Blog / Jornal e Revista Digital / Entenda o papel do hipertexto no jornalismo digital

Entenda o papel do hipertexto no jornalismo digital

O avanço da internet nos proporciona um acesso a informações praticamente ilimitadas. Além disso, hoje em dia existe uma diversidade de recursos disponíveis para atingir seu leitor de diferentes formas.

Um desses recursos, muito utilizado atualmente e que se tornou fundamental para o conteúdo online, é o hipertexto. Neste post, vamos mostrar qual é o papel do hipertexto no jornalismo digital e como ele pode proporcionar experiências inovadoras a seus leitores. Confira!

O que é hipertexto

Hipertexto nada mais é que um texto com links que podem ser acessados durante a leitura. De maneira geral, esses links aparecem de forma destacada por meio de recursos como negrito, itálico, sublinhado ou cores diferentes, que permitem ao leitor clicar e acessar conteúdos relacionados ao texto.

Um exemplo de site que usa muito o hipertexto é a Wikipédia. O já tradicional site de artigos enciclopédicos conta com hipertextos que direcionam para artigos localizados dentro do próprio site.

Alguns especialistas em jornalismo digital dizem que hipertextos são textos dentro de outros textos que oferecem informações complementares, de forma a tornar a obra coletiva, em um tipo de “autoria compartilhada”.

Esses conteúdos podem ser não apenas textos, mas também vídeos, fotos, áudios ou ainda QR codes — aqueles códigos que são lidos por celular e encaminham para uma página.

Alguns usos do hipertexto

Os QR Codes, que têm sido muito usados atualmente pelos grandes portais, permitem ao leitor conferir material exclusivo. Para isso, basta o assinante instalar um leitor de QR Code em seu celular.

Essa é uma estratégia inovadora que pode ser utilizada até mesmo por jornais impressos que disponibilizam também conteúdos online. Por exemplo, eles podem incluir um QR Code que redirecione o leitor para uma área do site do jornal para assinantes, com conteúdos diferenciados e exclusivos.

Podemos observar nos principais sites de notícias do país um uso típico do hipertexto. Por exemplo, quando uma entrevista gravada em vídeo é citada em um texto, pode haver um link para essa entrevista, permitindo que o leitor a assista durante ou após a leitura.

A importância do hipertexto

Todos esses recursos podem ser usados para aprimorar a experiência do leitor ao ler determinado conteúdo, deixando seu público bem informado e satisfeito com as informações fornecidas.

Além disso, essa possibilidade de vincular diversos conteúdos a um texto dá mais relevância à sua postagem nos principais sites de pesquisas. Os mecanismos de busca, tais como o Google, analisam os links de seu texto e, de acordo com sua relevância, os utilizam para posicionar seu site nas pesquisas, podendo aumentar seus índices de acesso.

Outra vantagem do uso do hipertexto é poder manter o leitor por mais tempo em seu site. Uma estratégia para isso é criar links no texto que direcionem a um conteúdo já existente no próprio site. Assim, você evita que o público se disperse em outros sites e ainda o fideliza.

Hipertexto vs. jornal impresso

Com o hipertexto possibilitado pelo jornalismo digital, ao contrário dos jornais impressos, o leitor não fica restrito a poucas matérias contidas em uma determinada edição. Além disso, a leitura deixa de ter início, meio e fim: o leitor pode se aprofundar cada vez mais em informações que despertem seu interesse, realizando uma leitura não linear por meio dos links no corpo do texto.

Essa leitura não linear, segundo especialistas, se assemelha muito à forma como pensamos, ou seja, o leitor se concentra naquilo que ele considera importante, se enveredando em meio às informações conforme a própria curiosidade. Por isso é tão importante pensar na possibilidade de transformar seu conteúdo impresso em digital.

Outra estratégia interessante são os links para compras. Nesse caso, o público pode ser encaminhado para lojas online que comercializam produtos citados no texto. Esse recurso tem sido muito utilizado por blogs.

O hipertexto é uma parte muito importante das matérias veiculadas na internet. Por isso, é indispensável que seu jornal se mantenha atualizado, já que, como pudemos ver, o bom uso do hipertexto desperta o interesse e mantém o público fiel ao seu conteúdo.

Gostou desta matéria? Então, compartilhe-a em suas redes sociais para que mais pessoas entendam os benefícios do hipertexto no jornalismo digital.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!