Blog / Mundo Maven / O crescimento da Folha de São Paulo.

O crescimento da Folha de São Paulo.

Em meio à crise dos meios de comunicação, onde os jornais foram um dos grupos mais afetados, os jornais impressos estão em constante queda, em termos de captação de novos leitores. Entretanto, os jornais digitais ganham força a todo dia. É nesse contexto em que a Folha de São Paulo fechou 2019, segundo IVC, na liderança de assinaturas digitais no Brasil.

A Folha relatou que se tornou líder nas assinaturas digitais durante o ano passado, e que esse crescimento tem se dado desde a adoção do sistema Paywall, no qual a empresa é pioneira de uso no Brasil.

O Paywall é um sistema de cobrança de assinaturas para os conteúdos digitais. Jornais e revistas online o utilizam para ofertar conteúdos exclusivos para os assinantes. Existem duas modalidades de Paywall: hard e soft. Na primeira, ocorre o bloqueio total para não assinantes aos conteúdos do site. Já o segundo, permite que o leitor acesse um número limitado de notícias, antes de ter o seu acesso bloqueado.

O sistema se dá por uma plataforma que é instalada no portal de notícias e que tem como principal função, gerar leads qualificados ao jornal. Esta se tornou a principal estratégia de jornais internacionais e nacionais, nos últimos anos, para aumentar receita e alavancar o número de assinaturas. Pois, evita desperdícios de investimento (gerado pelo impresso) e possibilita uma conexão, ainda maior, com quem realmente importa: o seu leitor.

Folha e Maven.

A parceria entre a Folha e a Maven surgiu em 2017, mas foi em 2018 que juntos implementamos uma solução personalizada, que contém todas as edições da história da Folha para quem quiser acessar e revisitar.

A Maven Inventing Solutions, primeira empresa pertencente ao Grupo Maven, também desenvolve soluções de Paywall . A Maven faz em 2020, 11 anos de história. Desde seu início teve como público-alvo o mercado de publicação digital de conteúdo, trabalhando principalmente junto a jornais, revistas e governos. Os modelos de Paywall desenvolvidos pela Maven não precisam de programação. Você pode configurá-los de forma personalizada para portais de notícias, editoriais e posts, alterando seu visual de acordo com sua marca e público. É, também, possível mensurar dados que podem auxiliar, e muito, na formulação de novas estratégias para o aumento dos resultados de seu jornal.

Sabendo se adaptar.

O Brasil é o 4º colocado no consumo mundial de notícias pagas na internet, portanto, é importante que se saiba utilizar de novas ferramentas que surgem no mercado. Pois só assim um setor que está se reinventando tem chances de se manter inovador e atualizado, junto aos seus leitores.

O sistema Paywall é só uma das inúmeras soluções que surgem no mundo para aproximar redações de seus leitores e o que se vê hoje. É um movimento que promete integrar o público aos meios de comunicação, de forma que a leitura seja também um momento de experiências e interação, em diferentes plataformas e tipos de conteúdo. Alavanque suas vendas, aumente o número de leitores e assinantes do seu conteúdo e permita que o seu portal de notícias cresça junto ao mercado atual. Para saber mais sobre o Paywall Maven, acesse o site da Maven Inventing Solutions clicando aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!