Blog / Publicação Digital / Convergência midiática: entenda o que é e porque ela é importante

Convergência midiática: entenda o que é e porque ela é importante

Você já ouviu falar em convergência midiática? Em tempos de internet e dispositivos móveis, entender o que isso significa é essencial para os meios de comunicação que desejam se manter conectados com o cenário atual e atrair mais leitores.

Ela fez com que jornais impressos migrassem para o jornalismo televisivo, e anos mais tarde se reinventasse com a popularização das tecnologias e da internet com o surgimento do web jornalismo.

Ficou curioso? Então, confira neste post o que é e como esse fenômeno transformou os processos internos dos jornais e revistas e revolucionou a informação. Boa leitura!

O que é convergência midiática?

Proposto por Henry Jenkins, estudioso dos meios de comunicação, o conceito de convergência midiática se refere à tendência de adaptação das mídias à internet. Mas não é um processo somente tecnológico. Ele também é cultural, como o autor aborda em seu livro “Cultura da Convergência”.

As pessoas não apenas migraram para o ambiente virtual, mas também mudaram suas atitudes e comportamentos. Agora, criou-se um novo perfil de usuário: ele tornou-se mais participativo, um comportamento bem distante daquele receptor passivo das mídias tradicionais.

Além do mais, esse público também tem um perfil migratório, mudando entre os diferentes canais de comunicação e plataformas em busca de novas experiências de entretenimento. Exemplo disso é o uso crescente das redes sociais, blogs e aplicativos por meio dos dispositivos móveis.

Mas você sabe como ela impacta o seu jornal? Veja a seguir!

Por que a convergência midiática é importante para os jornais?

A ideia de convergência midiática serve para traduzir as transformações que têm acontecido nas formas de relacionamento entre o público e os meios de comunicação. Ela não quer dizer que os jornais serão substituídos pelos blogs, mas que as mídias tradicionais devam explorar as possibilidades online.

Isso é especialmente verdade porque se eles não se adaptarem ao novo perfil de consumidor, tendem a perder sua fatia no mercado para a concorrência. Dessa forma, os profissionais de mídia devem estar atentos a esse fenômeno.

Mas eles terão que vencer alguns desafios, como a falta de informação sobre o uso dos novos formatos de comunicação e sobre o leitor que ele deseja atingir. Para superar essas barreiras, deve-se investir em conhecimento tecnológico. E você, está preparado para isso?

Então, que tal conhecer quais são as possibilidades de introduzir essa cultura de mídia em seu jornal? Confira no próximo tópico como fazer isso!

Como usar as tecnologias convergentes em seu jornal?

A conversão midiática nos jornais pode acontecer de diversas formas, veja algumas delas:

Portal de notícias

Ter um portal de notícias pode ser uma boa estratégia para se conectar melhor com seu público. Nele, o leitor encontra notícias sobre acontecimentos locais ou nacionais, e ainda se entretém com diferentes focos. Os portais também facilitam a comunicação dos usuários por meio de chats, fóruns e pesquisas online.

Aplicativos móveis

Uma das grandes vantagens da inovação tecnológica é, sem dúvida, o mercado mobile, pois os dispositivos móveis permitem que os leitores acessem as informações na palma de sua mão. O uso de aplicativos é cada vez mais comum e, por isso, você deve desenvolver um aplicativo personalizado para divulgar notícias.

Conteúdo para redes sociais

As empresas de comunicação também devem aproveitar as redes sociais para manterem seus leitores informados. Para tanto, precisam adotar conteúdos jornalísticos de diversos formatos, como recursos multimídia, estratégias de interatividades, conteúdos perenes e estilo de textos para a internet.

Plataformas adaptativas

Os smartphones são os principais meios de acessos às informações. Por isso, seu portal de notícias precisa estar adaptado a qualquer tipo de tela quando for acessado. É isso que chamamos de plataformas adaptativas ou responsivas. Uma página responsiva melhora a experiência do usuário, tornando a leitura mais agradável.

A convergência midiática é um caminho sem volta, pois sempre as empresas precisam convergir de uma mídia para outra se quiserem manter-se competitivas. Por isso, se você quer que seu jornal seja um sucesso, aprenda a se reinventar e a reinventar também a sua comunicação, de modo a atender esse leitor mais participativo, ativo e interativo.

Se você deseja manter-se conectado sobre as mudanças tecnológicas no meio jornalístico, assine nossa newsletter e receba informações diretamente em sua caixa de entrada!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!