Blog / Jornal e Revista Digital / Formato de anúncios em jornais: Conheça os melhores modelos
Saiba quais são as melhores especificações para anúncios terem sucesso entre os leitores de jornais

Formato de anúncios em jornais: Conheça os melhores modelos

A RAMetrics respondeu algumas perguntas sobre especificações no formato de anúncios para podermos ter sucesso ao publicá-los em jornais.

Existem muitas dúvidas em relação ao formato de anúncios para jornais e revistas. Será que faz diferença o lado da página em que vai o anúncio? Lado esquerdo ou direito? O tamanho também influência? Anúncios de página inteira fazem tanta diferença perto dos anúncios de meia página? Deve-se usar anúncios que priorizam imagens? Ou apelamos para ofertas? Essas são algumas das questões mais levantadas pelos anunciantes na hora de entrar em contato com os jornais.

A partir de um estudo feito pela RAMetrics, podemos finalmente responder algumas dessas questões. Onde com base em números e porcentagens, tivemos respostas que podem sim fazer a diferença para os anunciantes. Abaixo você entenderá de como pode ser importante observar esses números.

Anúncios na direita ou na esquerda? Parece que a diferença nos números quando se diz respeito ao lado onde os leitores vêem os anúncios não são tão divergentes. Mas quando o lado somado ao tamanho de anúncio feito são mensurados, as coisas ficam diferentes:

– O lado direito sai na frente com 64%, contra os 61% dos anúncios do lado esquerdo da página.

– Anúncios de página inteira somam 70% quando do lado direito, contra os 69% do lado esquerdo.

– Já os anúncios de meia página se saem melhor do lado esquerdo, contabilizando 58% enquanto os de lado direito somam 57%.

– Com os anúncios de um quarto de página, temos empate total em 47% para cada lado.

E se falarmos apenas em tamanho de anúncio. O tamanho do anúncio faz diferença? Como já tivemos uma breve ideia no parágrafo acima, sim o tamanho importa e de fato faz a diferença.

– Os anúncios de página inteira têm atenção de 29% dos leitores, enquanto os de meia página tem 19% e os de um quarto de página somam 14%.

– Os anúncios de página inteira são mais fáceis de entender, segundo 47% dos leitores. Enquanto 38% pensam o mesmo sobre anúncios de meia página e 30% sobre anúncios de um quarto de página.

– 34% dos leitores dizem que anúncios de página inteira são mais apelativos. 20% pensam isso sobre os anúncios de meia página e 14% sobre anúncios de um quarto de página.

– Os anúncios de página inteira são mais propensos a ação imediata vinda dos leitores, segundo 26% deles mencionaram. Contra 16% vindos dos anúncios de meia página e apenas 6% dos anúncios de um quarto de página.

 

formato de anúncios: quais os melhores modelos

formato de anúncios: quais os melhores modelos?

Anúncios baseados em oferta de preço ou anúncios que exploram imagens? Qual a melhor estratégia na hora de formular o anúncio? As análises são claramente a favor do formato de anúncios com imagens. Desde a capacidade racional de resposta dos leitores até a capacidade de gerar ações como acesso a sites, redes sociais e visitação à lojas das marcas anunciantes:

– Anúncios com imagens são mais memoráveis (64% vs 57%).

– Anúncios com imagens são propensos a chamar maior atenção do leitor (26% vs 19%).

– Anúncios com imagens são capazes de aflorar a familiaridade no cérebro: (43% vs 32%).

– Anúncios com imagens são mais capazes de gerar sentimentos bons sobre as marcas perante aos leitores (+11% em relação aos anúncios baseados em oferta de preço).

E por fim, qual é o melhor dia da semana para anunciar? Parece que as diferenças são poucas quando comparadas em números. Mas ainda assim a RAMetrics garante que levando em consideração as métricas e estratégias, o inicio da semana ainda é o melhor para anunciar por ter menos concorrentes e ainda assim consegue apelo racional e emocional dos leitores:

– Anúncios feitos entre Segunda e Quarta levaram 63% das visualizações.

– Anúncios feitos entre Quinta e Sábado ficaram com 65% das visualizações.

Foi divulgado também que os anúncios feitos mais para o final da semana são anúncios com contexto mais familiar, são de fácil compreensão, mais propensos a pronta ação e com maior possibilidade visitação a lojas ou a sites da marca.

Dadas as principais informações e respondidas as principais perguntas sobre o formato de anúncios para publicação em jornais, cabe a você traçar a melhor estratégia para atrair anunciantes para o seu jornal.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!