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Descubra quais são as estratégias de SEO que você pode adotar para aumentar o tráfego do seu site

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, são as principais responsáveis pelo rankeamento da sua página nos sites de pesquisa, em especial o Google.

Por causa disso, elas se fazem fundamentais para a grande parte do plano de marketing, uma vez que ter uma boa avaliação do Google é a garantia do aumento do número de visitantes no seu site.

Contudo, aparecer entre os resultados não é suficiente. Afinal, as primeiras páginas de uma busca são as que despertam mais segurança nos usuários e, por isso, a conversão tende a ser maior quando a sua página tem uma boa classificação.


A primeira posição nos resultados orgânicos de uma busca no Google possuem uma taxa de 34,36% de cliques, segundo dados do HubSpot

Diante disso, como melhorar a classificação do seu site com o SEO?

Para responder esta pergunta, acompanhe o artigo de hoje e descubra quais são as estratégias de SEO que você pode adotar para aumentar o tráfego do seu site.

4 dicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico

O SEO engloba um conjunto de técnicas de otimização, levando em conta a lógica dos algoritmos do Google. Isso quer dizer que a estratégia verifica quais fatores são importantes para a classificação, de acordo com o buscador. 

Por isso, é comum que algumas técnicas mudem, já que o próprio algoritmo se modifica, conforme as atualizações e tendências de busca dos usuários.

Abaixo, confira algumas dicas de SEO que podem te ajudar a aumentar o tráfego orgânico.

1 – Produza conteúdos valiosos

Quando um indivíduo busca por uma empresa de desinfetante, ele não quer apenas anúncios sobre o estabelecimento, mas sim, conhecer sobre a empresa e tudo o que ela oferece.

Ou seja, na internet o público está em busca de conteúdo valioso.

Por isso, o marketing de conteúdo é um grande aliado do SEO e um dos princípios essenciais de rankeamento no Google.

No entanto, para proporcionar uma boa experiência, é preciso verificar quais os interesses da audiência, seus desejos e comportamentos de compra. A delimitação do público-alvo é fundamental para a produção de conteúdo direcionada.

2 – Tenha um site responsivo

Uma pesquisa da NetMarketShare apontou que 94% de todo o tráfego de pesquisa em tablets e celulares vem do Google. Além disso, é cada vez maior o número de pessoas com dispositivos móveis, principalmente smartphones.

Diante disso, o Google passou a considerar a responsividade como um dos fatores de rankeamento das páginas desde 2015. 

Assim, se a sua empresa de segurança para festas tem um site para divulgação, por exemplo, fique atento se ele é navegável para os principais aparelhos móveis.

3 – Crie uma estrutura de links internos

Os links são responsáveis por aumentar o reconhecimento de uma página com o restante da web e, por isso, eles aparecem como uma das estratégias de SEO (chamada de link building).

As menções em hiperlinks podem ser tanto internas (redirecionam para conteúdos no próprio site) quanto externas (materiais de outras páginas).

Desse modo, uma empresa terceirizada de motoboy pode ter um blog e fazer referências aos artigos já publicados, bem como mencionar sites parceiros.

Além de demonstrar o relacionamento do seu site com o restante da web, o link building proporciona uma experiência aprimorada de leitura aos visitantes, que conseguem ter contato com novos materiais, sem precisar procurar por eles.

Assim, em uma leitura no site usado como exemplo, o internauta pode ver um link interno de um artigo sobre entrega expressa motoboy. Com isso, ele passa mais tempo no blog da empresa.

4 – Pesquise o interesse dos seus usuários

Devido a dinâmica do SEO, é preciso ficar atento às mudanças do algoritmo, mas também verificar quais são os interesses do público, para que o seu conteúdo seja otimizado e atualizado quando necessário.

Para isso, é possível:

  • Realizar uma pesquisa das páginas mais populares no Google Analytics;
  • Avaliar quais publicações têm mais compartilhamentos;
  • Ler os comentários dos visitantes nos posts do seu blog;
  • Usar ferramentas para pesquisa das palavras-chave mais recorrentes.

Dessa maneira, é possível melhorar o SEO e conquistar melhores posições no Google.

Conclusão

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% das pessoas buscam informações na internet antes de comprar um produto ou serviço. 

Normalmente, essa pesquisa é feita em um mecanismo de busca, com destaque para o Google.

Por conta disso, as estratégias de SEO ganham cada vez mais relevância. Mas, para conquistar uma boa classificação, vale a pena investir em um planejamento detalhado, verificando o que o algoritmo e o público desejam consumir.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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