Blog / Jornal e Revista Digital / Impresso x digital: as principais diferenças no engajamento das pessoas

Impresso x digital: as principais diferenças no engajamento das pessoas

Os jornais online surgiram como reprodutores do conteúdo publicado em papel e ampliaram o potencial do jornalismo impresso. Assim, essa nova modalidade de produzir e consumir informação criou vários modos de se fazer notícia, além de permitir uma maior participação do público.

Mas você sabe por que o envolvimento dos leitores com as notícias e o seu jornal é tão importante? Conhece as diferenças entre o engajamento das pessoas com publicações impressas e digitais? Então, continue a leitura deste post e descubra!

Por que o engajamento das pessoas é importante?

Em seu início, o jornal online era uma mera reprodução do impresso, mas, com o tempo, ganhou funcionalidades que permitiram aos leitores participar mais ativamente da produção jornalística. Essa interatividade ocorre por meio de comentários, compartilhamentos das matérias nas redes sociais, curtidas nos posts e assinatura de newsletters.

A ampliação do engajamento das pessoas com o conteúdo foi a maior vantagem trazida pela migração digital, uma vez que as interações mostram o modo como os leitores se envolvem — positiva ou negativamente — com o jornal, aumentando, ou não, a sua presença online e definindo o posicionamento nos sites de buscas.

Quais são as diferenças entre o engajamento no meio impresso e no digital?

Criação do conteúdo jornalístico

No jornal impresso, o conteúdo jornalístico é produzido exclusivamente pelos redatores, restringindo ao leitores apenas o direito à leitura. Já no meio digital, o jornalismo é mais participativo, permitindo que o público colabore com a criação das matérias jornalísticas.

No entanto, nem todas as informações enviadas são relevantes ou verdadeiras. Por isso, é importante que o conteúdo compartilhado seja analisado constantemente.

Emissão de opiniões

Os leitores do jornal impresso podem enviar suas opiniões à redação por meio de cartas, mas nem todas são respondidas ou compartilhadas com outros leitores. Dessa forma, a participação do público é limitada e reduzida.

Na versão online, os usuários podem participar de forma indireta por meio do envio de e-mails e chats, ou de forma mais direta, por meio da emissão de opiniões em fóruns de discussão e espaços reservados para comentários.

Formatação do conteúdo

Os meios tradicionais de comunicação impressa permitem ao leitor dois modos de consumir a informação: o texto e a imagem. Além do mais, permite a leitura de um texto por vez e a informação fica limitada ao que está escrito.

No ambiente virtual, a interação com o conteúdo é maior, pois, com os diversos formatos de mídia (imagem, texto e som), é possível tornar a experiência de leitura mais prazerosa. O usuário também pode acessar informações complementares, permitindo visualizar várias abordagens sobre o mesmo assunto, ao mesmo tempo.

Personalização das notícias

Na versão impressa, o leitor encontra matérias com temas definidos e, muitas vezes, com um número informações limitado ou que não despertam o seu interesse.

No formato online, os usuários podem escolher áreas de interesse e definir quais são os seus assuntos preferidos (política, futebol, culinária) e, assim, interagir com os conteúdos que mais lhes agradam.

Maior propagação das notícias

O jornal impresso limita a distribuição de seu conteúdo ao espaço físico e o compartilhamento de informações se dá apenas por meio da comunicação verbal entre os leitores.

Já no meio virtual, não há barreiras para que o seu conteúdo alcance vários usuários, uma vez que o conteúdo está disponível nas páginas da web e também pode ser compartilhado nas redes sociais.

Assim, é possível analisar, também, o engajamento das pessoas por meio do compartilhamento em redes sociais, como o Facebook e o Twitter, das curtidas nos posts e dos comentários deixados nas matérias.

Por isso, procure investir em conteúdos que tenham qualidade, que sejam úteis para o leitor e que sejam aplicáveis na prática, com uma leitura dinâmica que prenda a atenção, trazendo informações novas e interessantes.

E aí, gostou do nosso post e quer conferir outros assuntos como este? Então, aproveite para conferir o nosso artigo Como criar o conteúdo adequado para engajar a minha audiência!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!