Blog / Mundo Maven / Google investirá US$ 1 bilhão em jornalismo

Google investirá US$ 1 bilhão em jornalismo

O Google anunciou na última quinta-feira (01) um novo programa de licenciamento de conteúdo que se soma a outros da companhia. Essa é considerada a maior iniciativa de apoio ao futuro do jornalismo até o momento feito pela empresa,  a nova experiência de notícias foi batizada de Google News Showcase – ou, no Brasil, Destaques. 

Segundo a empresa “Destaques vai oferecer aos leitores mais contexto e diferentes perspectivas sobre temas importantes do noticiário, atraindo, ao mesmo tempo, um tráfego valioso para os sites das publicações. Nos primeiros três anos, vamos investir US$ 1 bilhão globalmente em parcerias com veículos jornalísticos responsáveis por criar e selecionar conteúdo de alta qualidade para o novo produto.”

O programa vai remunerar os veículos por conteúdo jornalístico de alta qualidade, e também a outras iniciativas, como Assine com o Google, Web Stories e notícias em formato de áudio. A empresa afirma que com isso querem reforçar seu compromisso de longo prazo em ajudar e fortalecer o ecossistema jornalístico. 

Destaques chegou aos leitores do Brasil e Alemanha e já está funcionando desde o dia em que foi anunciado. Outros países virão na sequência.  

Aproximadamente 200 veículos do Brasil, da Argentina, do Canadá, da Alemanha, do Reino Unido e da Austrália assinaram parcerias com o Destaques. A lista inclui publicações renomadas como Der Spiegel, Stern, Die Zeit e Infobae, bem como El Litoral, WAZ e SooToday. O número de veículos vai crescer à medida que o Destaques chegar a outros países, entre eles Índia, Bélgica e Holanda.

No Brasil, mais de 20 nomes compõem o grupo de publicações parceiras até o momento. Parte delas são de alcance nacional, como Band, Estadão, Folha de S.Paulo, Jovem Pan, Revista Piauí, SBT News, UOL e Veja. Outras são importantes redações atuantes nas diferentes regiões do país, como A Gazeta, Correio Braziliense, Estado de Minas, Folha de Boa Vista, Folha de Pernambuco, Gazeta do Povo, GZH, Jornal Correio (BA), Jornal do Comércio (RS), NSC Total, O Dia, O Tempo, e Portal Correio. Entre alguns dos escolhidos também estão clientes das soluções Maven. 

“O lançamento de hoje não se resume ao apoio financeiro: ele marca também o surgimento de uma experiência jornalística diferente na internet. O projeto vai contar com a curadoria editorial de diversas redações reconhecidas no mundo, vai também oferecer aos leitores mais informações e sacadas sobre os assuntos que importam e permitir que os veículos aprofundem a relação com seu público.” completa a empresa sobre o novo lançamento. 

O que é o Destaques

O News Showcase ou Destaques é composto de painéis de notícias que vão aparecer, inicialmente, no Google Notícias para Android. Em breve o produto estará disponível também no Google Notícias para iOS, e mais adiante chegará ao Google Discover e à Busca. 

Nesses painéis, os veículos participantes poderão agrupar conteúdos que aparecem nos feeds de notícias dos leitores, oferecendo narrativas mais aprofundadas e mais contexto por meio de recursos como linha do tempo, bullets e artigos relacionados. Outros elementos como vídeos, áudios e resumos diários virão a seguir.

Destaques é diferente dos outros produtos de notícias do Google porque parte das escolhas editoriais de veículos específicos sobre quais conteúdos apresentar aos leitores e como exibi-los. As publicações também podem dar mais detalhes e contexto, cada uma no seu estilo, por exemplo, resumindo um tema complexo, incluindo uma explicação ou inserindo uma entrevista central sobre um assunto do momento. 

O objetivo dos painéis é representar a marca individual de cada veículo dentro dos produtos Google, para que o leitor reconheça mais facilmente o valor e o ponto de vista de cada publicação sobre os principais acontecimentos da atualidade. Basta um clique para o usuário ser direcionado ao site do veículo. Para Lilian Ferreira, gerente geral de estratégia e métricas do UOL, esse formato é extremamente atraente. “Agora as pessoas terão um novo jeito de encontrar o conteúdo do UOL no Google. Nossas matérias e curadoria dão destaque ao que está acontecendo de mais importante, com um jeito simples, para que as pessoas se mantenham bem-informadas em qualquer lugar”.

Os painéis vão aparecer em feeds personalizados, ao lado de outros conteúdos classificados por relevância. O público poderá navegar por conteúdos dos veículos parceiros e “seguir” publicações específicas para que suas reportagens apareçam sempre em evidência. Além disso, o Destaques dará acesso a conteúdos normalmente fechados por paywall para que os usuários degustem do melhor conteúdo de cada publicação em seus próprios sites.  

“Participar do Destaques nos permite ampliar o alcance do conteúdo local que produzimos”, disse a gerente de produto digital da GZH, Débora Pradella. “Acreditamos que levar jornalismo e informações confiáveis a um público cada vez maior é necessário para que a sociedade avance.” 

Compromisso de longo prazo

Com o lançamento de Destaques e o compromisso de investir em conteúdo jornalístico de qualidade, a Google pretende continuar contribuindo para a sustentabilidade do jornalismo. Seja continuando a redirecionar tráfego – cerca de 24 bilhões de acessos mensais – para sites de notícias de todo o mundo por meio da Busca, ou mantendo os projetos da Iniciativa Google de Notícias (GNI). Outro exemplo é o fundo emergencial que ajudou mais de 5.600 pequenos e médios veículos no mundo duramente afetados durante a pandemia – só no Brasil, foram R$ 17 milhões investidos em quase 400 redações por todo o país. Ou mesmo o recém-anunciado Programa de Crescimento Digital, também voltado a fortalecer pequenos e médios no meio digital.  

“A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas, em todo o mundo – e isso representa um objetivo compartilhado com veículos que desejam manter a população bem-informada” reforça a empresa.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!