Blog / Uncategorized / Marketing de relacionamento; Entenda como ele é importante para qualquer negócio

Marketing de relacionamento; Entenda como ele é importante para qualquer negócio

Está sempre pensando em lidar com sua clientela de maneira mais próxima, tentando entender o lado do cliente e oferecer uma comunicação de excelência? Sabendo ou não, você pensou no marketing de relacionamento.

De fato, as bases dele são a tentativa de fazer com que os clientes não apenas fiquem satisfeitos ao fim da experiência, seja de compra de produtos ou de contratação de serviços, nem mesmo que se fidelizem, apenas. Mas que se engajem.

Um termo em voga nesse sentido é o de “evangelização”. Por exemplo, uma empresa faz uma entrega de documentos tão bem feita que os clientes se tornam “pregadores” da marca, passando a defendê-la e disseminá-la no mercado.

Pode parecer exagero, mas é o mínimo que uma marca precisa almejar em meio a um mercado tão competitivo quanto o nosso. Além de que, hoje, os clientes são super conectados e muito mais exigentes do que os de antigamente.

Então, se você quer transformar seu negócio por meio do marketing de relacionamento, basta seguir adiante na leitura.

Qual a sua principal razão de ser?

Como vimos, o marketing de relacionamento nada mais é do que uma metodologia de atendimento que visa a se “relacionar” com os clientes de um modo mais qualificado do que antes, gerando engajamento real no público.

Para que isso aconteça, é preciso que a marca gere autoridade para si mesma, e valor para os clientes. Ou melhor, ela precisa considerar não apenas o pós-venda, mas também a venda e a pré-venda, conforme a estratégia do funil de vendas, que se divide em:

  • Atração de leads;
  • Fases de conversão;
  • Estágios de relação;
  • Fases de fechamento;
  • Estágios de pós-venda.

Assim, alguém da área de empresas de entregas pode fazer os primeiros estágios por meio de blog ou redes sociais. Os estágios de prospecção são a ponte entre o marketing e o comercial, depois vem a venda e a fidelização, que são um misto de ambos.

Portanto, a principal razão de ser do marketing de relacionamento é que ele pode integrar ideias e implementar uma cultura que envolve todo o funil de vendas, renovando inteiramente a comunicação estratégica da marca.

Relação com as principais tendências

Uma das maiores forças do marketing de relacionamento está no fato de que ele é perfeitamente conciliável com várias estratégias tradicionais, como vimos acima.

De fato, ele pode incluir nesse propósito tanto o mundo online quanto o mundo offline. Essa é outra forte razão pela qual ele se tornou tão importante atualmente.

Pensemos, por exemplo, no marketing 360 graus, que é aquele que visa promover uma experiência unificada, independentemente de qual o contato do cliente com a empresa.

Como um negócio que trabalhe com placas informativas personalizadas, com o qual o cliente pode ter contato pelo balcão da loja física, ou pela loja virtual, ou mesmo por telefone. A ideia do marketing 360 graus é que ele tenha a mesma experiência sempre.

Então, além de essa modalidade estar em alta, os princípios do marketing de relacionamento podem ajudar a alcançá-la de modo muito mais assertivo e sustentável.

Os seus pilares mais práticos

Se o marketing de relacionamento se foca, obviamente, no relacionamento, um ponto é essencial: compreender as pessoas do público-alvo. Para isso, o conceito se aprofundou na noção de persona, cujos perfis são bem mais assertivos.

Por isso, hoje as marcas criam dois ou três perfis semi fictícios, chegando a atribuir nomes e até fotos reais para eles, de modo que cada ação ou peça publicitária se torne cada vez mais perfeita em atingir e engajar pessoas realmente interessadas.

O marketing de conteúdo é um modo de colocar a marca em contato constante com as personas. Como uma agência que faz banner informativo, e pode criar blogs, vlogs e até podcasts para entregar conteúdo original e de qualidade.

Atualmente, até a tecnologia ainda pode ajudar nisso, como com a automação de marketing dos famosos CRMs (Customer Relationship Management), que fazem a Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Considerações finais

Esse assunto é vasto, por isso trouxemos aqui os seus pontos mais indispensáveis e essenciais. Um último elemento fundamental é o do Customer Success, que tem simplesmente revolucionado a comunicação empresarial.

Termo em inglês para “Sucesso do Cliente”, trata-se de acompanhar o ciclo de vida do cliente desde sua entrada no funil até o fim do processo. O qual, obviamente, pode trazer uma renovação ou fidelização em comprar sempre.

Com isso chegamos ao fim, deixando claro como o marketing de conteúdo vai muito além de meras “estratégias de venda”. É uma cultura organizacional inteira, que pode mudar qualquer negócio, o que vai ficar ainda mais fácil com as dicas dadas acima.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você pode buscar por ofertas de marketing aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *