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Saiba agora como vender mais assinaturas do seu jornal ou revista

O mercado de mídia impressa tem sofrido queda de faturamento nos últimos anos. O principal problema está na diminuição do número de assinantes de jornal e revista que, apenas em 2016, caiu em 123.932 consumidores. Vender mais assinaturas, portanto, tornou-se uma necessidade e um desafio para as empresas jornalísticas.

As principais empresas do setor estão enfrentando essa dificuldade não apenas devido à perda de assinantes dos veículos, mas também pela queda de faturamento com publicidade. Associando a diminuição da audiência com a crise econômica que cortou verbas de marketing das empresas, a Editora Abril, por exemplo, registrou queda de 15% nas receitas publicitárias.

Mesmo com um cenário que possa parecer pessimista, o mercado tem se atualizado e testado novas formas de melhorar os resultados. Neste artigo, vamos mostrar algumas maneiras de vender mais assinaturas de jornal ou revista. Confira!

Aumente as plataformas

A internet é usada como meio de informação por 43% dos brasileiros, contra apenas 12% de jornais e 1% de revistas. O público está online, e a melhor maneira de conseguir atingi-lo é se comunicar dentro do seu ambiente.

Ampliar o conteúdo do impresso para o digital é fundamental para aumentar a audiência e poder aproveitar novas formas de rentabilidade. O online não tem barreiras geográficas e pode tornar suas publicações acessíveis sem aumento no custo de produção.

Cada notícia pode ser uma porta de entrada para novos usuários e acessos, aumentando a visibilidade do seu conteúdo. Google, redes sociais e o compartilhamento dos próprios visitantes ampliam seu ecossistema de atuação.

Oferecer uma assinatura digital pode ser uma ótima oportunidade para manter os clientes tradicionais que estavam abandonando o jornal devido ao custo do impresso.

Crie uma rede entre os conteúdos

Para uma estratégia de sucesso, é fundamental que as plataformas estejam conectadas. A ideia é criar uma rede de conteúdo que agregue valor ao usuário e o mantenha fiel a seus veículos.

Uma reportagem no jornal impresso pode comunicar aos leitores que há um material de vídeo complementar no site da empresa, por exemplo. Assim como uma notícia online pode divulgar alguma publicação exclusiva que sairá na próxima edição impressa.

Ofereça assinatura de jornal grátis ou com valor simbólico por um tempo

A mescla entre plataformas permite que sejam feitos experimentos para garantir mais acesso dos leitores. Uma estratégia interessante é oferecer os primeiros meses da assinatura de jornal ou revista grátis ou com um valor simbólico, para que o leitor possa degustar e depois contratar o serviço adicional.

Afinal, o custo da produção para a internet é menor do que os gastos com impressão e distribuição offline. O jornal americano The New York Times já atingiu 1,3 milhões de assinaturas de jornal digital utilizando esse tipo de estratégia.

Crie promoções e cupons

Os consumidores adoram promoções e essa já é uma das estratégias mais tradicionais das grandes mídias impressas. Com o auxílio de outras plataformas, essas ações podem ser exploradas de outra forma, recompensando o assinante com produtos e serviços digitais.

É possível ampliar a participação para outros canais e trazer novos usuários. Com a internet, também aumentam os meios de mensurar os resultados e mostrar a anunciantes e parceiros o volume de visibilidade que você está agregando.

Você pode fazer parcerias com anunciantes que tenham lojas virtuais, por exemplo, e oferecer descontos na compra de produtos, mediante apresentação de cupom de desconto obtido em um banner disponibilizado em seu portal de notícias ou, até mesmo, na edição impressa.

Foque em oferecer um bom conteúdo

Os veículos de mídia impressa saem na frente de outras fontes de informação online porque já têm credibilidade no mercado. Portanto, podem resolver uma das principais inseguranças do leitor digital, que é confiar nas fontes das publicações.

consumidor precisa entender o valor de ser seu assinante, com conteúdo exclusivo, prioridade no recebimento ou leitura de certas matérias e promoções, múltiplas plataformas para consumir as publicações, entre outros benefícios.

Utilize o sistema paywall

paywall é um sistema que identifica os computadores ou dispositivos que acessam um site de notícias. Assim, você pode limitar uma quantidade de conteúdos mensais para que todas as pessoas interessadas leiam em seu portal, de forma gratuita.

Após atingir o limite de leituras permitidas em um mês, o sistema é bloqueado e, para continuar acessando os conteúdos do site, o leitor deverá fazer uma assinatura. O próprio portal é responsável pelo direcionamento para uma página em que ele possa inserir os seus dados e contratar o plano, caso tenha interesse.

Saiba inovar no jornalismo

Ainda falando sobre o oferecimento de conteúdo de qualidade, é preciso que os jornalistas saibam acompanhar a evolução das mídias e inovar no conteúdo jornalístico.

Afinal, quando você oferece opções exclusivas e inovadoras, as pessoas terão mais interesse em fazer a assinatura de seu jornal ou revista. Como resultado, você atrairá mais anunciantes, que verão no seu veículo uma boa plataforma para divulgar os seus negócios.

A seguir, listamos algumas dicas para que você possa inovar no jornalismo e conquistar uma base de assinantes maior. Acompanhe!

Promova a interatividade

As pessoas já não querem ser meros espectadores passivos, elas desejam ser ativas, se engajar com os conteúdos e ter uma interação real com os veículos de comunicação. É por isso que, mais do que nunca, você precisa investir na interatividade com os seus leitores.

Estimule que eles deixem comentários nas redes sociais, produza reportagens com base em sugestões enviadas pelos leitores, faça leituras de opiniões do público em transmissões de vídeo ao vivo etc.

Produza conteúdos em diferentes formatos

A utilização de recursos multimídia para diversificar os formatos de disponibilização do conteúdo é muito importante para os jornais atraírem uma quantidade maior de visitantes.

É possível utilizar dos meios digitais para mesclar conteúdo textual com fotos, infográficos, vídeos, áudios, entre outros recursos que tornem o material mais atrativo para os consumidores de conteúdo.

Personalize as ofertas

Nem sempre um leitor que se interessa por uma assinatura digital quer receber a edição impressa do jornal. Do mesmo modo, embora seja cada vez mais raro isso acontecer, existem ainda leitores tradicionais que desejam ter apenas o jornal impresso e não a versão digital.

Por isso, você pode criar diferentes modalidades de assinatura do jornal e permitir que os assinantes escolham aquela que melhor atende a sua necessidade.

Não há dúvidas que o mercado de mídia impressa passa por dificuldades. No entanto, é nesse momento que surgem inovações e oportunidades de crescimento. A crise estimula a capacidade de se reinventar, e é esse caminho que deve ser seguido pelos profissionais do setor.

Teste novas formas de assinatura de jornal e revistas digitais, explore formatos de rentabilidade, estude os seus consumidores e, principalmente, crie conteúdo de qualidade. Com esses passos, as chances de crescimento do negócio são bem mais garantidas!

Lembre-se que as mídias não vão acabar jamais, elas apenas estão se reinventando e cabe aos proprietários dos jornais e revistas acompanhar essa evolução, caso desejem vender mais assinaturas e seguir tendo relevância no mercado.

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