Blog / Jornal e Revista Digital / Jornais no meio digital: como fazer a migração com a ajuda de um parceiro?

Jornais no meio digital: como fazer a migração com a ajuda de um parceiro?

Os jornais no meio digital já são uma realidade que devem ser seguidas por qualquer empresa jornalística, independente se tem uma grande abrangência ou se atende a uma demanda local, como um bairro de uma metrópole ou uma cidade pequena do interior.

Apesar de o jornal impresso continuar existindo, as pessoas não têm mais paciência para esperar o fechamento da edição dos veículos para acompanhar as notícias, pois na internet tudo é muito rápido e os acontecimentos são divulgados em tempo real.

Dentro desse contexto, os jornais tradicionais precisam se adaptar e contar com a ajuda de uma empresa parceira para fazer essa transição com maestria.

Ao contratar esse tipo de empresa, alguns aspectos devem ser levados em consideração.  Nós listamos cada um deles nos tópicos a seguir.

Visualização da sua publicação online

Uma plataforma de digitalização de conteúdo jornalístico deve ter o diferencial de permitir a visualização da publicação online antes que ela seja publicada para os leitores.

Isso é possível sem a instalação de nenhum plugin, desde que a empresa saiba trabalhar com a tecnologia do HTML5.  Por esse motivo, tal detalhe deve ser observado no momento da contratação.

Presença em diferentes meios digitais

Não basta que o seu jornal tenha um site que apenas replique o conteúdo criado para a versão impressa do veículo. É preciso que a plataforma de publicação permita o envio de vídeos, áudios, imagens interativas e outros tipos de conteúdo que podem enriquecer a produção textual.

Além do site, também é importante que o jornal tenha um aplicativo, pois assim os leitores poderão acessar o conteúdo das publicações na íntegra, em qualquer lugar que estiverem, por meio de seus smartphones ou tablets.

Sistema Paywall integrado

O jornalismo digital trouxe novas oportunidades de rentabilização para o consumo de notícias. Uma delas é o Paywall, sistema em que o conteúdo é disponibilizado no site apenas para quem é assinante do periódico.

Para garantir essa funcionalidade, a empresa parceira, responsável por fazer a migração do seu jornal para o meio digital, precisa entregar um produto que já contenha essa solução integrada.

Gerenciamento de publicidade na plataforma

A venda de banners e outros tipos de publicidade também é uma forma de ganhar dinheiro com um jornal. Na internet, isso é ainda mais acentuado, uma vez que é possível mostrar relatórios aos anunciantes, mostrando quantas pessoas visualizaram os seus anúncios, algo que é apenas estimado no jornalismo impresso.

Para que isso possa ser feito, no entanto, é preciso que a sua plataforma de conteúdo tenha o diferencial do gerenciamento de publicidade na própria ferramenta.

Presença de um acervo online

Disponibilizar edições antigas do seu jornal para os assinantes pode ser um diferencial interessante, uma vez que as pessoas se interessam por informações antigas para resgatar a memória de uma localidade ou até mesmo para pesquisas acadêmicas.

Por isso, é importante também contar com um parceiro que ajude na construção de um gigantesco acervo online para o seu jornal.

Levando em consideração essas observações, você terá mais sucesso ao firmar uma parceria para a publicação de jornais no meio digital.

Quer saber mais sobre jornais no meio digital? Então entre em contato conosco! Será uma satisfação ajudar o seu negócio a se modernizar.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!