitor. Nos dias de hoje, em que qualquer um pode produzir material para a internet, os usuários devem ser conquistados por diferenciais e o uso de dados contribui muito para isso.

Com um conteúdo produzido a partir de dados gerados com ferramentas de big data, também se dá mais credibilidade aos conteúdos, indo contra a atual onda de fake news. Afinal, as pessoas saberão de que se trata de um material que foi feito com embasamento.

Agora, você já sabe o que é big data e como aplicá-lo no jornalismo. Por isso, não deixe de usar essas informações a seu favor e conquistar mais leitores para o seu jornal. Isso fará com que você tenha mais sucesso nos meios impressos e digitais.

Por falar nisso, temos um e-book muito interessante sobre esse assunto. Baixe agora o material 8 cases de jornais que mesclaram bem o impresso com o digital.

Powered by Rock Convert

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!