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Novos Modelos de Negócios do Jornalismo estão mudando o jogo

Conheça os novos modelos de negócios para o jornalismo

Assim como ocorre com outras áreas, o jornalismo se reinventa de tempos em tempos, e novos modelos de negócios surgem no segmento. Por esse motivo, é importante que os proprietários de empresas jornalísticas estejam sempre atentos às tendências em seu setor de atuação.

Na atualidade, as plataformas digitais e as mudanças na forma como as pessoas leem notícias fazem com que os jornais precisem se adaptar às novas realidades. Isso não quer dizer que o jornal impresso precisa ser abolido, pois o leitor tradicional ainda existe, mas que os novos meios de divulgação, como os portais de notícias e as redes sociais, devem ser mais bem explorados.

Para que você saiba um pouco mais sobre os novos modelos de negócios no jornalismo, elaboramos uma lista com os principais deles e explicaremos cada um a seguir. Confira!

Crowdfunding

Em tradução literal da língua inglesa, crownfunding significa “financiamento pela multidão”. Isso quer dizer que, nessa modalidade de negócio, várias pessoas podem investir pequenos valores em uma empresa na Internet, de modo que a ideia do proprietário seja colocada em prática.

No jornalismo, esse novo modelo de negócio pode ser explorado, principalmente, quando um projeto não tem fins lucrativos ou, então, quando ainda está no início e não há a possibilidade de se fazer grandes investimentos.

Exemplo do crowfunding pode ser visto ao analisarmos o funcionamento da revista digital Calle 2, que existe desde 2015, e tem, em seu quadro de colaboradores, três jornalistas e um designer.

Com o objetivo de intensificar a produção de jornalismo literário, inspirada nas obras do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, a revista é financiada pelos próprios leitores, que fazem doações de quantias diversas para que o projeto seja mantido.

Captação de dados por meio das redes sociais

Quando as pessoas participam de redes sociais, informam dados a todo instante, como o seu endereço, o local de trabalho, a universidade em que estudam ou em que estudaram, as bandas que gostam de ouvir, o time pelo qual torcem, as séries ou programas de TV que gostam de assistir etc.

Todos esses dados podem ser úteis para captar informações e desenvolver um conteúdo jornalístico para determinados nichos de público.

Desse modo, se um jornal on-line tem uma coluna de entretenimento com reviews de jogos e seriados, por exemplo, pode impulsionar esse conteúdo nas redes sociais, para que ele seja mostrado para pessoas que têm o perfil que consome esse tipo de material. O mesmo vale para seções de saúde, economia, música, entre tantas outras que podem fazer parte do portal.

Essa segmentação é importante, pois você pode argumentar com seus anunciantes que as pessoas que leem o conteúdo que você produz são realmente consumidores em potencial para as marcas, pois cada seção pode ter anúncios específicos.

Pesquisas on-line

Outro modelo de rentabilização são as pesquisas on-line para empresas privadas por meio dos portais de notícias.

Se supormos que uma rede de supermercados da cidade em que você atua queira saber se uma nova loja do grupo seria bem recebida em determinado bairro, por exemplo, você pode oferecer a realização de uma enquete no portal de notícias, de modo que os leitores possam votar e deixar a sua opinião sobre o assunto. Isso fará com que os gestores da rede de supermercados avaliem se é viável ou não a instalação de uma nova loja.

Esse modelo de negócio já é adotado por alguns portais de notícias brasileiros, como o Poder360, que também rentabiliza o negócio por meio da venda de anúncios e de um sistema de assinatura de newsletter.

E então, algum dos novos modelos de negócios para o jornalismo chamou a sua atenção? Vale a pena refletir sobre cada um deles e verificar se a ideia pode ser interessante para o seu jornal.

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