Blog / Publicação Digital / Entenda como o Business Intelligence pode melhorar a gestão do seu jornal
BI e Big Data quais as diferenças entre esses profissionais?

Entenda como o Business Intelligence pode melhorar a gestão do seu jornal

O conceito de Business Intelligence é, cada vez mais, abordado em reuniões com gestores de grandes empresas. Por meio desse método, é possível reunir informações e dados importantes que fornecem uma base mais sólida para a tomada de decisão.

Diversas tecnologias são utilizadas para identificar quais são as fraquezas, pontos fortes, melhores estratégias e assim por diante. Se você tem interesse no assunto e quer entender o que é business intelligence, continue acompanhando a leitura deste post. Confira!

O que é Business Intelligence?

Como comentamos, o Business Intelligence (BI) está associado ao uso de ferramentas tecnológicas que auxiliam a empresa na análise de vários aspectos da gestão. Após essa verificação, fica mais fácil decidir quais são as ações mais vantajosas para o negócio. Para que todo esse processo seja executado com sucesso, é importante colocar em prática os 3 pilares do BI:

  • coleta de dados;
  • análise de dados;
  • monitoramento das ações;

Além disso, é importante entender a diferença entre o Business Intelligence e o Big data, pois são termos bastante confundidos no mercado.  O BI envolve um estudo de dados com o objetivo de auxiliar na tomada de decisão, promovendo ideias e tendências do setor para que os próximos passos da empresa sejam mais acertados.

Por outro lado, o big data tem como foco o processamento de dados, buscando correlações nas informações encontradas.

Como utilizar o recurso na gestão de seu jornal?

Quando trata-se de jornais, o BI é um excelente aliado para decisões mais certeiras no dia a dia dos gestores. Esse conjunto de tecnologias pode ajudar em diversos fatores. Um exemplo é a identificação de falhas cometidas durante os processos. Quando essas questões são visualizadas, fica mais fácil pensar em maneiras de solucionar o problema.

Além disso, é possível entender qual é o comportamento dos leitores. Fazer um monitoramento sobre o que agrada ou não ao público é fundamental para a aplicação de estratégias mais eficientes. Fica claro, então, que há diversas formas para utilizar o recurso a fim de melhorar o desempenho empresarial.

Quais são os benefícios envolvidos?

O BI resulta em várias vantagens no gerenciamento do jornal, como a ajuda na tomada de decisões, as quais tornam-se mais direcionadas para o público-alvo e dentro da expectativa dos leitores e também fornece informações relevantes sobre os assinantes, identificando o comportamento deles e quais são os conteúdos mais atrativos, por exemplo.

Para que o Business Intelligence seja aplicado com êxito, é importante que você conte com profissionais especializados no tema. Desse modo, será possível desenvolver estratégias mais específicas para a realidade de seu jornal.

Saber o que é Business Intelligence é importante para compreender mais sobre como é possível usar a ferramenta na gestão de processos. Com uma análise de aspectos relacionados ao seu negócio, é possível tomar decisões mais acertadas e que façam a diferença na percepção que os leitores têm ao consumir os conteúdos do jornal.

Gostou da leitura? Entre em contato conosco e conheça como podemos ajudar a realizar um gerenciamento mais eficaz em seu meio de comunicação.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!