Blog / Destaque / Jornalismo Digital: 5 dicas para entregar a notícia antes da concorrência
Jornalista fazendo live de show

Jornalismo Digital: 5 dicas para entregar a notícia antes da concorrência

A migração dos jornais que trabalham com impresso para o jornalismo digital não tem mais volta e deve se potencializar, com o conteúdo jornalístico sendo disponibilizado em vários meios, como portais de notícias e redes sociais.

Dentro desse contexto, os jornalistas e proprietários de empresas do ramo devem adotar boas práticas para conseguir sempre dar furos e entregar as notícias antes da concorrência na internet. Isso fará com que o seu portal tenha mais acessos e mais credibilidade perante a comunidade em que atua.

Pensando nisso, nós elencamos 5 dicas para que você possa se destacar no jornalismo digital, publicando as notícias sempre com agilidade. Continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Faça transmissões ao vivo nas redes sociais

Algumas redes sociais, como o Facebook e o Youtube, permitem a transmissão ao vivo de vídeos. Desse modo, os repórteres do seu jornal local podem ser treinados para sempre mostrarem acontecimentos em primeira mão para os seus seguidores nessas mídias.

Quando ocorrerem eventos, manifestações, acidentes, entre outras situações, os jornalistas podem trazer em vídeos rápidos as informações preliminares do que está acontecendo, antes mesmo de ser redigida uma matéria mais completa e com todos os dados necessários.

2. Treine os repórteres para enviarem os fatos para redação assim que forem apurados

Os repórteres de rua do seu jornal precisam ter equipamentos de qualidade e com acesso à internet para que possam fazer upload de fotos e vídeos, enviando mensagens rápidas para quem está trabalhando na redação.

Esse trabalho em equipe possibilita que uma notícia seja redigida e publicada no portal de notícias antes mesmo que o repórter de rua volte até a redação para escrever aquilo que presenciou.

3. Instigue a participação popular

Nem sempre um jornal tem a infraestrutura necessária para que duas equipes de reportagem se desloquem a dois ou mais acontecimentos simultâneos, por exemplo. Uma solução para esse problema está na participação popular.

Nos dias atuais é raro encontrarmos alguém que não tenha um celular com câmera, que possa fazer registros de qualquer acontecimento. Assim, vale a pena o seu jornal se posicionar como um parceiro da comunidade, instigando a participação popular no envio de material sempre que presenciarem algo interessante de ser noticiado.

4. Publique textos curtos

Ao contrário do que acontece nas mídias impressas, no jornalismo digital não é necessário ter todas as informações sobre um determinado acontecimento para publicá-lo, pois tudo ocorre quase que de forma instantânea.

Sendo assim, a publicação de textos curtos é uma boa prática para noticiar com agilidade, de modo que os textos poderão ser complementados e atualizados, conforme novas informações sejam descobertas.

5. Contrate jornalistas freelancers

Em algumas situações, é normal que exista demanda para mais notícias a serem apuradas e redigidas, a fim de serem publicadas em seu jornal online. Um exemplo é quando há um evento de grande porte e repercussão na sua cidade.

Em casos como esse é importante se precaver para dar conta de todos os dados. Uma alternativa interessante é a contratação de jornalistas freelancers para trabalhos específicos em situações atípicas.

Seguindo essas dicas, nós temos certeza de que você conseguirá se destacar no jornalismo digital, entregando as notícias sempre em primeira mão para os seus leitores. Mais ideias interessantes como essas podem ser encontradas em nossas redes sociais! Confira nossas páginas no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!