Blog / Destaque / Entenda o que é plataforma responsiva para jornais
Plataforma Responsiva: Entenda o que é e como funciona

Entenda o que é plataforma responsiva para jornais

A internet já está presente no dia a dia da maioria de nós, mas são poucos os que sabem o que é um site ou plataforma responsiva. Essencial para garantir uma boa experiência a quem acessa páginas pelo celular e outros dispositivos móveis, esse recurso não deve ser subestimado pelos produtores de conteúdo e notícias online.

Neste post, explicaremos o que é um site responsivo e qual a sua importância na conquista de leitores para jornais digitais. Confira!

O que é um site ou plataforma responsiva?

Plataformas responsivas são aquelas que hospedam sites com design que se adapta ao tipo de tela em que são abertos. Quando um site responsivo é acessado, ele reponde adequando seu layout e conteúdo à tela do aparelho pelo qual está sendo visualizado.

Atualmente, as pessoas usam diversos dispositivos para se manterem informadas: computadores de mesa, laptops, tablets e até consoles de videogames, televisões inteligentes e, mais recentemente, os smartwatches. E os celulares são o principal meio de acesso à internet no Brasil, inclusive para a leitura de notícias.

A tecnologia que torna um site responsivo oferece aos milhões de internautas que acessam páginas pelo smathphone uma experiência de leitura mais fácil e confortável, isso impacta positivamente na forma como eles consumem o conteúdo disponibilizado.

Como saber que um site não é responsivo?

Saber se o seu site se adapta ou não aos diversos tipos de tela, é simples: basta acessá-lo por dois dispositivos diferentes, preferencialmente um celular e um desktop.

Se na versão da página visualizada pelo aparelho móvel for preciso dar zoom e apareçam barras de rolagem na vertical e na horizontal que precisem ser usadas na leitura, trata-se de um site não responsivo e a audiência do seu jornal está tendo dificuldade para navegar no seu endereço na web.

Por que ter um site responsivo?

Veja alguns motivos para ter um site responsivo.

Melhorar a experiência do leitor

Voltemos à barra de rolagem e ao zoom necessários para ler uma página que não se adapta ao tamanho da tela. Ter que utilizar esse recurso em um texto longo e de leitura densa certamente faria qualquer leitor mais apressado desistir. Por isso, é fundamental que seu site seja responsivo. Não é preciso ser especialista para saber que o visitante do seu jornal digital não retornará se a experiência de leitura nele não for agradável.

Melhorar o posicionamento em buscadores

Os designers, programadores e demais profissionais da web já sabem que um site não responsivo tem menos chances de aparecer nos resultados de pesquisa. O Google, por exemplo, prioriza em seu ranqueamento sites otimizados para dispositivos móveis, principalmente se a busca for feita por celular.

Tendo isso em mente, é preciso entender que as páginas com design adaptável ao formato de tela não são uma moda, são essenciais na procura por leitores. Pense que pode ser através de um buscador que o leitor fará a primeira visita ao seu site.

Aumentar a velocidade de carregamento da página

Nós vivemos em uma época em que há muita informação e o tempo é escasso, é preciso entender que seu leitor está cada vez mais impaciente. Ele quer acessar e ler o conteúdo da forma mais rápida possível. Qualquer demora pode fazê-lo desistir da sua página e ir para uma de carregamento mais rápido.

Sites não responsivos são mais pesados e, por isso, demoram mais para carregar em celulares, piorando a experiência da audiência.

Neste post, nós buscamos informar sobre a importância de ter o site do seu jornal hospedado em uma plataforma responsiva. Caso queira mais informações sobre o assunto ou deseje tornar seu endereço na web mais moderno e adaptável aos diversos formatos de tela, entre em contato conosco!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!