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Dicas para criar conteúdos relevantes em qualquer época do ano

Atrair o leitor não é uma tarefa fácil, por isso saber como criar conteúdos relevantes pode ser de grande ajuda, uma vez que os temas que tem importância já chamam a atenção.

Para fazer isso existem algumas dicas que podem ser seguidas garantindo que haja visualização do conteúdo e que ele gere engajamento, ou seja, que as pessoas comecem a comentar.

Veja como criar conteúdos relevantes e garantir que eles fiquem marcados para os leitores.

Saiba quem é o seu público

Não importa se está fazendo uma matéria jornalística ou marketing de conteúdo, sempre precisa conhecer quem será o seu público para escrever para ele.

Conheça o público-alvo do canal onde será publicado e o que os leitores dele esperam encontrar. Isso permitirá ter um conteúdo mais direcionado, entregando o que se espera encontrar no texto e com uma linguagem que possa ser entendida.

Diversifique no formato dos conteúdos

Foi-se o tempo em que o trabalho do jornalista era apenas produzir textos, atualmente ele tem um vasto campo de atuação com diferentes recursos disponíveis.

Criar conteúdos relevantes e diversos, permite que eles cheguem a diferentes públicos e possam ser acessados com facilidade.

Um texto pode ser mais voltado para pessoas que apreciam a leitura e têm um conhecimento mais amplo da linguagem escrita, vídeos são direcionados para quem busca agilidade na informação e os áudios podem ser consumidos para quem não tem tempo e busca fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, por exemplo, ouvir uma informação enquanto dirige.

Crie conteúdo específico para cada plataforma

Cada plataforma possui um formato. Em um site de notícias não cabe um conteúdo feito para uma rede social, tipo o Instagram. 

Antes de começar a produzir é preciso se atentar ao local em que ele será distribuído para que se possa alinhar formato, linguagem e estilo. 

Interaja com os seguidores

As redes sociais são recursos valiosos para que possa estar em contato com o seu público, entender o que estão pensando e o que desejam receber de conteúdo.

Sempre que precisar de ideias para as suas pautas, uma das maneiras de conseguir isso é entender o que os leitores querem. Verificar comentários e até mesmo sugestões que eles deixam será de grande ajuda.

Acompanhe os seus concorrentes 

Ficar de olho nos concorrentes é uma maneira de saber quais temas estão em alta para produzir conteúdo que sejam relevantes em qualquer época do ano.

Nesse caso, não se trata de produzir o mesmo conteúdo, mas usar o tema central e diversificar. Se o concorrente está falando sobre o que são o que é um plano de saúde para animais, por exemplo, você pode usar o mesmo tema, “plano para animais”, mas com outro foco, dizendo quais as vantagens de ter um, quais os valores do plano, quais empresas oferecem essa opção e muito mais. 

É possível até mesmo marcar uma entrevista com uma operadora que ofereça esse serviço e tirar dúvidas, criando um conteúdo exclusivo para o seu público.

Como existem temas que mudam com frequência e é bastante comum que os concorrentes façam pesquisas para saber quais são eles, então vale fazer esse acompanhamento. 

Foque a qualidade para criar conteúdos relevantes 

Um conteúdo relevante é aquele que atende a necessidade do leitor e traz algo novo, que possa agregar conhecimento e resolver problemas.

Para que ele fique mais atrativo é necessário que se tenha qualidade e isso pode ser conseguido com uma linguagem próxima ao público, imagens que estejam relacionadas com o tema e chamem a atenção, apresentar soluções de possíveis problemas e outros.

Acompanhe as métricas e aprenda com elas

Depois de publicado o conteúdo é preciso fazer o seu acompanhamento para saber se ele está atingindo o objetivo, o número de pessoas que acessaram, se ele converteu, se causou impacto e o retorno dos leitores.

Quando esses indicadores estão bons significa que está fazendo a coisa certa, porém, se não forem tão positivos é possível identificar onde está o erro e aprender com ele, dessa forma nas próximas publicações poderá seguir o caminho certo.

Faça um planejamento

O planejamento é necessário para que se conheça o público-alvo saiba o que postar e quando. Essa é uma maneira de organizar os temas e as datas de publicações.

Primeiro analise quais são os assuntos do momento, depois elabore as pautas de acordo com eles. Veja quais os dias e horários mais indicados para a publicação em cada uma das plataformas e monte um cronograma.

Se estiver trabalhando marketing de conteúdo, não esqueça de ter assuntos conectados e que vão se aprofundando ao longo do tempo.

Para criar conteúdos relevantes é preciso estar muito atento ao que os leitores desejam ver e os temas que estão em alta. Além disso, um bom planejamento e atenção na qualidade ajudam a garantir que durante todo o ano seus materiais sejam lidos. 

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

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