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Saiba quais são as melhores especificações para anúncios terem sucesso entre os leitores de jornais

Formato de anúncios em jornais: Conheça os melhores modelos

A RAMetrics fez uma pesquisa para responder algumas perguntas sobre especificações do formato de anúncios em jornais para termos sucesso ao publicá-los. Assim, as diversas dúvidas a respeito desse tema podem ser esclarecidas.

Será que faz diferença o lado da página em que o anúncio será colocado? O tamanho também influencia? Anúncios de página inteira fazem tanta diferença perto daqueles de meia página? Deve-se usar anúncios que priorizam imagens ou apelar para ofertas? Essas são algumas das questões mais levantadas pelos anunciantes na hora de entrar em contato com os jornais.

A partir do estudo da RAMetrics, podemos finalmente respondê-las. Com base nos números e porcentagens apresentados nele, tivemos respostas que podem, sim, fazer a diferença para os anunciantes. Abaixo, você entenderá como pode ser importante observar esses valores. Confira!

Anúncios na direita ou na esquerda?

Parece que a diferença nos números relativos ao lado onde os leitores veem os anúncios não são tão divergentes. Mas, quando o lado e o tamanho do anúncio são levados em conta, as coisas ficam diferentes:

  • o lado direito sai na frente com 64%, contra os 61% dos anúncios do lado esquerdo da página;
  • anúncios de página inteira somam 70% quando estão no lado direito, contra os 69% do lado esquerdo;
  • anúncios de meia página se saem melhor do lado esquerdo, contabilizando 58% enquanto os de lado direito somam 57%;
  • nos anúncios de um quarto de página, temos empate total em 47% para cada lado.

O tamanho do anúncio faz diferença?

Como já tivemos uma breve ideia no parágrafo acima, sim, o tamanho importa e de fato faz a diferença. Veja algumas estatísticas levantadas:

  • os anúncios de página inteira têm atenção de 29% dos leitores, enquanto os de meia página têm 19% e os de um quarto de página somam 14%;
  • os anúncios de página inteira são mais fáceis de entender segundo 47% dos leitores. Mas 38% pensam o mesmo sobre anúncios de meia página e 30% sobre anúncios de um quarto de página;
  • 34% dos leitores dizem que anúncios de página inteira são mais apelativos. 20% pensam isso sobre os anúncios de meia página e 14% sobre anúncios de um quarto de página;
  • os anúncios de página inteira são mais propensos à ação imediata vinda dos leitores, como 26% deles mencionaram. Isso contra 16% vindos dos anúncios de meia página e apenas 6% dos anúncios de um quarto de página.

Quais são os melhores formatos de anúncios?

Anúncios baseados em oferta de preço ou anúncios que exploram imagens? Qual é a melhor estratégia na hora de formular o anúncio? As análises são claramente a favor do formato de anúncios com imagens. Isso é válido desde a capacidade racional de resposta dos leitores até a capacidade de gerar ações, como o acesso a sites, redes sociais e lojas das marcas anunciantes:

  • anúncios com imagens são mais memoráveis (64% vs. 57%);
  • anúncios com imagens são propensos a chamar maior atenção do leitor (26% vs. 19%);
  • anúncios com imagens são capazes de aflorar a familiaridade no cérebro: (43% vs. 32%);
  • anúncios com imagens têm uma capacidade maior de gerar sentimentos bons sobre as marcas (11% a mais em relação aos anúncios baseados em oferta de preço).

Qual é o melhor dia da semana para anunciar?

Parece que as diferenças são poucas quando fazemos uma comparação em números. Mas, ainda assim, a RAMetrics garante que, levando em consideração as métricas e estratégias, o início da semana continua sendo o melhor momento para anunciar por ter menos concorrentes e conseguir apelo racional e emocional dos leitores. Os dados são os seguintes:

  • anúncios feitos entre segunda e quarta levaram 63% das visualizações;
  • anúncios feitos entre quinta e sábado ficaram com 65% das visualizações.

Foi divulgado também que os anúncios feitos mais perto do final da semana são voltados a um contexto mais familiar, são fáceis de compreender, mais propensos à pronta ação e têm maior possibilidade visitação a lojas ou a sites da marca.

Dadas as principais informações e respondidas as principais perguntas sobre o formato de anúncios para publicação em jornais, cabe a você traçar a melhor estratégia para atrair anunciantes para o seu jornal.

Quais são as principais vantagens de fazer anúncios em jornais impressos atualmente?

Vivemos em uma era digital, em que boa parte da publicidade é dedicada às mídias sociais e outros canais na internet. Apesar disso, fazer anúncios em jornais impressos ainda pode ser bastante vantajoso. Veja, na sequência, as principais vantagens de fazer esse tipo de anúncio atualmente.

A grande credibilidade do veículo traz mais público

Os jornais impressos geralmente são veículos que já têm tradição na comunidade em que atuam. Logo, são meios de comunicação que trazem mais credibilidade e confiança para o leitor e, consequentemente, uma visão mais positiva sobre as marcas que anunciam em suas páginas.

Isso não quer dizer que os portais de notícias não têm credibilidade. O problema é que, com a grande onda de fake news que assola o meio online, muitas pessoas têm dificuldade para diferenciar o que é verdade do que não passa de um fato inventado.

Jornais e revistas são lidos por formadores de opinião

Quantas vezes você já ouviu o rádio e reparou que o radialista estava reproduzindo uma matéria que saiu no jornal? E os programas de TV, que costumam fazer debates e trazer para a conversa reportagens feitas por revistas de grande circulação?

Isso acontece porque os jornais e revistas são lidos por formadores de opinião, ou seja, por pessoas que também fazem parte da mídia e querem estar sempre bem informadas para orientar os seus públicos.

Logo, ao fazer anúncios em jornais impressos, você também atingirá um público mais qualificado, que pode influenciar outras pessoas.

É possível detalhar mais conteúdo do anúncio

Nos jornais impressos você pode comprar anúncios de diversos tamanhos, conforme destacamos anteriormente. Isso é importante porque, caso tenha um grande comunicado a ser feito, pode comprar uma página inteira da publicação, por exemplo.

Em anúncios feitos nas plataformas online, como nas redes sociais, há uma limitação do espaço que pode ser utilizado. Logo, pode ser que a sua mensagem precise passar por restrições.

Leitores de impressos estão mais focados no que leem

O hipertexto tem diversas vantagens, como a possibilidade de linkar uma página à outra. No entanto, isso também pode distrair as pessoas que têm mais dificuldade em manter o foco em uma única atividade.

Assim sendo, um leitor mais distraído pode sair da aba do portal de notícias e assistir a um vídeo, acessar as suas redes sociais e não retomar mais à sua atividade inicial, que era a leitura do portal de notícias.

Portanto, publicar anúncios em jornais impressos faz com que os leitores tenham mais atenção à sua marca, aumentando a sua visibilidade e fazendo com que ela seja mais reconhecida no mercado.

Uma outra vantagem de comprar anúncios em jornais impressos é que, atualmente, essa mídia também é transposta para o meio digital. Edições completas dos periódicos podem ser acessadas por meio de aplicativos dos veículos.

A Maven Inventing Solutions pode ajudar nesse sentido desenvolvendo apps para o seu jornal. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

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