Blog / Publicação Digital / Do papel para a internet: 5 casos de sucesso do jornalismo online
Pessoa lendo uma notícia no aplicativo do Jornal

Do papel para a internet: 5 casos de sucesso do jornalismo online

O jornalismo online está em crescimento constante, e é cada vez mais comum vermos grandes jornais que estão migrando do papel para a Internet. Isso acontece por dois motivos principais: a economia, pois, além de custar menos, um jornal online permite o emprego de novas modalidades de anúncios, e a falta de interesse, por parte das pessoas, em ler jornais em papel.

A doutora em comunicação Malena Segura Contrera, autora do livro “O mito na mídia: a presença de conteúdos arcaicos nos meios de comunicação, fala, nessa obra, sobre como o ato de ler um jornal pela manhã, durante a primeira refeição do dia, é algo tido como cultural em muitas localidades do mundo.

A mesma autora também comenta sobre como essa realidade vem mudando, sobretudo entre as pessoas mais jovens, que têm trocado a leitura em impresso por um jornal na internet.

Dentro desse contexto, em que uma revolução tecnológica ocorre, nós reuniremos e apresentaremos a você 5 casos de sucesso do jornalismo online. Acompanhe a seguir!

1. Folha de São Paulo

O jornal Folha de São Paulo é um dos principais jornalísticos do país e também lidera no meio online, sendo um dos veículos com mais assinantes digitais. Assim como alguns outros portais, a Folha proporciona mais recursos para os seus assinantes, como conteúdo exclusivo e acesso ilimitado ao site.

Outro ponto interessante, trabalhado nesse veículo de comunicação, é o Acervo Folha. Essa é uma seção do portal na Internet que tem todas as edições do jornal escaneadas, desde o seu surgimento, sendo uma ótima fonte para pesquisas.

Apesar de ainda contar com uma grande base de assinantes do veículo em meio físico, a Folhacada vez mais, tem se posicionado como um portal de notícias, e não mais como um jornal impresso, tendo, na agilidade da publicação dos fatos, o seu maior diferencial.

2. O Globo

Se em São Paulo é a Folha que impera como o jornal digital mais lido, no Rio de Janeiro, esse título pertence ao jornal O Globo, que, na Internet, mantém um amplo portal, com muitas notícias gerais, colunas e blogs de profissionais diversos. A página disponibiliza informações sobre economia, tecnologia, colunismo social, saúde, entre outras seções.

Percebe-se que O Globo teve sucesso ao migrar os já famosos cadernos de sua versão impressa para o ambiente online, mantendo os leitores antigos e também chamando um novo público, mais jovem e que consome notícias apenas pela Internet.

3. Huffington

A ateniense radicada nos EUA, Arianna Huffington, é conhecida na Internet como a “baronesa da mídia eletrônica”. Isso porque a jornalista é criadora do Huffington, um jornal totalmente desenvolvido para o ambiente virtual.

A editora-chefe do veículo, que leva o seu sobrenome, acredita que a Internet é um mercado a ser explorado pelas empresas jornalísticas de todo o mundo e preza pela valorização do localismo, pois, no ciberespaço, é possível desenvolver um conteúdo muito mais nichado.

Segundo a jornalista, a troca de informações e o feedback recebido dos leitores são um dos principais benefícios do jornalismo digital, que pode utilizar as opiniões dos internautas para criar pautas ou realizar melhorias.

4 . Expressen

jornal Expressen, da Suécia, é mais um case de sucesso quando falamos em jornal na internet. Até o ano de 2014, o periódico tinha pouca participação no mercado digital e não realizava nenhuma estratégia com base em dados.

No entanto, o tradicional jornal sueco, que existe desde 1944, agora também tem uma forte presença online. Para isso, utiliza três táticas: a colaboração entre os departamentos, um projeto interno conhecido como Ataque de Tráfego e toda a sua organização com base em dados.

Essa tríade fez com que o portal se consolidasse como o segundo maior da Suécia. São obtidos, em média, 2,8 milhões de acessos por dia. Também foi possível perceber que houve um crescimento de 48,4% de visitas feitas por meio de celulares, o que prova que o público digital está mesmo interessado nos materiais produzidos pelo periódico.

5. Zero Hora

O jornal Zero Hora tem sede em Porto Alegre e é o maior do Rio Grande do Sul. Para ter uma ideia, são 11 cadernos e mais de 70 colunistas que escrevem e noticiam sobre os mais diversos fatos.

Em 2014, quando completou 50 anos, o veículo ganhou mais força na internet, reposicionando a marca e a lançando como um grande portal de notícias. O jornal na internet ganhou ainda mais força em 2017, quando foi lançado o portal GaúchaZH.

O GaúchaZH é uma página que une os conteúdos do jornal Zero Hora e da Rádio Gaúcha, que também faz parte do grupo. Ambos os portais antigos foram substituídos pelo novo, que hoje é multimídia, podendo ser acessado por meio do navegador e também pelo aplicativo. Também há a possibilidade de ler o jornal impresso, tal qual a versão distribuída nas bancas, no meio digital.

Agora que você já conhece alguns casos de sucesso no jornalismo online, deve estar se perguntando sobre como fazer a migração de um veículo impresso para a internet, não é mesmo? Falaremos sobre isso na sequência!

Extra – Como deve ser a migração do impresso para o jornal na internet

É preciso entender que ter um jornal na internet não significa apenas transpor o conteúdo da versão impressa para o meio digital. As atuais mídias exigem que novos formatos sejam adotados, como a produção de vídeos e áudios, galerias de fotos, interações com o público, entre outros.

Além disso, é imprescindível que os materiais produzidos possam ser acessados tanto em computadores quanto em celulares e tablets. Logo, os sites precisam ser responsivos, ou seja, devem se adaptar a todos os tamanhos de tela.

É bastante coisa para ser feita e planejada! Por isso, contar com uma parceria estratégica é importante para ter um jornal na internet.

A Maven Inventing Solutions é uma empresa especialista nessa área e já contribuiu para que vários títulos de revista e jornal na internet pudessem ter sucesso! São oferecidas soluções prontas e moduláveis para todas as telas. É a certeza de que você conseguirá bons resultados com esse tipo de jornalismo, agradando aos leitores!

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então entre em contato conosco agora mesmo! As nossas soluções farão toda a diferença no seu jornal! Encante os seus leitores, atraia anunciantes e consiga muitas novas assinaturas!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!