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Criação e Gestão de Conteúdo no Home Office

Produzir conteúdo no home office tem sido um desafio e tanto, mas está muito longe de ser impossível. Como prevenção ao contágio do coronavírus, a recomendação mais repetida este ano foi “fique em casa”. O universo online expandiu como nunca antes, e as pessoas estão consumindo conteúdo de forma constante no formato digital, o que aumenta sua produção, também.

O momento é propício para botarmos em prática tudo o que falamos a
respeito de conteúdo até agora nesse blog, como recurso para as marcas se aproximarem do público. Pensar na melhor forma de entregar conteúdo para a audiência continua sendo o foco do trabalho de quem vive disso, principalmente no momento atual.

Pensando nisso, o time de produção de conteúdo da Maven preparou alguns materiais para servir de manual para que você e sua equipe possam se adaptar de forma rápida e estratégica ao novo modelo de trabalho e produção de conteúdo. Você poderá ter conteúdos nos formatos texto (esse que vamos apresentar logo abaixo), ebook (o formato extenso e mais completo desse texto) e cards no nosso Instagram. Aproveite no formato que melhor te atende e vamos lá!

Quais as novas necessidades e desafios encontrados nesse novo formato de trabalho?

Quando uma empresa migra sua estrutura para home office, surgem dúvidas e preocupações que exigem dos gestores essa capacidade de adaptação. Resiliência e flexibilidade são palavras de ordem nesse momento.

Gerenciar processos, projetos e pessoas de maneira remota não é o mesmo que fazê-lo presencialmente, afinal, a distância física impõe certas limitações, principalmente no que se refere à comunicação.

No Home Office Aumenta a Produtividade?

Apesar de algumas pessoas afirmarem o contrário, o home office tem um grande potencial para aumentar a produtividade dos colaboradores. Muitos gestores têm receio com este modelo de trabalho, temendo que a distância impeça o monitoramento e controle das equipes e impacte negativamente nos resultados da empresa ou mesmo a sua produção de conteúdo.

Porém, se implantado da maneira certa, o home office possibilita que os profissionais produzam muito mais do que fariam presencialmente. Confira alguns motivos:

  1. Foco;
  2. Qualidade de vida;
  3. Reuniões mais produtivas;
  4. Autonomia.

No final das contas, o principal motivo do aumento da produtividade no home office é a postura adotada pelas pessoas nesta modalidade de trabalho. Quando os líderes e os colaboradores entendem que o foco deve ser a entrega de resultados, e não a quantidade de horas trabalhadas, a produtividade tende a crescer, já que a equipe entende a importância das suas atividades no todo e ganha autonomia para gerenciar seu tempo.

Segundo estudo realizado por um professor da FGV, André Miceli, o trabalho remoto no Brasil, deve crescer cerca de 30% depois da estabilização dos casos de coronavírus. Uma adoção emergencial desse modelo de trabalho tem forte influência na cultura organizacional das companhias, ainda de acordo com o estudo.

Isso só mostra o quanto as relações de trabalho ainda sofrerão mudanças, não apenas no que tange a tecnologia, mas na maneira em que se executa as atividades, como é feita a produção de conteúdo, como se relacionar com pessoas e o que consumimos também.

5 desafios da produção de conteúdo home office

Estar trabalhando é home office é muito bom, tem muitas vantagens, mas nem todos os dias são perfeitos, existem dias que o bloqueio criativo nos pega de surpresa e levamos horas para desenvolver algo que faríamos em poucos minutos. E não só isso, também tem a auto cobrança, como fazer uma produção de conteúdo nessa realidade tão competitiva?

1- Produzir conteúdo original para seu público

Hoje em dia, a informação está muito repetitiva, faz-se cada vez mais do mesmo. Para se destacar é preciso produzir conteúdo que seja pertinente, convincente e original, mas que também converse com seu público.

É muito importante percorrer o mesmo caminho que o seu público realiza para chegar até a sua empresa.

2- Investir em vídeo 

Quando falamos em conteúdo, acabamos sempre pensando em textos, como posts e blog. Só que não podemos esquecer do vídeo que, se já vinha com tudo desde 2019, vai continuar na crista da onda durante muito mais tempo. Não é difícil entender o motivo, pois o vídeo tem um apelo visual que impacta na decisão de compra do consumidor.

3 – Produzir um conteúdo que engaja 

A criação do conteúdo já é por si só algo que demanda bastante tempo: é preciso pesquisar, ler, se informar e estar atento ao que acontece ao nosso redor, a fim de absorver o que é relevante para o assunto do qual se quer falar.

Só que não basta criar apenas um bom conteúdo, é necessário que ele inspire reações por parte do leitor, ou seja, gere engajamento.

Isso significa que ele deve ter visualizações, leituras, curtidas, compartilhamentos e comentários, porque, do contrário, ele não terá nenhum valor para o marketing.

4- Medir a eficácia do conteúdo 

De nada adianta quebrar a cabeça na hora de fazer um conteúdo se não for para medir seu impacto. Se você não tiver uma métrica e não acompanhar com frequência, pode deixar de detectar o começo de um problema ou de uma oportunidade. 

Sem indicadores, é impossível saber onde ajustar e melhorar.

5- Criar estratégia

A falta de planejamento é o plano perfeito para falhar. Sem uma boa estratégia e apenas criando conteúdo na medida em que a necessidade aparece é impossível ter sucesso. 

Ainda que isso pareça básico, muitas empresas não têm um plano definido.

Lembre-se que criação e gerenciamento de conteúdo digital é uma estratégia de longo prazo e pode levar algum tempo até começar a colher frutos, de 6 a 12 meses. Concentre-se em criar um plano, produzir um conteúdo excelente e os retornos virão. Não deixe de acompanhar as tendências do setor de publicação e mídia, é importante estar por dentro das novidades e entregar da maneira correta aos seus leitores.

Gostou do nosso texto e quer seguir consumindo mais informações e dicas sobre criação e gestão de conteúdo digital no formato remoto? Temos um ebook dedicado a esse assunto, inclusive esse texto é um breve resumo do que produzimos para o e-book. Para baixar o material completo clique aqui e faça o download.

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